Coluna do blog


Pra que serve um deputado
Novatos, mas não tão novatos assim na política, chegam à Assembleia do Estado, no Ceará e, às vezes se assustam com o ambiente. É tudo, ou quase tudo novo, muito novo e diferente seja de uma vereança de interior, uma prefeitura pequena, uma secretaria de estado ou um cargo público que ordene despesas.É diferente. Aí tem uns que trocam os pés pelas mãos e vão ao meio fio, como a desafiar o mundo ou mostrar que suas necessidades não são bem aquelas a que se prestam um deputado no seu papel. Palco de grandes nomes, onde pontuaram baluartes a Assembleia do Ceará tem perdido nos últimos, em qualidade, cultura, erudição e até em foco. Mas há luzes. Gente nova  que sabe a que veio. Marcos Sobreira é um deles neste começo de legislatura. Como se tivesse um baú de projetos e uma cabeça fervilhando de idéias,acaba de registrar projeto de lei complementar em que dispõe sobre a criação da "Região Metropolitana Centro Sul,cria o COnselho de Desenvolvimento e Integração da área e altera a composição das Microssegiões do Estado do Ceará". Sobreira quer juntar Acopiara, Baixio,Carius,Catarina,Cedro,Icó,Iguatu,Ipaumirim, Jucás, Orós, Quixelo, Saboeiro e Umari para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum, a Metropolitana com Iguatu ao centro.Isso e bom. Há vida inteligente no parlamento.

A frase: "Já tive muitos amigos, hoje eu só conheço muita gente!" Chico Pacatuba, sobralense, no Beco do Cotovelo.

Guilherme Landim oficiallizado lider (Nota da foto)
Guilerme Landim chega à Assembleia do Ceará e já assume a liderança do PDT,o partido majoritário na Casa. Landim, ex-Prefeito de Brejo Santo. O Comitê de Imnprensa foi o palco da apresentação de Guilherme no fs.

O preço da traição
A senadora Simone Tebet (MDB-MS) foi eleita presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, por aclamação. A vice-presidência será ocupada pelo senador Jorginho Mello (PR-SC). Pouco importa quem foi o traído.

A reboque do governo
A CCJ é considerada a mais importante comissão dentro do Senado, pois é a responsável por opinar sobre a constitucionalidade, a juridicidade e a regimentalidade das matérias que lhe são submetidas.

Migalhas
Carguinhos de segunda categoria, sub de sub, estão sendo distribuidos a conta-gotas e com indisfarçavel má vontade àqueles que não liberaram seus votos de afronta à justiça brasileira.para cameras. Vale bravata. Vale desafio. Vale...o escrito.

Surpresa!
 "...fomos surpreendidos com a suspensão das tarifas antidumping cobradas sobre a importação de leite em pó, integral e desnatado da União Européia e da Nova Zelândia. " O surpreendido foi o vereador Gardel Rolim do  (PPL) do Ceará.

Santa inocência
Essas tarifas eram cobradas desde 2001 e protegiam os produtores nacionais, garantindo preços estáveis no mercado interno.Cobrando o la de fora o leite daqui dava pra sobrar uma ponta. Acabou o lucro local, emprego.

Sai-não-sai
O deputado Fernando Hugo anunciou licença médica. No lugar dele entra Duquinha na Assembleia do Estado.Está esperando a formatação das COmissões da Casa e o laudo de um exame que estaria vindo de São Paulo. -Quero sair sem deixar rabo, disse.

Dependência
Dizem que assim que Hugo pegar o beco de licença, a Prefeitura de Fortaleza fornalizaria convite a dois outros deputados estaduais para seus quadros. Seriam abertos os caminhos para Oriel Nunes,filho e Ferreira Aragão,outros suplentes.

Na verdade...
O que se sabe, nos bastidores, é que esses suplentes poderão estar com assento na Assembleia até o fim deste mês, que por sinal só tem 28 dias. Como o mês é indivizivel no quesito remuneração...

Cidadania
A vereadora Priscila Costa, da Câmara Municipal de Fortaleza, acaba de requerer o título de cidadã honorária da capital cearense para a senhora Michele Bolsonaro, mulher do excelentíssimo senhor presidente da república, Jair Messias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário