Diálogo é sempre saudavel

Encontro da Comissão Especial com a FIEC  promove o diálogo institucional

A Comissão Especial de Desenvolvimento das Regiões de Planejamento, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL), presidida pelo deputado Salmito (PDT), esteve reunida, nesta semana com o presidente eleito da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante.

Durante o encontro, os parlamentares conheceram o Observatório da Indústria da FIEC e os projetos desenvolvidos, a exemplo das Rotas Estratégicas Setoriais e o Masterplan, além das casas de serviço SENAI, SESI e IEL Ceará.
 
Estiveram presentes ao evento os deputados Romeu Aldigueri (PDT), Marcos Sobreira (PDT), Guilherme Landim (PDT) e Sérgio Aguiar (PDT), além da equipe gestora da Universidade do Parlamento (UNIPACE), atualmente presidida pelo deputado Salmito.

O presidente da Comissão Especial, deputado Salmito , agradeceu a visita, a qual destacou como extremamente positiva e com expectativas alvissareiras. “Quero, inclusive, parabenizar o presidente Beto Studart e sua equipe. A FIEC tem ferramentase o Observatório da Indústria é uma dessas ferramentas que reúne informações atualizadas, com fontes oficiais e consistentes de cada município-, com o perfil social, demográfico, econômico e educacional, seja educacional tradicional ou formal, seja da educação profissional de cada um dos 184 municípios, e também regional de cada uma das 14 Regiões de Planejamento do Estado do Ceará”, pontuou o deputado. 

Ainda segundo Salmito, o colegiado esteve na FIEC para conhecer essa ferramenta e, assim, interagir, no caso do desenvolvimento econômico no segmento industrial, que é o que interessa à Federação e, também, conhecer a própria ferramenta, que pode estar a serviço do interesse público, da AL, e da Comissão. “A visita foi muito proveitosa, um diálogo respeitoso, buscando o interesse público, na perspectiva do desenvolvimento, no caso, regional, das Regiões de Planejamento do Estado do Ceará”, destacou o parlamentar.

O presidente eleito Ricardo Cavalcante destacou a importância do relacionamento da federação com a sociedade. Ele enalteceu a visita da Comissão, articulada pelo deputado Salmito, e apontou que o parlamento é um importante instrumento dessa articulação por ser composto de pessoas que representam a sociedade. Cavalcante colocou a FIEC à disposição do Parlamento para colaborar no que for preciso em prol do desenvolvimento do estado, já que esse desenvolvimento representa também a evolução das empresas e da economia, em geral. 

Durante a reunião, houve apresentação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), feita pelo diretor regional, Paulo André Holanda, que destacou os projetos e números das várias áreas de atuação do SENAI. Em seguida, a superintendente regional do SESI Ceará, Veridiana Soárez, apresentou o Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) ressaltando os programas desenvolvidos pela instituição e a gerente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), Beatriz Barreira, explicou a atuação do IEL Ceará.

Ao final, o Observatório da Indústria foi apresentado pelo gerente Guilherme Muchale. Esse Observatório tem a missão de contribuir para o desenvolvimento industrial do Ceará por meio da geração, uso e disseminação de conhecimento especializado. Para tanto, disponibiliza plataforma com informações socioeconômicas, de mercado, tecnológicas e de comércio exterior, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário