A Missa do dia 20


Ministério Público arquiva denúncia contra transmissão da Missa do Padre Cicero

Por Fábio Venturi

Denuncia feita junto ao Ministério Público Estadual de Juazeiro do Norte, pedindo a suspensão da transmissão da Missa do Padre Cicero pela TV, foi arquivada pelo Promotor de Justiça da José Silderlandio do Nascimento da 7a Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte/CE. Segundo a denúncia, a Prefeitura de Juazeiro do Norte não poderia investir no evento, porque o país é laico e seria um desperdício de dinheiro público.  A Missa do Padre Cicero é um evento que acontece todo dia 20 de cada mês desde o ano de 1934, sempre às 06:00h. Desde os anos 70 a missa era transmitida pelas rádios, mas, nos últimos dez anos, a TV começou a transmitir ao vivo para o Brasil e o mundo. Foi na primeira administração do prefeito Raimundo Macedo que a missa começou s ser transmitida pela TV. Isso, de certa forma, incomoda pessoas que nunca fizeram nada por Juazeiro do Norte e não tem o menor interesse em ver a cidade crescendo e se desenvolvendo ano a ano.

Na decisão do Ministério Público cearense, o promotor José Silderlandio entendeu que o convênio firmado entre a prefeitura de Juazeiro do Norte e a Fundação Padre Cicero de Televisão, não fere a laicidade  garantida pela Constituição Federal e foi, inclusive, aprovado pela Câmara Municipal. O promotor fundamentou ainda em sua decisão que "o município de Juazeiro do Norte tem sua economia fundada principalmente no turismo religioso, que promove esse município a nível nacional, trazendo renda para as famílias juazeirenses". Finalizando o promotor disse  que "conforme analise na documentação, não foram evidenciadas irregularidades no convênio e nem foi identificado desvio de recursos público na execução dos serviços". A laicidade, segundo o promotor, nada mais é que uma forma de proteção de todas as manifestações religiosas. 

Para o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Juazeiro do Norte, Jose Nildo Rodrigues, esse tipo de denúncia, a exemplo de muitas feitas junto as Promotorias de Justiça, nada mais é que um enorme desserviço a cidade e as pessoas que aqui vivem e trabalham honestamente. Segundo Nildo Rodrigues, cada cidade que possui um ícone, a exemplo de Juazeiro do Norte, tem que procurar divulgar onde for possível e tiver espaço. "Na Paraíba, por exemplo, a cidade de Souza ficou conhecida como a terra dos dinossauros. Em Varginha, Minas Gerais, tem a história do extra terrestre que por lá teria aparecido" afirmou Dr. Nildo, ressaltando que aqui no Ceará temos a cidade de Canindé com sua devoção a Sāo Francisco e em Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, o municipio e o Governo Federal investiram muito no monumento de Santa Clara, um dos maiores do mundo. 

Para o prefeito José Arnon Cruz Bezerra, "toda vez que Juazeiro do Norte é mostrado na TV a nível nacional, isso nos trás mais turistas e reforça nossa economia ainda mais. Nossa cidade é a única em todo país que tem um evento todos os meses na mesma data e horário, vista no Brasil  por um pool de emissoras de TV, sendo captada ainda nas mais diversas plataformas da internet em todo mundo". O prefeito aplaudiu a decisão do Ministério Público em arquivar esse tipo de denúncia, uma vez que Juazeiro do Norte foi e sempre diferente, graça ao Padre Cicero Romão Batista. A prova disso, segundo Arnon Bezerra, está no monumento do Padre Cicero na colina do horto, que este ano celebra seus 50 anos de edificado, atraindo a cada ano mais romeiros e turistas de todas as partes do Brasil e do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário