Desta vez, sem bichos


WhatsApp Image 2019-06-04 at 16.53.36.jpeg

“Brasil tem faltado com a Enfermagem”, afirma deputado federal Célio Studart
Parlamentar cearense preside nova frente da categoria lançada nesta terça-feira em Brasília
Com gritos de ordem, faixas e com a presença de inúmeros parlamentares, enfermeiros, auxiliares e técnicos se mobilizaram nesta terça-feira, 20 de agosto, para mais uma vez cobrar a redução de jornada e melhores condições de trabalho. O ato, que marcou o lançamento das frentes parlamentares “Mista em Defesa da Enfermagem” e das “30h da Enfermagem” reuniu cerca de 600 pessoas no salão Nobre da Câmara dos Deputados. As iniciativas são capitaneadas, respectivamente, pelos deputados federais Célio Studart (PV-CE) e Mauro Nazif (PSB-RO).
Para o deputado Célio Studart (PV-CE), presidente da Frente Mista em Defesa da Enfermagem, é notória a dedicação destes profissionais, bem como o pouco reconhecimento da categoria, seja por meio de valorização e melhores condições de trabalho, seja por meio de remuneração salarial digna. “Me causa estranhamento qualquer discurso pro saúde ou que fale em melhoria da saúde do Brasil ao mesmo tempo que destrata e não respeita a Enfermagem. Isso é hipocrisia, sobretudo quando se desconsideram 2 milhões de profissionais que estão na ponta, salvando vidas, de manhã, de tarde e de noite”, enfatizou Studart.
Com cerca de dois milhões de profissionais espalhados por todo o país, o segmento profissional luta desde o início dos anos 2000 pela redução da jornada para 30h semanais. Dentre as diversas reclamações da categoria, está ainda a falta do piso salarial unificado nacionalmente, bem como a destinação de lugares adequados ao repouso durante as extensas jornadas de trabalho. Existem diversas iniciativas tramitando no Congresso Nacional, já aprovadas em comissões nas duas casas.
“Não cumprimos no Brasil, nem de perto, o que preconiza a OMS em número de enfermeiros por habitantes. Quem defende brasileiro, a saúde do povo brasileiro, não pode ser contra a enfermagem. A enfermagem não tem faltado ao país, mas o Brasil tem faltado com a enfermagem”, finalizou Célio.
Estiveram presentes na solenidade representantes dos sindicatos regionais, membros do Conselho Federal de Enfermagem, Federação Nacional Dos Enfermeiros, Associação Brasileira De Enfermagem, Confederação Nacional Dos Trabalhadores Na Saúde, dentre outras instituições e membros que compõem o Fórum Nacional das Entidades da Enfermagem.
Grupo de Trabalho 
Após realização da agenda com enfermeiros, Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, recebeu os deputados e representantes das entidades para debater o pedido de inclusão do PL 2295 na pauta do plenário. O projeto, que trata da redução da jornada das 30h, tramita desde 2000, tendo sido aprovado em diversas comissões e no Senado Federal. Maia sinalizou a criação de um grupo de trabalho para se debruçar, de forma mais célere, sobre a proposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário