Quem manda?

Nova Medida Provisória de Bolsonaro transfere mais uma vez a atribuição de demarcar de Terras Indígenas para o Ministério da Agricultura. O Congresso havia desfeito uma série de mudanças na estrutura do governo federal, inclusive a transferência da Funai para longe do Ministério da Justiça onde sempre esteve. Na transferência, o órgão perdia a demarcação para o ministério da agricultura, sonho dourado da banda podre da bancada ruralista. A Funai voltou para a Justiça, mas os ruralistas não deixaram a demarcação seguir o mesmo caminho. Vários políticos e analistas levantaram um questionamento constitucional, uma vez que o parágrafo 10 do artigo 62º da Constituição diz que "é vedada a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo." O que parece ser o caso.
A deputada bolsonarista Joice Hasselmann discorda: “Me parece pouco provável que toda equipe do governo, a equipe da Casa Civil, a equipe de profissionais de direito em torno do presidente tenha costurado um decreto inconstitucional (sic)”. Pela quantidade de trapalhadas que esse governo já fez, isto não seria espantoso.
Mesmo assim, Bolsonaro disse raivoso que não assinaria uma única demarcação, repetindo que índio já tem terra demais.
O Globo e o UOL comentaram e o Valor publicou matérias sobre a MP, com a deputada Joice e com a promessa do presidente.
A Rede Brasil Atual publicou uma matéria mostrando o quanto da agenda ruralista já foi cumprida pelo presidente até o final de maio.
O twitter do @Climainfonews tem uma thread sobre a notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário