Bandidos tentam fuga no Crato

Crato – CE Nova tentativa de fuga na cadeia pública cratense foi registrada na manhã de hoje
Dos 126 detentos que estão na Cadeia Pública do Crato, pelo menos 20 estiveram prestes a fugir na manhã de hoje, por um túnel de sete metros cavado de dentro de uma das celas. As escavações começaram na noite de ontem e os detentos usaram pedaços de ferro das camas de alvenaria. Eles já estavam bem perto da liberdade. Na semana passada quatro presos fugiram por um buraco na parede, mas foram recapturados e voltaram à cadeia cratense.
A Cadeia Pública do Crato foi inaugurada em 1968 e, durante mais de 40 anos ficou ultrapassada no tempo e no espaço. As celas escuras, imundas, úmidas e fedorentas, deixam os detentos em condições degradantes e a revolta toma conta de todos. A cadeia que deveria ter sido interditada há muito tempo, hoje abriga em condições desumanas 126 presos permanentes e mais 45 que todas as noites vão apenas dormir. Um único agente é responsável pelo atendimento na parte interna e a segurança feita apenas por cinco policiais.
O juiz das execuções penais da comarca de Crato, Djalma Sobreira, esteve pessoalmente vistoriando a cadeia na manhã de ontem e ficou abismado com as condições degradantes em que mais de 100 presos estão vivendo. O juiz examinou todas as celas e deve tomar uma posição, junto com o Ministério Público, podendo até interditar o prédio, transferindo todos os presos para a Penitenciária Regional do Cariri (PIRC).
Postado por Roberto Bulhoes, do pessoal do blog no Cariri cearense

Nenhum comentário:

Postar um comentário