Primeira infancia


PREFEITURA DE FORTALEZA QUER PREMIAR POSTOS DE SAÚDE QUE CUIDAM DA PRIMEIRA INFÂNCIA

O prefeito Roberto Cláudio assinou convênio para o desenvolvimento de ações de monitoramento, avaliação e certificação de metas programáticas dos Postos de Saúde inscritos no Programa Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI), bem como a promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, em especial o direito à Saúde.
Acompanhado da primeira-dama Carol Bezerra, o prefeito participou da programação do 1º Seminário da Unidade Amiga da Primeira Infância, realizado no Teatro São José. O convênio foi celebrado entre a Prefeitura de Fortaleza, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Associação Brasileira de Enfermagem Secção Ceará e a Sociedade Cearense de Pediatria.
“A ideia é termos os dez mandamentos dos cuidados básicos para a infância como um protocolo e prática cotidiana dos Postos de Saúde. Isso envolve o pré-natal, a puericultura, a vacinação, cuidados que são fundamentais e imprescindíveis. Se eles tiverem acontecendo de forma eficiente, cumprindo todas as etapas, a gente tem certeza que um dos elementos importantes para o desenvolvimento da primeira infância vai estar acontecendo de forma adequada, que é o acesso à saúde”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio.
A novidade possibilitou também a criação de selo de certificação para a realização das boas práticas na área. “O Unicef é um parceiro fundamental dessa iniciativa e, a partir de agora, vamos lançar um selo para as unidades que conseguirem atingir de forma adequada os dez mandamentos para o bem-estar de crianças. O Unicef concederá esse Selo de Unidade Amigo da Primeira Infância, atestando que ela está adequadamente acompanhando e acolhendo essas crianças no melhor que é recomendado pela saúde pública e medicina”, completou o Prefeito.
A iniciativa tem como intuito fortalecer as ações de saúde e o desenvolvimento adequado na Primeira Infância, por meio das quais os parceiros acompanharão dez metas relacionadas a serviços básicos de puericultura, resultando em certificação e reconhecimento daqueles postos que obtiverem bom desempenho no cuidado à criança nos seus primeiros mil dias de vida. Dentro da parceria, o Unicef prestará apoio e assistência técnica ao Município. Já a Socep e ABEn-CE certificarão os postos de saúde que alcançarem as metas e que serão reconhecidos Unidade Amiga da Primeira Infância.
“Esta é mais uma ação voltada para a Primeira Infância. Os primeiros mil dias da criança, aproximadamente até os três anos, são fundamentais para o desenvolvimento delas. Uma criança que é bem cuidada, bem assistida nesse período, terá benefícios que se perpetuarão por toda a vida”, afirmou primeira-dama Carol Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário