Feriadão nas estradas

Operação Semana Santa: Ceará contará com o reforço de quase 1.500 agentes durante

A iniciativa visa reforçar o policiamento e resgate nos municípios cearenses e nas estradas estaduais durante o feriadão

Durante a Operação Semana Santa 2019, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) empregará, diariamente, cerca de 1.500 profissionais, que atuarão das 18 horas de ontem, quinta-feira (18) até as 6 horas da segunda-feira (22). A iniciativa visa reforçar o policiamento e resgate nos municípios cearenses e nas estradas estaduais durante o feriadão. O efetivo empregado contará com equipes de policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e profissionais da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). A SSPDS preparou um plano operacional para os cinco dias de serviço, apresentado em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (17), na sede da SSPDS.
Governo do Estado do Ceará
A operação vai contar diariamente com equipes das coordenadorias Integradas de Planejamento Operacional (Copol), de Inteligência (Coin) da SSPDS e de Operações Aéreas (Ciopaer), que realizará o patrulhamento aéreo com duas novas aeronaves, recentemente adquiridas pelo Governo do Estado do Ceará. Com suas ações ampliadas no Estado, a atuação Ciopaer se destaca, em especial, pelos voos noturnos por meio das câmeras infravermelhas. Todas as bases (Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte e Quixadá) estarão em funcionamento.
Pelas vinculadas, serão empregadas equipes das Polícia Militar do Estado (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Perícia Forense (Pefoce). Durante o feriado, não haverá alteração do efetivo ordinário em decorrência das movimentações dos efetivos das forças de segurança.
A Polícia Militar terá reforço no efetivo em Fortaleza e em 103 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e Interior do Estado. Enquanto isso, todas as 32 delegacias 24 horas do Estado funcionarão em regime de plantão. No Interior, o contingente extra nas unidades da Polícia Civil será enviado para Acaraú, Baturité, Camocim, Jaguaribe, Paraipaba, Senador Pompeu, e Tianguá. Nos dias 18 e 19 de abril, a Delegacia Metropolitana de Pacatuba estará em funcionamento, em ocasião da encenação da Paixão de Cristo, que será realizado na cidade.
As ações do Corpo de Bombeiros Militar serão intensificadas em toda a orla de Fortaleza, com reforço na Praia do Futuro e na Barra do Ceará. Na Região Metropolitana, nos municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Maracanaú, Maranguape, Aquiraz, Cascavel, Horizonte e Pacajus, a atuação dos bombeiros também será fortalecida, assim como nas demais Áreas Integradas se Segurança que compreendem todo o Estado. No total, serão 40 cidades reforçadas por equipes bombeirísticas. Aeronaves da Ciopaer darão apoio diário às ações de policiamento, resgate e aeromédico.
CEs
O reforço policial também vai se estender às estradas estaduais, com a atuação diária do efetivo do Batalhão de Polícia de Trânsito e Rodoviário Estadual (BPRE), em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). Em cada dia do feriado prolongado, o BPRE vai utilizar 48 motos, 21 guinchos, 42 viaturas, distribuídos em 27 pontos fixos e 68 postos avançados. A operação tem o objetivo de intensificar as fiscalizações, além da guarda preventiva e ostensiva, uma vez que o feriado estendido traz grande movimentação nas estradas e nos municípios do interior do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário