Coluna do blog


Step by step
Oportunistas, endinheirados, interesseiros, geralmente compram mandatos e vão se dando bem na vida política até que bombas explodam. Carreiras políticas vocacionadas, não. Estas deixam rastros de luz nos passos com que caminham pela história de suas vidas e das vidas de vilas, cidades, estados. COnheço gentes assim e assado. Avalio com cautela as vaidades, os interesses pessoais e econômicos e as verdadeiras vocações para o serviço público, porque um mandato, por menor que seja, escolhido por um povo ou um mínimo grupo, terá responsabilidades e exige denodo, doação, abnegação, visão de coletivo. E acompanho uns-e-outros com interesse e curiosidade. Agora mesmo, veja na capa deste jornal uma enorme foto de uma escola,com estudantes, da cidade de Sobral. De cem, 55 escolas de ensino fundamental são as melhores do país e estão lá. Outro dia, o apresentador Luciano Huck desmanchou-se em alogios à educação de Sobral por minutos sem fim no sábado de seu Caldeirão. E escuto pelo mundo o nome de Sobral, onde pontuam Izolda,Ivo,Veveu e Cid, uma carreira política deste último onde me quero deter. Cid fez educação crescer em Sobral como seu prefeito,no Ceará como deputado estadual e Governador e agora, solta o calor de sua estrela no Senado, depois de uma rápida passagem,rápida e corajosa, pelo Ministério da Educação. Uma caminhada de que se orgulham sobralenses e se envaidecem os que lhe confiaram mandatos e os valores de suas vidas e seus sonhos. Cid Gomes há de ser lembrado sempre nessa história da educação em Sobral e no Ceará, principalmente porque acredita na única e possivel solução para a miseravel e macunaímica vida brasileira; a educação de qualidade.

A frase: "Quando intolerância gerar intolerância, não reclame". De um observador da cena brasileira.


Honorabilidade (Nota da foto)
Lunga foi candidato a vereador em Juazeiro do Norte. Teve 203 votos. Roberto Bulhões e Rosane Quezado foram ouvir Lunga depois da eleição. Lunga gritou: Roubaram meus votos. E foi na apuração. Ganhei 200 pares de chinelo de Cirilo Duarte, 100 redes de seu Dedé, 100 dentaduras de Reginaldo, 400 sacos de cimento de Salviano e 400 sandália de Severino Duarte e 100 cortes de tecidos de Carlos Cruz. Ora, distribuí 1.300 coisas com os eleitores. Como só tive 203 votos? Me roubaram! Isso deu nos jornais. O Juiz do Juazeiro, hoje desembargador Suenon Bastos Mota viu aquilo e mandou intimar Lunga. Lunga foi com o advogado Sérgio Gurgel. Gurgel escolou Lunga. O juiz perguntou sobre o publicado: O Sr., seu Joaquim dos Santos, disse isso? Lunga olhou pro advogado, coçou a cabeça, virou pra Dr.Suenon e disse: - Seu douto o advogado mandou eu negar, mas não sei mentir. Eu disse e repito: Fui roubado. Dei isso tudim aí. O Juiz passou a régua e fechou a conta. - Não se pode punir um homem honesto.

Se colar dá pra 2020
Ao levar apenas três dias para vetar 14 dispositivos da minirreforma eleitoral, um recorde no atual governo, o presidente Jair Bolsonaro  permitirá ao Congresso, se assim for decidido, aplicar já no pleito do ano que vem as novas regras aprovadas pela Câmara dos Deputados em 18 de setembro.

Grana larga
Entre os itens vetados, um dos pontos mais caros à maioria dos parlamentares é a brecha para inflar o fundo de financiamento público de campanhas -no ano passado, o montante foi de R$ 1,7 bilhão. Alguns deputados querem subir a cifra no orçamento para até R$ 3,7 bilhões.

Laís Nunes anuncia...
"Estamos avançando diariamente e hoje damos mais uma excelente notícia aos icoenses. A chegada de uma unidade do SAMU em Icó vai tornar ainda mais eficiente a assistência médica de emergência prestada aos munícipes. Sem dúvida, mais uma vitória ao povo!".

Pró idoso
A deputada estadual Patrícia Aguiar deu entrada ao projeto de indicação (369/2019) que dispõe sobre a Política Estadual da Pessoa Idosa no Ceará. A proposta, que tramita na Assembleia Legislativa, tem origem na minuta encaminhada pelo Conselho Estadual do Idoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário