quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Bicicletar


Pelo Dia Mundial Sem Carro, Prefeitura de Fortaleza oferece passe gratuito do Bicicletar e Mini Bicicletar

Como parte da Semana da Mobilidade em Fortaleza e em alusão ao movimento global pelo Dia Mundial sem Carro, a Prefeitura disponibiliza, por três dias, o uso gratuito aos passes dos sistemas Bicicletar e Mini Bicicletar, a partir desta sexta-feira (20/09) até domingo (22/09). Com foco na sustentabilidade e segurança viária, esse é o terceiro ano seguido em que a programação traz reflexões sobre o futuro da mobilidade urbana, chamando a atenção sobre soluções e alternativas para os modelos de deslocamento na cidade, em discussão em diversas cidades do país e do mundo.

Por meio da iniciativa, qualquer usuário poderá adquirir o passe com esse benefício durante o período, permitindo a vantagem aos ciclistas de todas as faixas etárias. Caso o usuário já tenha o cadastro e o app Bicicletar, também pode adquirir o passe gratuito pelo próprio aplicativo. Para mais informações e ter acesso à novidade, basta acessar o site www.bicicletar.com.br.

Com projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), o sistema Bicicletar surgiu, em 15 de dezembro de 2014, como uma solução de transporte de pequeno percurso para facilitar o deslocamento das pessoas em Fortaleza. Hoje, Fortaleza conta com 80 estações distribuídas em pontos estratégicos da cidade, tendo ultrapassado 2.600.000 viagens.

Já o Mini Bicicletar, lançado em julho de 2017, busca incentivar o uso do transporte por bicicletas em Fortaleza desde a infância, por meio de ações educativas e opções de lazer para crianças em espaços públicos, ganhando espaço em ambientes ideais para ações educativas, envolvendo crianças e toda a família. O sistema de bicicletas infantis conta com cinco estações, estando distribuídas na Praça das Flores, no Polo de Lazer da Avenida Sargento Hermínio, Lago Jacarey, Praça Luiza Távora e na Avenida Beira Mar.

Malha Cicloviária
Com o Programa de Expansão da Malha Cicloviária em amplo desenvolvimento, a Prefeitura de Fortaleza, somente no período da atual gestão, bateu um recorde histórico, ampliando em 285% a rede cicloviária na cidade. Dessa forma, a cidade, que tinha apenas 68,2km de rede cicloviária ao final de 2012, hoje conta com os atuais 263km de infraestrutura cicloviária, sendo 108km de ciclovias, 150,9km de ciclofaixas, 4km de ciclorrotas e 0,1km de passeio compartilhado. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), cerca de 40% da população de Fortaleza mora, no máximo, a uma distância de 300 metros da rede cicloviária.

Com o desenvolvimento do Programa de Expansão da Malha Cicloviária, já foi ultrapassada a meta estabelecida pelo Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) para 2020, que era de cerca de 236 km de rede para deslocamento de ciclistas. Dando um passo bem mais à frente, a Prefeitura de Fortaleza projeta uma meta maior até o final de 2020, que é chegar a uma marca de cerca de 400 km de malha cicloviária. No total, o PDCI prevê que Fortaleza conte com, no mínimo, 524 km de malha cicloviária disponível até 2030.

Dia Mundial Sem Carro
O Dia Mundial sem Carro surgiu na França, em 1997, e é celebrado no dia 22 de setembro, tendo sido adotado por vários países e cidades no mundo, dando origem inclusive à Semana Europeia da Mobilidade, realizada no mesmo período da versão brasileira. Em todo mundo, o objetivo é que as pessoas possam repensar uso excessivo do automóvel e mostrar que outros modais ajudam a construir mais qualidade de vida nas cidades, com menos estresse e poluição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bom dia

Militares aceitam proposta encaminhada por comissão e decidem encerrar paralisação  ...