Capacitação é voltada para representantes de instituições de ensino do Ceará
O Ministério Público Federal (MPF) no Ceará promoverá a oficina Segurança, Ética e Cidadania na Internet: educando para boas escolhas online. Marcada para o dia 21 de maio, das 8h às 12h, a capacitação é voltada para educadores do ensino básico de instituições das redes pública e privada do Ceará, além de profissionais da coordenação de serviços sociais e de saúde do estado.

O objetivo principal do curso é capacitar os participantes para abordagem em sala de aula sobre o uso da internet com respeito à cidadania e aos direitos humanos. A formação para esse público é regida pelo artigo 26 do Marco Civil da Internet no Brasil: “O cumprimento do dever constitucional do Estado na prestação da educação, em todos os níveis de ensino, inclui a capacitação, integrada a outras práticas educacionais, para o uso seguro, consciente e responsável da internet como ferramenta para o exercício da cidadania, a promoção da cultura e o desenvolvimento tecnológico".

Cyberbullying, compartilhamento de imagens íntimas, reputação digital, jogos violentos e segurança digital serão temas tratados no encontro. Os participantes terão a oportunidade de refletir sobre as possibilidades de articulação desta oficina com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), buscando somar esforços para ampliar a capacidade de utilização crítica das mídias digitais no Brasil.

Quem conduzirá o curso é Rodrigo Nejm, doutor em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com doutorado sanduíche na Universidade de Paris V e na Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (EHESS) em 2014, mestre em Gestão e Desenvolvimento Social pelo Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social  (UFBA) e graduado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Realiza pós-doutoramento em Psicologia Social no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFBA) pesquisando dinâmicas interacionais nos ambientes digitais, colabora como psicólogo e diretor de educação da SaferNet Brasil.

Os convites para cada representante foram enviados por ofício do procurador-chefe do MPF, devendo os convidados confirmarem as participações através do e-mail prce-se@mpf.mp.br.

SERVIÇO:
Oficina Segurança, Ética e Cidadania na Internet: educando para boas escolhas online
Data: 21 de maio
Hora: 8h às 12h
Local: auditório do MPF

Nenhum comentário:

Postar um comentário