Já ouviu falar em chifre, nas costas?





Homem retira "chifre" de 14 cm de suas costas; lesão pode indicar câncer

Chifre, conhecido como corno cutâneo, chegou a 14 cm de comprimento - Reprodução/BMJ Case Reports
Chifre, conhecido como corno cutâneo, chegou a 14 cm de comprimento Imagem: Reprodução/BMJ Case Reports

Gabriela Ingrid
Do VivaBem, em São Paulo
30/12/2019 19h07

Resumo da notícia

  • Após três anos com o corno cutâneo, homem procura ajuda médica para retirar lesão
  • Na maioria dos casos, o problema é benigno, mas há chance de indicar câncer de pele, como ocorreu com o britânico
  • O tumor pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum em mãos, pés e locais que recebem luz solar
Um operário de 50 anos retirou uma espécie de chifre, conhecido como corno cutâneo, de 14 centímetros de comprimento de suas costas. De acordo com o periódico BMJ Case Reports, que publicou o caso no domingo (29), o indivíduo ficou com a lesão na pele por três anos antes de procurar ajuda médica, em Chester, na Inglaterra.
O homem foi submetido a uma cirurgia local e seu tecido foi reconstruído com um enxerto de pele de sua coxa. A análise confirmou um carcinoma espinocelular cutâneo bem diferenciado.

"Em geral, os casos de cornos cutâneos não são tão raros, mas os pacientes geralmente procuram um médico para a remoção ou o tumor cai sozinho antes de aumentar tanto", diz Caio Lamunier*, dermatologista do Hospital das Clínicas de São Paulo.
A lesão é causada pelo espessamento da camada córnea da pele, que é repleta de células mortas. Há um aumento da produção de queratina, causando a alteração que simula um chifre.
As principais causas são verrugas virais, queratose, que é uma lesão causada pelo sol e pode ser seborreica (benigna), actínica (pré-cancerígena), ou, na minoria dos casos, carcinoma espinocelular (maligna), como foi o caso do britânico.
"No entanto, não se sabe ao certo por que esses problemas alteram a produção queratina na pele", diz Jade Cury Martins*, coordenadora do Departamento de Oncologia Cutânea da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).
Os especialistas afirmam que descobrir o que está na base, causando a alteração, é o mais importante. Mesmo nos casos em que o corno cai sozinho, a visita médica ainda é recomendada —em caso de suspeita de câncer, o tumor deve ser, além de removido, submetido à biópsia. "Se a causa não for tratada, o corno cutâneo pode voltar a aparecer, e em quadros de câncer, a doença pode avançar, comprometendo a saúde do paciente", diz Martins.
Quanto ao tamanho, ele não indica gravidade. Além disso, o chifre pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum que as alterações causadas por verrugas apareçam nas mãos e pés. "Já as causadas por queratose, em áreas mais expostas ao sol", diz Lamunier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário