Digitalizando a vacinação

Deputada Aderlânia propõe “Cartão Digital de Vacinação” no Ceará

A ideia, segundo a parlamentar, é otimizar as ações sanitárias, conscientizar a população e economizar na compra adequada de vacinas._

A deputada Aderlânia Noronha (SD) apresentou na Assembleia Legislativa, o projeto de indicação nº 64/2019, que dispõe sobre a criação do Cartão Digital de Vacinação e do Banco de Dados para armazenamento de informações no âmbito do Estado do Ceará.

O Cartão Digital de Vacinação deverá utilizar recursos computacionais para cadastrar informações de vacinação, contendo, dentre outros dados, o local, o lote de fabricação, data de vacinação e fabricante.

Aderlânia explica ainda que os dados referentes à vacinação deverão ser salvos eletronicamente em um banco de dados, tanto pelo sistema público, quanto pelo sistema privado, sendo disponibilizados de forma eletrônica e via internet, por meio, inclusive, de aparelhos smartphone.

_“Os dados armazenados devem ser utilizados para o planejamento de ações sanitárias, promoção de campanhas de conscientização, aquisições de vacinas e sua administração de forma adequada.”_ esclareceu a parlamentar.

O projeto prevê ainda que a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará será a responsável pela criação do Cartão Digital de Vacinação e do Banco de Dados para armazenamento de informações, bem como pelo treinamento dos profissionais para que possam atualizar esse banco de dados.

*DESAFIO*
_“As doenças endêmicas preocupam a saúde pública há muito tempo. As grandes endemias constituem hoje um dos maiores desafios, uma vez que atingem principalmente pessoas menos favorecidas”_ - destaca Aderlânia.

Diante da importância da questão, ela justifica que o Cartão Digital vai resolver o excesso de problemas que os cartões impressos apresentam, como por exemplo, a perda de carteiras, livros velhos inelegíveis e estragados de registro de vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário