Deu na Folha Online

Guiana bloqueia nova ponte na fronteira com Roraima e quer presidentes na reabertura

FABIANO MAISONNAVE
da Folha de S.Paulo, em Caracas

A precipitação do governador de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB), em inaugurar a ponte que liga seu Estado à Guiana acabou provocando um pequeno incidente diplomático com o país vizinho, que proibiu a passagem de carros sobre a obra já concluída.
O problema começou no último domingo. Sem a presença de autoridades guianenses, a ponte, de 230 metros, foi aberta com uma cerimônia oficial, realizada em Bonfim (125 km de Boa Vista) pelo governo de Roraima.
Surpreendido com a notícia, o governo do presidente Bharrat Jagdeo só está permitindo a passagem de pedestres e motocicletas. Segundo o jornal "Folha de Boa Vista", o bloqueio, na cidade fronteiriça de Lethem, está sendo feito por tambores e caminhões atravessados.
O impasse provocou uma entrevista coletiva da chanceler Carolyn Rodrigues-Birkett. Ela disse que a ponte sobre o rio Tacutu não pode ser aberta antes da conclusão de negociações com o Brasil sobre o funcionamento do serviço imigratório.
O governo da Guiana quer que a ponte, cujas obras já foram concluídas, seja inaugurada pelos dois presidentes, mas não há data prevista.
Segundo fontes diplomáticas, o Itamaraty está negociando com o governo guianense uma abertura provisória da ponte, cuja construção foi iniciada há mais de dez anos. A região fronteiriça da Guiana tem uma crescente população brasileira, que se dedica principalmente à mineração.
Penso eu: Odorico Paraguassu mudou de identidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário