UBER E SIMILARES

Guilherme quer garantir vagas para embarque e desembarque em carros de aplicativos em aeroportos, rodoviárias e portos 

O vereador Guilherme Sampaio (Partido dos Trabalhadores) deu entrada em emenda à projeto de lei de sua autoria, propondo a criação de vagas para veículos de transporte por aplicativo, como uber e similares, em aeroportos, rodoviárias e no terminal marítimo de passageiros. A lei também prevê que a Prefeitura possa estender estas vagas para outros locais de grande movimento de público onde julgar necessário. 
Primeiro vereador a defender a regulamentação da atividade e do serviço de transporte por aplicativos na Capital na atual legislatura, Guilherme explica que muitas cidades do País já possuem espaços de embarque e desembarque voltados para este tipo de condução e para os passageiros que optarem pelos mesmos. 
"Ao ser regulamentada em nossa cidade, esta atividade necessita de algumas adequações para o maior conforto do usuário, uma vez que já faz parte do cotidiano o uso deste serviço por muitas pessoas", explica o vereador, que apresentará os detalhes da proposta durante a sessão plenária desta quarta-feira na Câmara Municipal. 
A iniciativa de destinação das vagas em terminais de grande fluxo integra o mesmo projeto que busca combater a exploração de passageiros por meio da chamada "tarifa dinâmica" em momentos de calamidade pública ou de paralisação dos serviços de transporte público. Esta medida surgiu após moradores da cidade se sentirem lesados durante os ataques ocorridos durante o mês de janeiro. Como noticiado pela imprensa, algumas pessoas chegaram a pagar cinco vezes mais o valor de uma corrida em dias normais para os mesmos trajetos. A proposta não é contra a aplicação das chamadas "tarifas dinâmicas", mas é contrária à exploração dos usuários por parte das e empresas de transporte por aplicativos exclusivamente nos raros momentos de crise urbana em que o transporte público tem sua frota reduzida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário