50 anos da estátua do Padre Cicero

Prefeitura de Juazeiro do Norte oficializa programação do Cinquentenário da Estátua do Padre Cícero

Dia 1⁰ de novembro o mais emblemático monumento de Juazeiro do Norte, a estátua do Padre Cícero, completa 50 anos. Com o intuito de celebrar o marco e homenagear os que fizeram parte desta história, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Turismo e Romaria, lança uma intensa programação comemorativa alusiva ao cinquentenário da construção da estátua do Padre Cícero, principal símbolo da fé e religiosidade no Nordeste brasileiro, de 29 outubro a 1º de novembro.
O evento contará com grandes shows musicais do cantor Fagner, Fábio Carneirinho, Luis Fidelis e participação de Ana Ruth, no Largo da Matriz (Basílica), no dia 1º, a partir das 20 horas, com show pirotécnico, às 22 horas; e Jota Farias, às 20 horas, na Colina do Horto. No dia 31, o show de Luiz Fidelis e Fábio Carneirinho, além de João Carlos, acontece também na Colina do Horto, às 20 horas.
Serão distribuídas 50 mil fitinhas comemorativas “Estátua do Padre Cícero – 50 anos - 1969/2019 – Juazeiro do Norte” e do Cordel “O Monumento ao Padre Cícero”, de Expedito Sebastião da Silva, com lançamento no Memorial Padre Cícero, dia 31, às 8 horas.  A distribuição das fitinhas será realizada de forma direcionada aos romeiros e visitantes de Juazeiro do Norte.
Inauguração da primeira emissora da TV Senado do interior do Brasil
Também haverá o lançamento da primeira emissora da Tv Senado do Brasil, com quatro canais inclusive da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, canal 20.4, TV Assembleia, 20.3, TV senado, 20.1, e da TV Câmara dos Deputados, 20.2, que acontece no dia 31, à 19h, no Memorial Padre Cícero, durante a solenidade de entrega da Comenda pelos 50 anos da estátua do Padre Cícero.
Na ocasião, estarão sendo convidados para a solenidade senadores, além de integrantes da Secretaria de Comunicação Social do Senado e da TV Senado.
Dando continuidade a programação, no dia 31 de outubro será aberta ao público, no hall do Memorial Padre Cícero a partir das 18h, a Exposição Alto do horto, uma amostra da diversidade da produção artística local sobre a construção da imagem do padre Cícero retratada em xilogravura, escultura em argila, madeira e fotografia.
Estarão sendo realizadas apresentações da Banda de Música Municipal em alguns pontos da cidade, além de performances artísticas, no Horto e largo do Memorial, e do Coral Verdes Canaviais, às 18h30, do dia 31, no Memorial.
Grandes personalidades e construtores receberão homenagem especial com a comenda Estátua do Padre Cícero - 50 anos, às 20h. O evento será um dos destaques da programação, um reconhecimento aos construtores, engenheiros e demais envolvidos que ajudaram a idealizar e projetar o monumento.
Na ocasião serão também homenageados o Governador do Ceará, Camilo Santana, o Senador Cid Gomes, o Deputado Federal alagoano e ex-ministro, Marx Beltrão, e o Senador, Eunício Oliveira. 
A agenda incluirá ainda exibição de filmes, roda de conversa, mesa-redonda e palestras temáticas, além de mostra gastronômica e apresentações artísticas.
O encerrando a programação, no dia 07, estará acontecendo no Cariri Garden Shopping, com o lançamento da Primeira Mostra de Cordel Expedito Sebastião da Silva, trazendo obras em cordéis e quadrinhos com narrativas inspiradas na história da construção da estátua do patriarca de Juazeiro do Norte, e o lançamento da 1ª Mostra de Quadrinhos Juazeiro 9ª Arte  e do Vídeo Instalação da Mostra de quadrinhos Juazeiro da 9ª Arte. O evento acompanha o roteiro da Biblioteca Itinerante da Secult, que estará no local do dia 07 ao dia 21 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário