Veja desta semana

ASSINE VEJA

Destaques da semana: a volta de Lula, Brics e 3ª temporada de The Crown

Após soltura, ex-presidente deve retomar articulações políticas. Bolsonaro recebe líderes estrangeiros em cúpula em Brasília

Lula solto

A semana deverá ser marcada pelas primeiras movimentações políticas do ex-presidente Lula após ter deixado a prisão, onde ficou 580 dias depois de ter sido condenado em duas instâncias no caso do tríplex do Guarujá. Ao sair da cadeia, no último dia 8, o petista falou apenas com a militância em Curitiba e em São Bernardo do Campo, seu berço político, mas a expectativa é que ele retome as articulações para unificar e subir o tom da oposição em relação ao governo Jair Bolsonaro – entre outras coisas, ele pretende conversar com líderes partidários, retomar as caravanas pelo país e reorganizar o PT.

PEC da 2ª instância

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara vota na segunda-feira o relatório da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que autoriza a prisão após condenação em segunda instância. A medida foi anunciada pelo presidente do colegiado, Felipe Francischini (PSL-PR), um dia depois de o Supremo Tribunal Federal vetar a execução antecipada de pena por considerá-la inconstitucional. Se aprovada, a iniciativa ainda precisa passar por uma comissão especial e votação em dois turnos no plenário. No Senado, a presidente da CCJ, Simone Tebet (MDB-MS), prometeu pautar para esta semana outra PEC sobre o mesmo tema.

Valendo

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), marcou para terça-feira a solenidade de promulgação da reforma da Previdência. O texto da Proposta de Emenda à Constituição foi aprovado pelo plenário da Casa em 23 de outubro. A reforma muda as regras para a aposentadoria, estabelecendo idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, com 15 anos de contribuição para quem já está no mercado de trabalho.

Mais reformas

O governo promete encaminhar ao Congresso no início desta semana mais projetos de mudanças estruturais. Estão confirmadas a reforma administrativa e o projeto de lei do fast track das privatizações – mecanismo que desobriga a autorização dos parlamentares para a venda de estatais.

Brics

Na quarta e na quinta-feira, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul se reúnem em Brasília para a 11ª Cúpula do Brics . Em paralelo, o presidente Jair Bolsonaro receberá os líderes das quatro nações para reuniões bilaterais no Palácio do Planalto. O grande tema a ser discutido será a cooperação entre os países na área de ciência, tecnologia e inovação. O Brasil, contudo, deve levar uma pauta regional controversa para a mesa: a crise na Venezuela . Ao contrário de Bolsonaro, os governos russo, indiano, chinês e sul-africano não reconhecem Juan Guaidó como presidente interino do país.

Impeachment de Trump

O inquérito iniciado contra o presidente dos Estados Unidos por ter pressionado a Ucrânia a investigar seu rival político Joe Biden entrará em uma fase crítica nesta semana. O Comitê de Inteligência da Câmara dos Deputados, liderado por democratas, realizará suas primeiras audiências públicas sobre o tema. Os depoimentos serão transmitidos pela televisão e prometem atrair mais atenção da população para a crise na Casa Branca. Na quarta-feira, serão ouvidos William Taylor, embaixador interino dos Estados Unidos na Ucrânia, e George Kent, secretário-adjunto do Departamento de Estado. No dia 15, está marcado o depoimento da ex-embaixadora Marie Yovanovitch.

Renúncia na Bolívia

O país começa a semana instável após Evo Morales renunciar, pressionado por protestos populares e pelas Forças Armadas depois de se reeleger em pleito sob suspeita de fraudes. Os bolivianos devem ser comandados por um presidente provisório até que sejam anunciadas novas eleições. No cargo desde 2006, Morales diz que há um golpe em curso no país e que foi emitida uma " ordem de prisão ilegal" contra ele.
 

Terceira temporada de 'The Crown'

Os novos capítulos chegam à Netflix no domingo. A produção, que em suas duas primeiras temporadas acompanhou a juventude da rainha Elizabeth II (Claire Foy), dá um salto no tempo em sua terceira fase, e vai para os anos 1960. Um novo elenco assume a série: Olivia Colman, vencedora do Oscar de melhor atriz este ano, assume a coroa da soberana, enquanto Tobias Menzies interpreta o príncipe Philip e Helena Bonham Carter a princesa Margaret. Em comparação com as temporadas anteriores, agora o cenário político ganha um peso maior. Pauta boa parte do programa a ascensão do Partido Trabalhista e do primeiro-ministro Harold Wilson (Jason Watkins). Nos bastidores da monarquia, os filhos da rainha ganham os holofotes, entre eles, claro, o jovem príncipe Charles (Josh O’Connor) que vai conhecer no período sua futura segunda mulher, Camilla (Emerald Fennell).
 

Patti Smith

Uma das principais figuras femininas do rock, a artista desembarca em São Paulo pela primeira vez para duas apresentações. O repertório promete canções de seu álbum de estreia, Horses, precursor do movimento punk, e também alguns de seus maiores hits, como Because the Night , colaboração com Bruce Springsteen. O primeiro show acontece no Popload Festival, no dia 15, no Memorial da América Latina, com ingressos entre 290 reais (meia-entrada, pista) e 800 reais (inteira, pista premium). Já a segunda apresentação ocorre no sábado 16, no auditório Simón Bolívar, também no Memorial da América Latina. Os ingressos podem ser adquiridos em duas modalidades: convencional, a partir de 60 reais, e beneficente, na qual o público troca a entrada por uma participação voluntária em uma ONG parceira.

Acompanhe tudo em www.veja.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário