“Entendemos que é fundamental que a gente atue na defesa e na garantia dos necessários incentivos (fiscais) para a redução da desigualdade. Também são necessários a garantia desses inventivos ao Nordeste e ao Norte para termos um país menos desigual”.
A avaliação é da vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, nesta segunda-feira (16), em Natal/RN, durante participação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste).
A governadora em exercício do Ceará debateu com os demais governadores do Nordeste as propostas da Reforma Tributária, que tramita no Congresso Nacional. O encontro discutiu ainda a captação de investimentos para a região, compras coletivas do Consórcio do Nordeste, concessões, a situação da Petrobras e a elevação da cota de importação de etanol não tributada dos EUA, sem nenhuma contrapartida direta.
Os governadores do Nordeste também se manifestaram em defesa da tramitação célere da PEC 15/2015, que torna o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) um instrumento permanente de financiamento da educação básica pública, para reforçar o investimentos na rede de ensino do país.