Coluna do blog



Vaticano - 16 graus e sem possibilidades de chover
A cerimônia de canonização de Irmã Dulce será realizada no próximo dia 13 de outubro (domingo), na praça São Pedro, no Vaticano, às 10h (hora local), presidida pelo Papa Francisco. A freira baiana passará a ser chamada de Santa Dulce dos Pobres e terá como data litúrgica o dia 13 de agosto, após dedicar a vida ao pobre, ao doente e ao mais necessitado. Conhecida como Anjo Bom da Bahia, a religiosa se tornará a primeira santa de nosso tempo nascida no Brasil e sua canonização será a terceira mais rápida da história, 27 anos após o seu falecimento. A cerimônia do Vaticano contará com as apresentações de Margareth Menezes e Waldonys, e do Padre Antônio Maria, acompanhados pelo músico e miraculado José Maurício Moreira – cuja visão tornou-se o segundo milagre de Irmã Dulce, reconhecido pela Igreja, cumprindo-se assim o último processo de canonização da beata. Desde o dia 9 de viagem para a Itália, nãpo tem sido difícil o encontro com centenas de brasileiros, notadamente nordestinos, onde pontuama baianos e cearenses, todos religiosidade e fé à flor da pele Tenho encontrado aqui, historiadores, jornalistas e romeiros, simples romeiros que vêm na Santa Dulce dos Pobres, um dos bens da religião no Brasil. O Senado mandou pra cá uma delegação de senadores. A Câmara federal também. As solenidades na Praça de São Pedro chamam as atenções do mundo inteiro. Para  breve, esperamos que para nosso tempo, a Menina Benigna, também venha a ser santa, e santa cearense.
A frase: "As pessoas que espalham amor, não têm tempo nem disposição para jogar pedras. " Irmã Dulce.



Santa sanfoneira e "moleca" (Nota da foto)
Irmã Dulce era uma personalidade muito mais complexa do que a figura frágil e voz fina transmitiam, afirma o jornalista Graciliano Rocha, que passou oito anos pesquisando sobre a religiosa. Ele descobriu detalhes como o pragmatismo para se equilibrar entre um médico comunista e governadores e presidentes da ditadura militar. Ele ainda se inteirou do lado espirituoso da religiosa indicada ao Prêmio Nobel da Paz em 1988, mas que gostava de dar apelidos às pessoas próximas.

Confira a programação
13 de outubro-Local: Praça São Pedro (Vaticano)´Horário: 10h (hora local). Os portões da praça serão abertos às 7h.- Ingressos: gratuitos-Datas e locais de retirada dos ingressos para a Cerimônia de Canonização no Vaticano:Consulado-Geral do Brasil em Roma (Itália)-Entrega de 30 de setembro a 11 de outubro-De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h30

Invasão total
Impossivel não topar com um brasileiro dessesmmdias, de Paris ou mesmo do Brasil pra cá. Pronde cêse vira  está um ou em grupo. É a Santa Irmã DUlce dos Pobres que está fazendo essa maratona. A Bahia tá vazia, o Ceará, quase.

Ante ontem...
O Papa Francisco fazia sua peregrinação, de carro, em torno da Basílica, naquele pátio imenso, quando um grupo levantou faixas, cartazes e gritou: Francisco, somos do Shaalon, do Ceará.

Uns vinte
Eram cerca de vinte cearenses, todos apaixonados por Francisco e pelo Shalon que cultuam e celebram. Um deles, vai ver que pescador, diz que quando gritaram: Somos do Shalon, de Fortaleza, Francisco gritou de volta: Cadê o Moisés? (O criador do Shalon).

Endereços
Onde pegar os convites para ter acesso, no domingo, à Praça de São Pedro onde haverá a celebração de  entronização de Irmã Dulce no rol dos santos da Igreja católica.
Piazza di Pasquino, 8
Igreja Santa Maria della Luce (Roma)
Entrega de 8 a 12 de outubro
Das 9h às 13h e das 15h às 19h
Endereço: Via della Luce, bairro de Trastevere
Colégio Pio Brasileiro (Roma)
Entrega de 8 a 12 de outubro
Das 8h às 19h
Endereço: Via Aurelia, 527
Livraria Paoline (Roma)
Entrega de 10 a 12 de outubro
Das 9h às 13h e das 15h às 18h
Endereço: Via del Mascherino, 94
Livraria Editrice Vaticana (Cidade do Vaticano)
Entrega de 10 a 12 de outubro
Das 9h às 12h e das 14h às 18h
Endereço: Piazza Pio XII, 4
Livraria Ancora (Roma)
Entrega de 10 a 12 de outubro
Das 9h às 12h e das 14h às 18h
Endereço: Via della Conciliazione, 63
Primeira missa em honra à Santa Dulce dos Pobres
14 de outubro- Local: Basílica Sant’Andrea della Valle (Corso Vittorio Emanuelle II - Roma)- Horário: 10h (hora local)- Não é necessário ingresso para acesso à missa- Celebração pela Canonização de Irmã Dulce




Nenhum comentário:

Postar um comentário