De olho no porto do Pecem

Deu n'O Valor
Infraestrutura: Decisão da Antaq, prevista para ontem, foi adiada

Nova regra para porto prevê contrato de adesão
Daniel Rittner, de Brasília
28/04/2009
Há anos sob pressão da iniciativa privada, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) está prestes a definir mudanças nas duas principais normas que disciplinam a relação do poder concedente - a União - com os operadores de terminais portuários. É grande a expectativa do setor para conhecer a nova versão da resolução 55, que rege os contratos de arrendamento nos portos organizados, e da 517, que estipula as regras para construção e exploração de terminais de uso privativo. A expectativa da Antaq era ter aprovado os dois textos, obtidos pelo Valor, ontem à noite. Mas um dos três diretores, Tiago Pereira Lima, pediu vista na votação.

Uma das novidades é o restabelecimento do contrato de adesão como instrumento jurídico para a exploração dos terminais privados. Conforme definiu o governo no ano passado, ao publicar o decreto 6.620, os portos públicos destinados à movimentação de cargas gerais serão concedidos ao setor privado por meio de leilão. Mas os terminais voltados a cargas próprias poderão ser construídos e operados no regime de autorização, operando inclusive cargas de terceiros, desde que sejam "subsidiárias e eventuais". Basta a apresentação de pedido à Antaq e aprovação do regulador para tirá-los do papel.

A ausência dos contratos de adesão a partir de 2005, quando saiu a norma 517, tornou incerta a vigência das autorizações. Elas passaram a ser renovadas de maneira precária, às vezes até de ano em ano, o que trouxe forte insegurança jurídica ao setor. Ao revisar a antiga resolução, a Antaq restabelece a existência dos contratos, que passam a ter 25 anos de duração. Os operadores terão de respeitar padrões de "eficiência, segurança, conforto, regularidade, pontualidade e modicidade nos preços privados" para ganhar autorização da agência aos seus investimentos, o que não havia antes.

O diretor-geral da Antaq, Fernando Fialho, diz que a nova regra simplifica a documentação exigida dos investidores e cria indicadores de desempenho. "Onde houver prestação de serviço, haverá melhorias para o usuário final", promete. A resolução não estabelece um percentual para a movimentação de cargas próprias. Diz apenas que ela deverá justificar "por si só, técnica e economicamente, a implantação e a operação" do terminal.

É na revisão da norma 55, porém, que está guardado o maior potencial de controvérsia. Ela disciplina a relação entre autoridade portuária - em geral, a companhia docas ou a superintendência do porto - e as empresas que arrendam áreas e instalações portuárias. A medida ganha importância reforçada porque guiará os novos contratos de arrendamento. Entre eles, o do terminal de exportação de veículos e o do terminal de granéis da Cargill, em Santos.

O novo texto preserva, sem mudanças, a previsão de que "a autoridade portuária poderá rescindir o contrato unilateralmente, por interesse público comprovado, caso em que a arrendatária será indenizada em montante a ser definido mediante processo administrativo regular". Para executivos do setor, isso mantém o poder discricionário das companhias docas e deixa os arrendatários em desvantagem nas renegociações dos atuais contratos, que o governo já indicou ter intenção de fazer, com o argumento de que vem sendo mal remunerado pela cessão das áreas.

"É algo preocupante e precipitado", diz o diretor-presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Wilen Manteli. Segundo ele, a recente profissionalização das companhias docas vai no caminho certo, mas a influência política não foi totalmente eliminada, o que causa instabilidade nos contratos. "Apesar dos esforços recentes, ainda há muitos vícios e práticas obsoletas."

Os contratos de arrendamento poderão durar "até 25 anos" e o prazo efetivamente fixado deverá ser suficiente para a amortização dos investimentos. Mas outro motivo de apreensão está nas condições em que eles poderão ser prorrogados. Na resolução 55 atualmente em vigor, a Antaq diz que o contrato original deverá indicar "objetivamente" quais são essas condições. No novo texto, reforça-se o poder da autoridade portuária. A renovação do contrato poderá ocorrer "mediante justificativa" e a autoridade portuária ganha a prerrogativa de "negociar com a arrendatária a realização de novos investimentos e a atualização do valor de arrendamento". A decisão final será pautada pelo "interesse público", sublinha o novo texto.

A ABTP alerta que essa redação pode colocar um freio nos investimentos. "Isso é muito vago e gera incertezas", diz Manteli, que vê espaço para arbritrariedades e defende a prorrogação automática dos contratos, mediante o cumprimento de condições definidas logo no início da vigência. "Muitos contratos já estão na segunda metade da duração e os investimentos no setor são de longo prazo."

A Antaq diz que as novas regras valerão só para o que for assinado daqui em diante. "Não se mexe em nada para trás", esclarece Fialho. "As agências reguladoras foram criadas justamente para evitar que quebras de confiança inibiam novos investimentos."

De certa forma, a revisão da norma 55 atende a um pleito de várias companhias docas, endividadas e sem caixa para realizar os estudos ambientais e de viabilidade econômica-financeira necessários para a licitação de áreas arrendadas. Antes, esses estudos deveriam ser obrigatoriamente bancados pelas fragilizadas autoridades portuárias. A novidade é que os estudos poderão ser oferecidos agora pelos investidores, livrando as autoridades dessa despesa e acelerando licitações.

Boa parte das inovações foi bem recebida pelas administrações portuárias, que tiveram reunião na Antaq para conhecer as novas diretrizes, no dia 24 de março. Mas elas não eliminaram completamente a insatisfação de parte dos representantes. Uma queixa é que à Antaq não cabe, por essas regras, apenas a fiscalização dos programas de arrendamento em cada porto. As propostas de licitações deverão ser encaminhadas para análise da agência e isso, para algumas autoridades portuárias, significa um atraso desnecessário. "Há uma centralização excessiva de decisões em Brasília", diz o administrador de um dos maiores portos do país, que prefere não se identificar para evitar divergências públicas com a agência.

A Antaq também pretende introduzir uma cláusula, nos futuros contratos de arrendamento, sobre a possibilidade de ampliação das instalações. As ampliações só serão permitidas em área contígua e "quando comprovada a inviabilidade técnica, operacional e econômica" de licitação para um novo arrendamento.

Criam-se ainda três novas figuras jurídicas. O contrato operacional, de curto prazo e caráter excepcional, caracteriza-se pela não exclusividade no uso de áreas e instalações. É para movimentação e armazenagem de cargas, com duração de até 18 meses. O objetivo é atender empreendimentos voltados ao suporte de projetos de curta duração e escopo previamente definido. O contrato de cessão de uso disciplina a utilização de terreno ou edificação na área do porto por entidade pública. Finalmente, o contrato de servidão pública de passagem, firmado entre autoridade portuária e o interessado pelo uso de área pública dentro do porto, visa ao acesso das instalações, mediante remuneração compensatória "adequada".

As novas resoluções, que deverão ser votadas e aprovadas na próxima semana, ficarão 30 dias em audiência pública. Antes de entrar em vigor, a Antaq fará uma análise das contribuições e dará contorno final aos textos.
Penso eu: Agora entendi porque um reporter especializado em Porto to Pecem.Ah, bom!

Tem sacanagem no pedaco

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Neurose da gripe suína já atinge setor de carnes
De São Paulo, do Rio, de Florianópolis, Brasília, Nova York e Genebra
28/04/2009


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Apesar de não ser transmitida pela carne de porco, gripe suína derruba ações de empresas do setor

Embora não exista evidência de que a gripe suína seja transmitida pela carne de porco, como assegurou a Agência das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), os temores de que a doença poderá reduzir o consumo de carnes já atingem diretamente as empresas do setor. Ontem, as ações do frigorífico JBS caíram 12,23% na Bolsa de São Paulo, as da Marfrig, 4,54% e as do Minerva, 9,59%. A JBS tem indústrias de suínos em Iowa, Minnesota e Kentucky, nos EUA. As outras duas empresas não têm. Na Bolsa de Nova York, as ações da Tyson e da Smithfield também baixaram, 8,87% e 12,4%, respectivamente.

Por trás do mau humor dos investidores está a decisão de China e Rússia em suspender as importações de carne suína do México e de alguns Estados americanos que fazem fronteira com o território mexicano. Indonésia e Tailândia também proibiram as importações dos dois países. Para o Brasil, não é possível saber ainda se o impacto econômico será positivo ou negativo, disse o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto. Se não houver casos no Brasil, "poderá ser positivo", afirmou.

O executivo afirmou que não há problema em consumir carne suína e citou a diferença entre a situação atual e a da época da gripe aviária, em 2005. Naquela ocasião, aves vivas contaminadas transmitiam o virus para humanos por meio de contato e milhões de aves tiveram de ser sacrificadas. No caso da gripe suína, o vírus envolve transmissão entre pessoas e não foi isolado em animais até agora. O presidente da Coopercentral Aurora, Mário Lanznaster, afirma que a situação no campo é de muita "ansiedade" por esclarecimento. "Sem isso, pode ser criado um pânico mundial em cima de hipóteses", disse.

Mas a neurose da gripe suína pode ajudar a indústria farmacêutica. Em 2008, a cifra mais surpreendente do balanço da Roche foi a queda de 68% nas vendas do remédio Tamiflu, porque governos e empresas abandonaram a formação de estoques de antivirais. Agora, as compras podem ser retomadas.
Penso eu: Por que tem sempre algum tipo de malandragem debaixo dessas coisas?Hein?

Imoralidade



Carreta atolou no inicio da noite na CE-060 interrompendo o trafego entre Barbalha e Jardim



Durante o dia de ontem foi o protesto dos motoristas e usuários pelas péssimas condições da do que restou da CE -060 que liga Barbalha a Jardim. A noite, após as chuvas que caíram sem parar, a situação piorou. O trânsito ficou interrompido pela carreta de placa JLJ-6572, que atolou no meio da estrada, onde antes era asfalto. A estrada mais parece uma daquelas estradas da Amazônia, com lama para todos os lados. Se continuar chovendo da forma como está, Jardim e outras cidades do Cariri ficarão isoladas de Crato, Juazeiro e Barbalha.

A carreta vinha de Salvador com destino a Juazeiro do Norte e o motorista não sabia que a CE-060 estava toda esburacada. Quando tentou passar no trecho de barro perto da usina de cimento, a carreta não chegou até o final e ficou tomando todo espaço possível dificultando a passagem até de motos. Muitos veículos que desciam a serra em direção a Barbalha, Juazeiro e Crato ficaram por várias horas no local, a espera de providências por parte do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), para desatolar a carreta.

O drama de quem mora em Jardim e no distrito do Caldas aumentou muito depois que a carreta atolou. Todos temem ficar isolados, caso não haja uma ação imediata no local. Pela manhã os veículos maiores passavam com dificuldades e, logo depois da chuva, no final da tarde, a situação complicou ainda mais. Se continuar chovendo da forma que choveu por toda noite de ontem, o aterro pode até ceder e isolar de vez Barbalha do Caldas e de Jardim. Agora a pouco outra carreta atolou no mesmo local e o trânsito está paralizado.
Por Roberto Bulhoes do pessoal do blog no cariri

Uma frase

"Estou cansado de um monte de gringo ficar dando palpite"
Presidente Lula, que se irrita, com razão, com os ‘palpites dos gringos’ sobre a Amazônia

Penso eu: Se mandasse o Itamaraty criar coragem e encarar a vagabundagem da Policia de fronteira, bandida e discriminatoria da Espanha, antes que a gente comece a chutar bunda de espanhol faria muito progresso.

Aqui, o relato dramático do brasileiro humilhado e deportado pela Espanha

Gostaria de partilhar meu sentimento de brasileiro, aquele que acredita no Brasil, um patriota, um nacionalista. Sou engenheiro civil de formação, nascido no Rio de Janeiro, criado em Brasília e morando atualmente em São Paulo capital.Minha família vivenciou momentos trágicos nessas poucas horas que passamos em Barajas-Madri no último sábado. Não sou “marinheiro de primeira viagem” internacional, e portanto, todos os cuidados foram devidamente tomados quanto a cautela e obediência às leis impostas pelos países visitados e pela experiências das inúmeras viagens internacionais. Ao longo de minha vida visitei uma dezena de vezes os EUA, duas vezes Paris e minha última viajem foi pela Inglaterra, França, Suíça e Itália (2007), e jamais pensei na truculência e falta de direitos humanos da polícia espanhola. Essa viagem de férias, programada desde janeiro deste ano previa uma estada de 20 dias por território europeu. Nada demais; destino para Barcelona na casa de um amigo espanhol de nascimento, uma rápida passagem por Madri e talvez um pulo em Roma. Gostaríamos de aproveitar todo o conhecimento de nosso amigo nativo para otimizar todas as dicas possíveis não só da Espanha, como também, garantir um conforto, melhor alimentação para nosso filho de 4 anos. Chegamos em Madri por volta das 11h30, horário local. Começou nosso martírio no guichê da imigração. Primeiramente ali mesmo, o funcionário duvidou da veracidade do passaporte. Fizemos uma primeira entrevista uma hora após o desembarque. Fomos informados que só a partir das 16h iríamos fazer a entrevista definitiva na presença de um advogado disponibilizado por eles próprios. Mantive a minha fé, haja vista que apresentei anteriormente, meu antigo passaporte com as entradas em território europeu para que não houvesse suspeita quanto à veracidade e retorno ao Brasil. Fomos levados para uma sala onde fomos revistados, tomados todos os pertences pessoais e nada nos restou. Uma sala de 50m2, 20 pessoas, 2 banheiros, um bebedouro e só. Nossa primeira refeição aconteceu às 15h. (dá para imaginar a qualidade) Tivemos que implorar ao oficial do dia um lanche para nosso filho Felipe. Quando fomos para a segunda sala, pouco tempo depois, a funcionária perguntou quem gostaria de comprar cartão telefônico. Nesse momento, entramos em contato com o Brasil, com nosso amigo espanhol e lamentavelmente, não conseguimos contato humano com o consulado em Madri, somente a voz eletrônica. Enfim, a entrevista por volta das 16h30 na presença de um advogado indicado por eles, uma fraude. Apresentei os bilhetes de volta, todo nosso dinheiro (que eles entenderam pouco - 3.200,00 euros), cartões de crédito e seus limites, seguro saúde emitido pelas empresas as quais trabalhamos e uma carta emitida por nosso anfitrião, um pouco diferente do padrão conforme a regra espanhola, mas com todas as informações suficientes do anfitrião para garantir nossa idoneidade. Perguntaram sobre a minha profissão/remuneração, nome da empresa e etc. Mesmo interrogatório feito para minha esposa e cunhada. Explicamos que trabalhamos em grandes grupos econômicos (minha cunhada Marilu na TIM, esposa Marluce Rosado na Odebrecht e eu na CALL Tecnologia) com vistas a ratificar que temos emprego fixo, casa própria no Brasil e que não éramos ameaça. Reforcei minhas entradas em outros países para que não pairasse dúvidas quanto ao compromisso com o retorno ao Brasil. Pensei que houvesse um pouco de bom senso, civilidade e direitos humanos, afinal, estamos na era da informação, internet, enfim acredito que a polícia espanhola possua um sistema de inteligência de fácil checagem das informações sobre o passageiro. Basta o número do cartão de crédito, passaporte que todas as informações possíveis para comprovar que não éramos ameaça. Uma ingenuidade da minha parte. Acreditava que o pesadelo estava prestes a terminar, afinal, todas as informações estavam ali, bastava um pouco de boa vontade. Recebemos então a notícia que seríamos não deportados, mas inadmitidos na Espanha. Uma mentira, senão, eles não tinham carimbado nosso passaporte. Fizemos um novo contato com nosso anfitrião, que encaminhou para a polícia em Barajas nova carta, contra-cheques ratificando que era o responsável por nós. Nem com o apelo de um espanhol eles deram algum direito a nós. Minha indignação está com a falta de postura do governo brasileiro e com os critérios de entrada na Espanha, onde presenciamos brasileiro com reserva em hotel e também foi deportado. Todos os dias brasileiros retornam ao Brasil da mesma forma. Existem problemas até com comissários aéreos. O desdém, a subserviência dos nossos líderes que se curvam e ainda defendem interesses que me soam próximos à tirania, de um governo que se diz de primeiro mundo. O que está em jogo aqui são os direitos humanos, o direito de defesa que em momento algum tivemos. É isso que não vejo e não li. Se a polícia espanhola não tem bom senso, que se lembre que existem direitos humanos. No mínimo o governo brasileiro deveria se preocupar com isso. Fomos tratados como terroristas, delinqüentes, genocidas, escória. Vi meu filho passar fome! Até ao banheiro éramos escoltados por policiais armados.
Uma terrível humilhação em sermos escoltados por policiais armados até a porta do avião na presença dos demais passageiros; imagina a vergonha e a humilhação? Os passaportes foram entregues ao funcionário TAM. Os mesmos foram entregues à Polícia Federal já no Brasil, fora do avião. Nesse momento é que vimos o carimbo de deportação em nossos passaportes. Enfim, esse é um desabafo de alguém que viveu poucas e boas em um território que achava hospitaleiro, mas percebi que não existem direitos universais humanos, mas sim, direitos unilaterais, tiranos, indolentes e terroristas praticados pela polícia espanhola; depois falam da nossa. Não acredito que isso seja a essência espanhola. Espero que nosso governo se pronuncie positivamente para que a Espanha no mínimo se retrate contra os maus tratos aos brasileiros, sua postura truculenta e arrogante, esclareça melhor seus critérios de entrada no país e ao menos cumpra os requisitos dos Direitos Humanos que estão acima das leis de um país. Então que se institua o visto espanhol e o filtro seja aqui no Brasil pela própria embaixada espanhola e não lá. Que o Ministério do Turismo faça uma campanha positiva, saia do muro, informe melhor o turista e que esse caso não fique impune. Ao MRE, mais ação para nos defender, para defender os interesses do nosso país. A questão financeira, o prejuízo de mais de R$ 10.000,00 em passagens é pífio próximo ao prejuízo moral.

Márcio Menezes
São Paulo (SP)

Penso eu: Minha esperanca repousa na postura de policiais federais brasileiros como aquele que deportou vagabundos espanhois aqui em Fortaleza. Faz-se necessaria acao seria, principalmente de gente que ama seu Pais e seu povo, como Federais que eu conheco, patriotas, honestos, corajosos.

Deu no Claudio Humberto

Medroso, Itamaraty nem ameaça a
Espanha com princípio da reciprocidade
O Ministério das Relações Exteriores finalmente se pronunciou sobre mais um grupo de brasileiros barrados, maltratados e deportados pelo governo espanhol, no fim de semana, sob a alegação mentirosa de que "não estavam com a documentação em ordem". Oficialmente, o Itamaraty diz "não poder fazer nada" e que a Espanha tem o direito de adotar a política de imigração que quiser, mas nenhuma autoridade aparece para assumir as declarações, a começar pelo chanceler Celso Amorim. Numa atitude medrosa, nem sequer ameaça utilizar o princípio universal da reciprocidade, adotado nas relações entre os países, importando restrições idênticas a espanhóis que desembarcam no Brasil. A detenção, maus tratos, agressões verbais e deportação seguem uma rotina perturbadora adotada pela Espanha: só em 2008, foram mais de 2 mil brasileiros vítimas desse tipo de situação. Eles são confinados em salas apertadas e passam horas horas sem comer, sem beber e sem direito de usar o telefone, tratados como marginais.

Da coluna de Papel do Jornal O Estado



Os cem primeiros dias de Obama: veja as promessas já cumpridas
Algumas foram mantidas, poucas foram quebradas, mas a imensa maioria está em andamento: em 100 dias na Casa Branca, o presidente Barack Obama não pôde realizar senão uma parte de suas promessas de campanha. Segundo o "Obameter", um quadro com mais de 500 promessas eleitorais acompanhado em tempo real pelo jornal St. Petersburg Times no site "politifact.com", o presidente manteve 27 promessas e quebrou seis. Seguem as principais: AS PROMESSAS MANTIDAS- Ordem dada ao exército de se retirar do Iraque. - Envio de duas brigadas suplementares ao Afeganistão.
- Pronunciamento de um discurso "diante de um grande fórum muçulmano": feito diante do parlamento turco no dia 6 de abril. - Fim das restrições ao envio de dinheiro e a viagens dos cidadãos cubano-americanos a Cuba.- Criação de um fundo de prevenção das execuções hipotecárias. Custo previsto: 75 bilhões de dólares.- Autorizar a pesquisa sobre células-tronco embrionárias.- Nomear Republicanos para o governo.- Dar um cachorrinho às filhas, Malia e Sasha.AS PROMESSAS QUEBRADAS - Reconhecimento do genocídio armênio.- Criação de uma isenção de impostos de 3.000 dólares para as empresas que criam empregos. - Impedir "lobbyistas" de trabalhar para o governo.AS PROMESSAS EM CURSO- Fechamento da prisão de Guantanamo no mais tardar no início de 2010. - Abolição da tortura. - Abolição dos centros de detenção secretos no exterior.- Redução dos arsenais nucleares.- Dobrar a ajuda ao desenvolvimento a 50 bilhões de dólares até 2012. - Abolição das reduções fiscais concedidas pelo governo Bush aos que tenham rendimentos superiores a 250.000 dólares por ano. Amanhã Obama completa seus primeiros 100 dias de Governo.

A frase: “Jogador tem que ser completo como o pato, que é um bicho aquático e gramático.” Vicente Matheus, eterno presidente do Corinthians

Bode na estrada (Nota da foto)

Revoltados com as péssimas condições da CE-060 que liga Barbalha a Jardim, motoristas e usuários das duas cidades fecharam a rodovia na entrada do balneário do Caldas por quatro horas. Atearam fogo em pneus, fecharam a estrada com dezenas de topiques e só liberaram a rodovia após receber do Departamento de Estradas e Rodagens – DER, a promessa de começar uma operação “tapa buracos” dentro de 15 dias.

Olhando o relógio
O Prefeito Esmerino Arruda dá uma geral no coração em Cleveland. Faz isso todo começo de ano, mas agora, com a Prefeitura teve que esperar um pouco.

Zelando o paizão
Com Esmerino foi a primeira Dama Carmem Arruda, que fez aniversário no domingo americano e o deputado Gony Arruda licenciado por uma semaninha pra cuidar do paipai.

Estradas findas
Deputados estaduais não param de chorar pelo estado das estradas no Ceará. Federais e estaduais, muitas delas estão acabadas dizem os que vêm da Zona Norte e do Cariri.

Clamor em Fortaleza
E não foram as chuvas, não. Foi coisa de serviço porco mesmo. O que tem de rua e avenida de Fortaleza esburacada em asfaltos recém implantados é um despotismo.

Faltou o Macacos
O Rio Macacos, que nasce em Santa Quitéria e se junta ao Acaraú para formar a antiga Entre Rios, hoje Macaraú, poderia já ter sido barrado.

A história
Há uma velha reivindicação de um açude garroteando o Macacos ainda em Santa Quitéria. O Prefeito Thomaz Figueiredo até lembra; em 85, ao fim da obra do Edson Queiroz foi feita a licitação que uma briga da Andrade Gutierrez com a Galvão, não deixou o DNOCS tocar o açude.

Calamidade
Foi triste ver o prefeito Cristino, de Sobral, na TV pedindo pro povo ajudar com leite, colchões e lençóis para os desabrigados do Rio Acarau que inundou a cidade. Tem a ver.

Festa do Chico Auto
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura completa hoje 10 anos de atividades. As oito da noite a Secretaria de Cultura apresenta o projeto Ano 10 do Dragão do Mar.

Medalha
O Governo do Estado entrega hoje, às 15 horas, em sessão na Assembléia Legislativa, a Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa ao agricultor Luis Francisco de Sousa.

Licitação
Os Correios devem lançar nova licitação esta semana. É para o Sedex 10. Só aceitam carros novos com força de carga entre 2 e 4 mil quilos. Acaba a frota da empresa.

Bomba no trem
“Estamos com uma bomba relógio ligada para disparar na próxima semana”. Foi o que afirmou na audiência pública de hoje, 27, o superintendente técnico do Sindiônibus, Francisco Pessoa de Araújo.

Bomba na trem II
É a possibilidade de tumulto no terminal da Parangaba no próximo domingo com a paralisação do Trem Metropolitano de Fortaleza que circula da estação da Parangaba até a estação João Felipe, atendendo 15 mil pessoas diariamente.

Padre Helder
O Senado realizará às 14 horas de amanhã sessão solene em comemoração ao centenário de nascimento de dom Hélder Câmara. A iniciativa é dos senadores Inácio Arruda (PCdoB) e Tasso Jereissati (PSDB).

Termômetro baixo
O diretor da Anvisa, José Agenor Álvares, responsável geral de portos , aeroportos e fronteiras diz que o Brasil não deve se levar pelo pânico. Mas deve tomar as precauções contra a gripe da porcada.

Deu no Jornal

Está no Jornal O Globo On-Line na Coluna Bola de Meia – Causos, curiosidades e memórias do futebol (Blog de Bernardo Pombo).
Acesse no site abaixo:
http://oglobo.globo.com/blogs/bolademeia/#180636
Mais um erro bizarro de Carlos Eugênio Simon
Ele andava sumido. Mas neste domingo apareceu, mais uma vez, cometendo uma falha daquelas. O árbitro Carlos Eugênio Simon apitou o duelo entre Fortaleza e Ceará válido pelo primeiro jogo da final do Estadual e marcou um pênalti que chega a ser engraçado. Aos 33 minutos, Edu Sales tropeçou sozinho na grande área e o gaúcho, que tem no currículo vários jogos de Copa do Mundo, marcou pênalti, um dos mais bizarros que eu já vi. Aquela máxima de que pênalti mal marcado não entra foi para o espaço porque Arlindo Maracanã cobrou e fez o gol do Ceará. O jogo terminou 2 a 1 para o Fortaleza, que pode empatar o próximo jogo que será o campeão. Já Simon, se pudesse ser rebaixado, estaria apitando os campeonatos de garçons x porteiros no Aterro do Flamengo.

BIBLIOTECA DOLOR BARREIRA É REINAUGURADA QUINTA-FEIRA

Do boletim da Prefeitura
Na próxima quinta-feira (30 de abril), de 17h às 20h, a reinauguração da biblioteca é um dos presentes oferecidos a Fortaleza na esteira das comemorações de seus 283 anos. Em pauta, contação de histórias com o escritor Almir Mota, a assinatura oficial de recebimento do acervo de Geraldo Nobre e da parceria com o projeto Agentes de Leitura, do Governo do Estado. Encerrando a solenidade, show com o Quinteto Agreste.
Penso eu: É ou será?

Alcoolemia Zero (entrou em vigor, no dia 20 de junho de 2008)

As operações de fiscalização, com base na Lei Seca, realizadas pelo Detran, no último fim de semana (de 23 a 26 de abril), resultaram a multa de 243 motoristas com álcool no sangue. Com isso, subiu para 4.589 os motoristas multados por estarem alcoolizados somente em 2009. Somados aos 1.465 casos de multas em 2008, já são 6.054 pessoas no Ceará multas em 10 meses de vigência da Lei Seca ou Lei de .

A intolerância com o álcool veio com a definição dos índices de álcool no sangue comprovados com o teste do bafômetro ou etilômetro, conforme o texto da lei 11.750: até de 0,11 a 0,29 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões multa de R$ 957,50 e a suspensão da CNH por 12 meses; e acima de 0,30 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões detenção em flagrante, autuação por crime de trânsito, passando a responder a inquérito, além da multa de R$ 957,50 e a suspensão por um ano da CNH. Somente em 2009, os fiscalizais do Detran já realizaram mais de 47 mil testes de bafômetro. Na operação da semana passada, foram 2.400 testes.

As cidades onde as operações foram realizadas são as seguintes, com os respectivos números de motoristas multados: Fortaleza (73 motoristas), Juazeiro do Norte (28), Iguatu (36), Maracanaú (11), Tianguá (9), Itapipoca (7), Aquiraz (7), Aracati (5), Russas (5), Caucaia (4), Limoeiro do Norte (3), Forquilha (3), Maranguape (2) e São Gonçalo do Amarante (2).
Penso eu: E dai? Mudou em que?

Seinfra homologa licitação para iniciar desapropriações para a Transnordestina

A Secretaria da Infraestrura (Seinfra) homologou o resultado da licitação que escolheu as empresas Enprol Engenharia e Projetos Ltda. e Goesolos Consultoria, Projetos e Serviços Ltda para obras da Transnordestina no Ceará. Elas serão responsáveis pelos serviços de levantamento topográfico, engenharia de avaliação, identificação de proprietários, coleta de documentos e apoio à Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) na execução das desapropriações de imóveis localizados na faixa de domínio da Transnordestina no trecho Missão Velha -Pecém. Os trabalhos foram divididos em três lotes: Missão Velha-Acopiara, Acopiara-Quixadá e Quixadá-São Gonçalo do Amarante (Complexo Industrial e Portuário do Pecém). Os trabalhos terão investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão oriundos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Governo do Estado. A homologação foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 20 passado. A próxima fase agora será a redação dos contratos e a assinatura da Ordem de Serviços.

Do Boletim do Governo

Mesmo debaixo da forte chuva que caiu durante toda a manhã desta segunda-feira em Fortaleza, o governador percorreu diversos bairros da Capital vistoriando obras do governo.
Penso eu: Passou por onde?

Bom dia.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) lança, oficialmente, nessa terça-feira, dia 28 de abril, a Operação Silêncio. Agora durma-se com um barulho desses.

Cesar Rocha participa da abertura de fórum de juízes criminais

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, participou hoje (27) da abertura do I Fórum Nacional dos Juízes Federais Criminais (Fonacrim), em Brasília. O evento, promovido pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), vai discutir, durante dois dias, temas atuais e relevantes para os magistrados nas questões de âmbito criminal.

Ao abrir o Fórum, Cesar Rocha destacou a relevância dos asssuntos em debate e a necessidade de os magistrados discutirem com profundidade questões como interceptação telefônica, liberdade de imprensa, reforma do processo penal, prisão com uso de algemas e busca e apreensão em residências, escritórios e prédios públicos. “A Justiça Federal é protagonista de fatos que estão a merecer a atenção da sociedade”, salientou.

De olho na ladroagem

Olhe, eu não sei se isso é verdade. Publico na esperança de alguém vir ao nosso socorro. Se for verdadeiro, ótimo. Se não for, desculpem, mas bloguei na melhor das intenções.
REPASSANDO/POLICIA FEDERAL
Para o conhecimento
SE VOCÊ TIVER INFORTÚNIO DE SER VÍTIMA DE UM SEQÜESTRO-RELÂMPAGO, E TIVER QUE SACAR DINHEIRO NUM CAIXA ELETRÔNICO, MANTENHA A CALMA E TECLE SUA SENHA DE MANEIRA INVERSA! POR EXEMPLO, SE SUA SENHA FOR 1234, VC TECLA 4321. O CAIXA ELETRÔNICO VAI TE DAR O DINHEIRO, MAS VAI AVISAR A POLICIA, POIS DIGITAR UMA SENHA INVERTIDA ACIONA O MECANISMO DE EMERGÊNCIA! POR FAVOR, PASSE A TODOS, ISSO E MUITO IMPORTANTE E A MAIORIA DAS PESSOAS AINDA NÃO SABE DISSO.

À disposição

A Secretária de Gabinete do Deputado Anibal Gomes, endereçou hoje ao titular, uma correspondência na qual põe seu cargo à disposição e se afasta para ajudar na investigação solicitada pelo deputado ao presidente da Câmara e expõe as suas razoes.

Anibal Gomes pede investigação

O deputado federal Aníbal Gomes, do PMDB do Ceará, enviou hoje oficio ao Presidente Michel Temer, da Câmara Federal, pedindo investigação ampla em seu gabinete sobre o
envolvimento de seu nome no episódio da emissão de passagens para terceiros tendo o exterior como destino.
Eis a íntegra do documento a que o blog teve acesso:


Ipem na berlinda

MPF/CE pede afastamento imediato de superintendente do Ipem

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) apresentou à Justiça
Federal ação de improbidade administrativa com pedido de afastamento
imediato do superintendente do Instituto de Pesos e Medidas de
Fortaleza (Ipem/Fort), Antônio Almir de Sousa. O gestor, como constatou
o MPF/CE, tem causado prejuízo aos cofres públicos, além de ter violado,
repetidas vezes, os princípios que regem a administração pública.

A ação resulta de procedimento administrativo instaurado na
Procuradoria da República no Ceará para apurar denúncias de
irregularidades na superintendência do Ipem. Os problemas foram
apontados inicialmente em um relatório de auditoria realizada pelo
Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial
(Inmetro). O Ipem, por meio de convênio, atua como órgão delegado do
Inmetro, tendo recebido para isso valores, equipamentos e veículos.

Na auditoria foram constatadas, entre outras, irregularidades em
concessões de diárias e na contração de serviço de manutenção de
veículos; desaparecimento de bens patrimoniais e de consumo; e
desequilíbrio orçamentário, como também a dispensa indevida de
procedimentos licitatórios. Outros problemas chegaram ao conhecimento do
MPF/CE e que também constam no procedimento administrativo serviram de
base para a denúncia.

Responsável pela ação, o procurador da República Alessander Sales pediu
a indisponibilidade dos bens, além da quebra dos sigilos fiscal e
bancário do superintendente do Ipem. Antônio Almir de Sousa é
funcionário de carreira da Infraero, cedido ao Ipem/Fort por convênio.


Da Assessoria de Comunicação da
Procuradoria da República no Ceará

Postagem do Bulhoes

Protesto de motoristas paralisam a CE-060 na altura do Caldas em Barbalha


Revoltados com as péssimas condições da CE-060 que liga os municípios de Barbalha a Jardim, motoristas e usuários das duas cidades fecharam a rodovia na entrada do balneário do Caldas por quatro horas. Eles atearam fogo em pneus, fecharam a estrada com dezenas de topiques e só liberaram a rodovia após receber do Departamento de Estradas e Rodagens – DER, a promessa de começar uma operação “tapa buracos” dentro de 15 dias. Os 34 quilômetros entre as duas cidades estão praticamente intransitáveis.



Construída no ano de 1976 pelo então governador Adauto Bezerra, a rodovia Barbalha Jardim nunca recebeu um recapeamento. De lá até agora apenas serviços paliativos foram feitos e a rodovia foi se acabando. Revoltados com o descaso de tantos anos, os motoristas fizeram o primeiro protesto na manhã de hoje e prometem nova manifestação caso não haja uma definição para uma recuperação urgente da estrada. Além de ligar Barbalha a Jardim, hoje a CE-060 recebe grande movimentação dos veículos procedentes de Pernambuco, via Salgueiro e Cedro.



O protesto contou com o apoio do ex-deputado estadual e atual secretário de saúde de Juazeiro do Norte, Giovani Sampaio, que é natural de jardim e toda semana faz o trajeto entre Juazeiro e Jardim. Segundo Giovani, “esse protesto é mais do que justo e lamento até pela ausência dos políticos de Jardim, que não compareceram aqui em Barbalha. Como jardinenese e independente de qualquer corrente partidária, estou aqui me solidarizando com os manifestantes, acreditando ser o melhor caminho para mostrar o descaso do DER com nossa região”.



A manifestação aconteceu pacificamente e acompanhado de perto pela Polícia Militar. Um acordo foi firmado entre os manifestantes e o capitão Marcos Alencar, comandante do GATE presente ao local do eventos, para liberar o trafego de ambulâncias e pessoas idosas e abrir a rodovia após quatro horas de paralisação. No horário previsto os organizadores do movimento limparam a pista com um caminhão tanque e o trânsito voltou a fluir normalmente.

O trem virou bomba

SINDICALISTAS CRITICAM

PARALISAÇÃO DE TREM

“Estamos com uma bomba relógio ligada para disparar na próxima semana”. Foi o que afirmou na audiência pública de hoje, 27, o superintendente técnico do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Francisco Pessoa de Araújo. Ele disse que está preocupado com a possibilidade de tumulto no terminal da Parangaba no próximo domingo, dia 3 de maio, com a paralisação do Trem Metropolitano de Fortaleza que circula da estação da Parangaba até a estação João Felipe, atendendo 15 mil pessoas diariamente.

Francisco Pessoa declarou que o terminal da Parangaba não comporta nem o volume atual de transporte. “Vamos colaborar como a prefeitura e o Metrofor, mas não estamos tranquilos. O ideal seria que o atendimento fosse pulverizado, sem penalizar as pessoas que vão ao Centro”, defendeu.

O secretário do Sindicato dos Metroviários Joaquim Helenio criticou a diretoria do Metrofor pela falta de diálogo. ”Os trens vão ficar parados por 18 meses. A população de Fortaleza também será prejudicada, pois serão necessários pelo menos, mais 50 ônibus circulando nas ruas, aumentando ainda mais o caos no trânsito da cidade”, denunciou.

AÇÕES - O presidente do Metrofor, Rômulo dos Santos, afirmou que a paralisação se faz necessária para dar continuidade às obras ao longo da avenida José Bastos. “Para amenizar os transtornos aos usuários, nós vamos reduzir, a partir da mesma data, em 50% o valor da passagem na Linha Sul. Desta forma, o usuário passará a pagar R$ 0,50 pelo bilhete inteiro e R$ 0,25 pela meia passagem na Linha Sul”, explicou. O trem sairá da Estação da Vila das Flores e seguirá até a Parangaba, de onde retornará para Pacatuba.

O presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Ademar Gondim, afirmou que a Prefeitura está fazendo o possível para minimizar os transtornos. “Estamos avaliando as condições do entorno do terminal da Parangaba. Há possibilidade de empregarmos uma reengenharia de trânsito na região para minimizarmos os efeitos”, afirmou

Hoje na Camara de Fortaleza

METROFOR DEVE SER ENTREGUE

À POPULAÇÃO EM 2010

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou hoje, 27, uma audiência pública para debater os dez anos da Companhia Cearense de Transporte Metropolitano (Metrofor) e seu projeto para a área central de Fortaleza. A iniciativa foi do vereador Leonelzinho Alencar (PTdoB) que, na tribuna, destacou a importância do Metrofor como uma solução para a situação caótica do trânsito de Fortaleza.

O primeiro estágio do Metrô, a Linha Sul, se estende por 24 km em via dupla, sendo 18 km em superfície, 3,8 km de trecho subterrâneo e 2,2 km elevados. Cerca de 65% das obras civis da linha já estão prontas, com conclusão prevista para 2010. Os trabalhos estão orçados em R$ 1,4 bi. O segundo estágio do Metrô será a Linha Oeste, com 19 km em via dupla e o terceiro estágio complementará os anteriores, integrando o município de Maranguape.

Leonelzinho destacou que o número de usuários de trem em Fortaleza pulará dos 23 mil atuais para 350 mil passageiros. “Como membro da Comissão de Transporte dessa Casa, é importante que saibamos os detalhes desse projeto. O Metrofor é uma criança que tem que nascer e não tem mais como esperar”, declarou.

Na ocasião, o diretor presidente do Metrofor, Rômulo dos Santos Fortes apresentou uma série de transparências sobre os estudos feitos nos últimos trinta anos sobre a implantação de um sistema metroviário em Fortaleza. “Muito antes da criação do Metrofor, esses estudos já existiam. Portanto, não se faz uma obra que custa R$ 1,5 bilhão de reais aos cofres públicos sem planejamento”, ressaltou.

Para Rômulo dos Santos, o metrô de Fortaleza vai solucionar o transporte de massa dos corredores norte e sul da Região Metropolitana da Capital, proporcionando o atendimento da maioria da demanda do transporte público de passageiros. Além de Fortaleza, serão beneficiadas as populações dos municípios de Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba, onde se concentra a maior parte dos conjuntos habitacionais.

O povo fala

Diversos (Segurança / Transfor / Campanha de ajuda)
Data:
27/04/2009 15:33

Prezado Macário

Estou escrevendo-lhe para comentar 03 assuntos.

1 - SEGURANÇA
No mês de março de 2009, tive que comprar um remédio para minha esposa e para tanto dirigi-me à Av. Bezerra de Menezes. Estacionei o carro quase defronte a entrada da Secretaria de Segurança Pública e atravessei a avenida para ir à Farmácia que se situava do outro lado e quando retornei notei que meu carro tinha sido aberto e que o sistema de alarme havia sido danificado pelo meliante na tentativa de fazê-lo parar de funcionar.
Só não fui furtado pelo fato de o alarme ter funcionado, pois se dependesse da segurança que temos em nosso estado ...

2 - TRANSFOR
Com o transfor a cidade está repleta de obras para recuperação de avenidas.
Com as obras na Av. Jovita Feitosa, no sentido do Campus do Pici ao Centro, a mesma foi interditada e para suprir a demanda de tráfico a Rua Bernado Figueiredo, paralela à Av. Jovita Feitosa, ante s mão dupla, foi transformada em via de mão única, no mesmo sentido da Jovita Feitosa, bem como procederam a mudança de diversas preferênciais.
Apesar do trecho da Av. Jovita Feitosa, estar com a obra terminada a Rua Bernardo Figueiredo não voltou a ser de via dupla, como era antigamente, o que está prejudicando a população que mora naquele trecho, pois tem que fazer deslocamento maiores para se chegar a determinado local.

3 - Campanha de ajuda
Quando Santa Catarina foi assolada pelas chuvas que geraram mortes e milhares de desabrigados as televisões, notadamente a Record, encaberaçam uma campanha denominada SOS SANTA CATARINA, inclusive com campanha nos estados do NE.
Agora que as chuvas torrenciais acabaram com o estado do Maranhão, com várias mortes, 50 mil desabrigados. O que fazem tais emissoras de televisão? nada. São uns hipócritas, ao ajudar um estado situado em uma das regiões mais ricas de nosso país, em que se arrecadara m milhares de toneladas de alimento, roupas e agora que a crise atinge um dos estados mais pobres do país, situado numa das regiões mais castigadas do Brasil nada fazem, nem sequer divulgam como se pode ajudar, não precisa encabeçar nenhuma campanha, como fizeram para Santa Catarina, basta dizer como ajudar, que o povo brasileiro se encarrega do resto, um povo sofrido que sabe dividir o pouco que tem com quem mais precisa, que não merece os políticos que dizem representá-los, que está cansado da corrupção reinante em todas as esferas de poder, independente de quem sejam os governantes.

Atenciosamente
Gustavo Marinho Lira

Transito fechado no Cariri

Protesto
Neste momento mais de duas mil pessoas e uns trezentos carros, bloqueiam a estrada que liga Barbalha a Jardim, no Cariri cearense. A rodovia leva ao Balneário Caldas o mais famoso de Barbalha e da região. O secretário de saúde de Juazeiro do Norte, Geovani Sampaio participa do protesto lamentando que ao invés de máquinas para fechar os buracos o lugar esteja cheio de policia.

Memoria e historia

Lentes descortinam o Brasil de ontem e hoje


Pierre Verger/Divulgação
Fotografia do francês Pierre Verger, exposta na Pinacoteca
Fotografia de Pierre Verger, exposta na Pinacoteca, da mostra "À Procura de um Olhar"

JULIANA NADIN
do Guia da Folha
Pierre Verger, Jean Manzon e Marcel Gautherot são o alicerce de "À Procura de um Olhar: Fotógrafos Franceses e Brasileiros Revelam o Brasil", coletiva inaugurada na Pinacoteca, que celebra o ano da França no Brasil.

A partir desses três nomes históricos, outros três franceses (Antoine D'Agata, Bruno Barbey e Olívia Gay) e três brasileiros (Mauro Restiffe, Tiago Santana e Luiz Braga) foram convidados a apresentar imagens do Brasil que dialogassem com as do primeiro núcleo.

Pinacoteca do Estado - pça. da Luz, 2, Bom Retiro, região central, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3324-1000. Ter. a dom.: 10h às 17h30. Abertura: 25/4. Até 28/6. Livre. Ingr.: R$ 4 (sáb.: grátis).

A história de um mico
Um dia, a convite do Zé Osvaldo Pontes, Diretor Geral do DNOCS, quando o DNOCS era o DNOCS, fui para a inauguração da Usina do Xingó. Muita gente, muitos políticos, o presidente da república, governadores do Nordeste, a Sudene inteira e tal. Levava a tiracolo uma maquininha fotográfica pequena, moderna, mas nada de profissional. Tive vontade de registrar minha presença ali. Olhei em volta e encontrei um senhor baixinho, pequenininho mesmo, cabelos grisalhos, olhar brilhante, atento. Fiz a aproximação e pedi para que ele fizesse a foto que eu queria. Escolhi o ângulo e dei pro senhor explicações sobre a câmera. Muito sério e extremamente bondoso, assim falava sua expressão de carinho, fez o que pedi. Quando olhei direito, já com a máquina nas mãos, quase caí do susto, da vergonha pelo mico que acabara de pagar: O Senhor baixinho, carinhoso e humilde era ninguém menos que Jean Manzon. Quase me desmancho em desculpas para receber um abraço amigo e um sincero: Foi um prazer!

Luto por Herval

Morte do Pequeno/Grande
Morreu ontem em Fortaleza, o ex-vereador Herval Sampaio. Hervalzinho, figura querida e cheia de carisma na capital, foi um seguidor por décadas da liderança do Senador Mauro Benevides com quem se abespinhou já no apagar das suas, dele, luzes políticas. Hervalzinho deixa uma história de boa vontade e trabalho pelas comunidades que representou na Câmara de Fortaleza. Seu enterro será esta manha no Parque da Paz.

Agua fora do leito

O Jaguaribe subiu


Em Iguatu desalojou mais de 400 pessoas. O Prefeito Agenor Neto foi ao campo, como faz também nas festas, saber o que fazer pelo povo que mora nas margens do Rio Jaguaribe. Agenor, como este blog anunciou e a coluna de papel registrou faz mais de seis meses, poderia ser candidato do PMDB a Governador do Estado com apoio do PSDB, ou até voltar ao ninho antigo para ser o candidato. Ele foi para o PMDB pelas mãos de Aníbal Gomes e poderá voltar para a tucanagem pelas mãos do Branco de Olhos Azuis.
A foto e do blog iguatu.com.br

Tempo

O dia

Está assim o tempo visto da janela do meu tugúrio agora as 06 e 06hs. da manhã aqui em Fortaleza. Ja choveu fininho. Um sereninho.

Gripe do porco - Muito cuidado

Doença

O vírus da gripe suína identificada no México é do tipo influenza A --uma variação do H1N1-- e é transmitido de pessoa para pessoa. Ele possui DNA de vírus de aves, porcos e humanos, com elementos de vírus suínos europeus e asiáticos. Os sintomas são febre superior a 39ºC que aparece repentinamente, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para evitar o contágio, é recomendado usar máscara, não cumprimentar com a mão nem com beijo e evitar as aglomerações de pessoas.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA informou que o remédio antigripal Tamiflu --cujo nome genérico é oseltamivir-- e o Relenza --Zanamivir-- parecem ser eficazes contra a doença.

Aniversário

Novinho em folha


Cid Gomes, o Governador do Ceará completa hoje 46 anos de idade. É novo. Tem muito tempo pela frente pra fazer o que não fez e se recuperar daquilo que fizer errado.

Investidor portugues:Foi bom enquanto deu lucro

Deu no Jornal O Povo

CRISE INTERROMPE INVESTIMENTOS DE PORTUGUESES EM BEBERIBE

"Com três projetos de complexos hoteleiros em Beberibe, o grupo português Oásis Atlântico decidiu paralisar seus investimentos na região. “Dependíamos quase que 80% do mercado internacional e cada vez menos estrangeiros estão vindo para cá. Tivemos que agir rapidamente para não perder dinheiro. Por isso, resolvemos dar um stand by (um tempo) em nossos investimentos em Beberibe”, justifica o diretor do grupo no Brasil, José Luís de Sá Nogueira. A paralisação dos investimentos inclui a rescisão de um contrato de 15 anos firmado com o grupo cearense Praiana Empreendimentos Turísticos para o arrendamento do Hotel Oásis Praia das Fontes, que estava há sete anos sob a administração dos portugueses. Outro projeto dos portugueses era o Resort Areias Coloridas, que teve suas obras, ainda em fase inicial, suspensas. O grupo planejava também montar um complexo hoteleiro na praia de Uruaú. “Nosso foco, no Brasil, inclui investimentos só no Ceará. Quem sabe, se o mercado internacional reagir, poderemos retomar nossos planos, inclusive o Praia das Fontes, daqui a um ano”, pondera Nogueira. Em contrapartida, ele diz que os empreendimentos mantidos pelo grupo em Fortaleza, na Avenida Beira Mar, seguem firmes. “Nossos dois hotéis na Capital estão indo relativamente bem, pois o nosso foco é o mercado nacional de negócios, e este vai bem. Não estamos tendo problemas com eles”, garante o executivo, que evita falar em valores do prejuízo em Beberibe. Ainda sobre o desfecho do acordo no Hotel Parque das Fontes, o diretor do Oásis Atlântico afirma que a empresa está tentando reaproveitar a mão-de-obra que empregava no hotel. “Tínhamos cerca de 80 funcionários e alguns deles nós já estávamos remanejando para os nossos hotéis em Fortaleza”, diz o diretor, acrescentando que o grupo fez um acordo para não pagar a multa rescisória para se desligar do Parque das Fontes, que voltou ao comando dos cearenses da Praiana Empreendimentos. O gerente geral do Hotel Parque das Fontes, Lusiário Batalha, destaca como “positivos” a parceria com os portugueses e os bons resultados gerados ao longo destes anos. Sobre os novos rumos do empreendimento, ele avalia que a mudança de comando nada afeta os planos do hotel. “Nós vamos continuar funcionando da mesma forma e não vamos mexer em nada nos serviços. Tudo continua do jeito que estava. Vamos manter as reservas e os acordos com operadoras de turismo”, assegura. "