A posse de Zé Candim*


Prof. Cândido Albuquerque assume cargo de reitor da UFC 
O Prof. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque assumiu, na tarde desta sexta-feira (23), o cargo de reitor da Universidade Federal do Ceará, recebendo-o das mãos do Prof. Henry de Holanda Campos. A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu às 15h30min na sala da Diretoria da Faculdade de Direito. O novo reitor da UFC exercerá mandato de quatro anos.

Como primeiro ato na condição de reitor, Cândido Albuquerque nomeou seu vice, José Glauco Lobo Filho, professor da Faculdade de Medicina. 

Em uma cerimônia breve, o novo reitor afirmou que fará “um trabalho de extrema qualidade” à frente da Instituição. “Agora, nós temos um único objetivo: engrandecer o nome da nossa UFC. Torná-lo cada vez maior, uma universidade que é uma referência no Brasil exatamente pela qualidade do seu corpo docente, do corpo discente e do corpo de servidores técnico-administrativos”, defendeu.

Cândido afirmou assumir a administração da Universidade de forma tranquila por “conhecer muito bem a comunidade acadêmica”. Ele elogiou o trabalho realizado nos últimos quatro anos pelo Prof. Henry Campos, caracterizando-o como pessoa de “grande envergadura ética, moral e intelectual”. “Recebo uma universidade extremamente bem administrada. Uma herança bendita, como se diz, uma herança da melhor qualidade, graças a esse empenho. A vida do Henry não pode ser contada sem a UFC, e a história da UFC também não pode ser contada sem se falar do Prof. Henry”, disse.

O Prof. Henry Campos, por sua vez, desejou uma administração de sucesso ao novo reitor. Ressaltou os principais avanços da Universidade ao longo de sua gestão, reconhecidos nos rankings nacionais e internacionais que avaliam a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação, além dos resultados reconhecidos na área de governança. Do legado que deixa ao novo reitor, Henry Campos enfatizou o compromisso social da UFC como o maior deles. 

“Eu diria que esse compromisso social é muito presente hoje na Universidade. As parcerias com o Governo do Estado, com a Prefeitura, a confiança depositada ao nos entregar o Ceará 2050, que vai continuar em sua gestão, o Fortaleza 2040, do qual nós somos fiéis depositários, e um sem número de coisas… O processo de internacionalização avançou muito, o parque tecnológico, enfim, tem muitas perspectivas boas, e eu tenho certeza de que, sob o comando de vocês, a Universidade vai continuar neste ritmo de ascensão”, afirmou Henry Campos, destacando que deixa toda a sua equipe à disposição da nova gestão.

CÂNDIDO ALBUQUERQUE – O Prof. Cândido Albuquerque foi nomeado reitor da UFC na última segunda-feira (19), por meio de decreto publicado em edição extra do Diário Oficial da União assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. Na quinta-feira (22), tomou posse como reitor em Brasília. 

Cândido Albuquerque é docente da UFC desde 1991, lecionando a disciplina Direito Penal na graduação e na pós-graduação da Faculdade de Direito. Foi chefe do Departamento de Direito Público daquela Faculdade, de 1998 a 2002 e de 2008 a 2011, e coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da UFC de 2010 a 2011.

Foi, ainda, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Ceará, no triênio 1995-1997; conselheiro Federal da OAB, eleito para o triênio 2013-2015, além de sócio-fundador do escritório Cândido Albuquerque Advogados Associados (sediado em Fortaleza desde 1981), dentre outros cargos. 

*Zé Candim* é como carinhosamente os amigos, colegas e gente da intimidade do advogado Candido Albuquerque o traram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário