Coluna do blog


Francisco santifica Dulce e encaminha Benigna
Cidade doVaticano - 20 graus - O espetáculo é emocionante. Um rito cheio de representações,magia e fé. Tudo vem da crença de que todos, desde que prestemos,podemos ter um lugar no céu, e até chegar á santidade. Quem se desabalou do Brasil, principalmente às suas custas,vai voltar pra casa quase em estado de graça. Pela benção papal, pela suntuosidade  do trabalho da pastoral da Igreja para os santos. As formalidades demonstram como é dificil chegar à santidade, apesar de a nossa santa, a brasileira Dulce Lopes Pontes ter tido um tempo mínimo entre sua morte,beatificação e santificação. O normal é que as investigações demorem anos e anos, até que se provem os milagres atribuidos ao candidato a santo da Santa Madre Igreja Católica,Apostólica,Romana, Pois sim; a Praça de São Pedro, de cadeiras montadas, palco especial, altar nobre engalanado, abriga sentadinhas 40 mil almas. De pé e na periferia, gente que não conseguiu convites ou não se credenciou, ficou no sereno, vendo o correr dos trâmites litúrgicos. E a liturgia, como disse, é longa. Da parte de Irmã Dulce (outros quatro foram anunciados santos) começa assim; “Beatíssimo Pai, a Santa Mãe Igreja pede a Vossa Santidade que inscreva a beata Dulce Pontes no Catálogo dos Santos e como tal seja venerada por todos os fiéis cristãos.” Com essa frase, dita em latim, o cardeal italiano Angelo Becciu, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, inaugurou, no Vaticano, às 10h15 (hora de Roma) deste domingo 13, um momento histórico para o catolicismo brasileiro. Em seguida, o papa Francisco fez rápida anuência, oficializando a canonização da baiana Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes (1914-1992), a irmã Dulce, a primeira santa nascida no Brasil.É aí que entra a parte cearense nesse momento de riqueza da fé católica, cristã. Entrava.  Nosso Waldonis soltou um si bemol na Consertina, e uns trinados em play beck, da música-hino oficial de Santa Dulce dos Pobres e nos  encantou de esperança.Waldonis é embaixador dos feitos de Irmã Dulce faz anos, e o Vaticano não teve palmos a medir se não convida-lo para esse instante de pura emoção. Mas nççao arrumou tem para Waldonis cantar. Grosseria? Não sei. Não foram poucas as lágrimas, nao foram poucos os terços, rosários, vidros de água que se levantaram aos céus na benção, a primeira da missa por Santa Dulce dos Pobres. Eu, que do mundo tinha visto quase tudo, carrego agora, no peito, além do convite do Vaticano para esse show de fé, o testemunho de uma beatificação, o que nem todos conseguem mesmo aos 60 anos do exercício da profissão de jornalista. Habemus Santa. Aguardemos a Menina Benígna.

A frase:"Ame simplesmente, porque nada nem ninguém pode acabar com um amor sem explicação!" Irmã Dulce

Emoção em oração (Nota da foto)
Francisco passeia entre fiéis depois da missa pra Dulce.


Encontros
1 - Bato com o ex-Governador da Bahia. Só ele e a mulher. Na contra-mão da comitiva oficial.Entrou pelo lado direito do altar. A comitiva estava do outro lado. Simpático, como sempre, cumprimenta com um velho como vai o Ceará?

Encontros 2
1 - Pergunto como vai? Sorriso aberto, Jaques Wagner responde cheio de alegria: Mais bahianodo que  nunca. Na verdade ele e a mulher estavam  em estado de graça. A santa é deles.

Encontros
Encontro o querido Fernando Hugo. Nosso deputado estadual e cara metade. Mas de cadeira de rodas? Béisso? Fernando Hugo estava em LIsboa. Resolveu vir ver a santificação e a cantoria de Waldonis.

Cadeira de rodas
Fernando  Hugo estava em cadeira de rodas. Um escorregão e uma queda na banheira do hotel em Roma, machucaram o velho atleta. Tá baleado, mas tão santo quando nós.

Frustação
A Santa Sé pisou na bola. Waldonis ensaiou antes da missa. A Margarete, bahiana, também. Saiu até play beck dos dois. Não cantaram. Fecharam as solenidades sem os dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário