Movidos a gás natural

Governo do Ceará usará Gás Natural Renovável em sua frota de veículos

Carros da Secretaria do Meio Ambiente serão entregues nesta quarta, 9h, na Cegás

Um ato simbólico na sede da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), na Av. Washington Soares, 6475 – próximo à Casa José de Alencar, nesta quarta-feira (19/6), às 9h, marcará o início de uma mudança gradual no combustível utilizado pela frota de veículos do governo do Estado. Seis carros da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA) tiveram seus sistemas adaptados e serão os primeiros a usar Gás Natural Renovável (GNR). Atualmente, o GNR responde por 15% da composição do gás natural veicular distribuído pela Cegás.

Para o titular da SEMA, Artur Bruno, trata-se de “um grande avanço ambiental e econômico. O governo Camilo Santana dá mais um exemplo de sustentabilidade ao país e, ao mesmo tempo, faremos uma economia estimada de um tanque de combustível por veículo por mês”, ressaltou. Hugo Figueirêdo, diretor-presidente da Cegás, lembra que foi a empresa cearense foi a primeira distribuidora no Brasil a injetar na sua rede de gasodutos, a partir de dezembro de 2017, GNR produzido do lixo.

Por sua vez, a usina da GNR Fortaleza contribui para a redução de gases do efeito estufa. Desta forma, a empresa foi certificada para comercializar créditos de carbono, espécie de moeda ambiental criada a partir da assinatura do Protocolo de Quioto, em 1997.

O projeto se adequa à Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada e sancionada em 2010, e à Política Estadual de Resíduos Sólidos do Ceará, de 2016, uma vez que o aterro recebe diariamente cerca de 3 mil toneladas de resíduos sólidos domiciliares, os quais são convertidos em biogás pela ação bacteriana e purificados em planta industrial para gerar o GNR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário