Bom dia

Campus da UFC em Quixadá realiza aula inaugural de seu primeiro mestrado

A comunidade acadêmica do Campus de Quixadá da Universidade Federal do Ceará se reuniu, na tarde dessa quarta-feira (20), para um momento histórico da unidade: a aula inaugural do primeiro mestrado daquele campus – o do Programa de Pós-Graduação em Computação (PCOMP). Com o tema "Desafios em pesquisa em engenharia de software: como construir uma rede de colaboração", a aula foi ministrada por Alessandro Garcia, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Segundo o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, um dos destaques do novo mestrado em Computação em Quixadá é a interiorização da pesquisa, ao lado de diversos prêmios conquistados nos últimos anos por estudantes em competições nacionais e internacionais, como maratonas de programação e eventos de empreendedorismo. Ele parabenizou também a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e a equipe de docentes que elaborou o projeto de criação do curso.   

"É um momento muito importante para a Universidade, principalmente para o Campus de Quixadá com o Mestrado em Computação, que reafirma a consolidação de 12 anos do campus. Temos cursos de graduação bem avaliados e uma relação muito profícua com várias empresas estrangeiras da área de tecnologia da informação e comunicação (TIC)", avaliou o reitor. 

Veja outras imagens da aula inaugural no Flickr da UFC: https://bit.ly/2tv2vjb

Para o coordenador do PCOMP, Prof. Arthur Callado, a expectativa era grande para o início das atividades letivas. De acordo com ele, todos os aprovados da primeira turma obtiveram excelentes notas no Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (POSCOMP, https://bit.ly/2BNTIgA), organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Apesar de não ser obrigatório, o êxito nessa prova auxilia os candidatos na classificação do processo seletivo. "Espero dedicação dos alunos ao curso e bons trabalhos que resultem em publicações científicas de relevância internacional", projetou.

MESTRADO – Primeiro mestrado do Campus da UFC em Quixadá, o curso foi aprovado em outubro de 2018 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O programa conta com três linhas de pesquisa: Algoritmos e Teoria da Computação; Engenharia de Software e Metodologias, e Sistemas de Computação.

O curso é diurno, com duração de dois anos. A seleção da primeira turma contou com 109 candidatos inscritos, dos quais 53 foram considerados aptos. Destes, 17 foram selecionados (https://bit.ly/2GDGTd2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário