Bom dia

CSP e Sebrae abrem novas vagas para o Programa Território Empreendedor

Quando criança, Daylla Costa trocava a brincadeira com suas bonecas para pentear os cabelos de sua mãe, a dona de casa Ana Célia. Aos 12 anos, ela passou a cortar os cabelos de pessoas da família. A habilidade de cuidar do visual das pessoas se tornou a sua profissão e hoje, aos 30 anos, é referência nesta atividade na sede de São Gonçalo do Amarante. Mas para tocar seu salão de beleza, ela percebeu que precisava de algo mais. Por isso, Daylla foi uma das mais de 1000 pessoas que participaram do programa Território Empreendedor, realizado pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (SEBRAE-CE) e apoio da prefeitura de São Gonçalo do Amarante.

O Território Empreendedor está com 50 novas vagas para empresários das áreas de beleza e gastronomia que queiram aprimorar seus conhecimentos e alavancar seus negócios. As inscrições para os cursos podem ser feitas no site cspecem.com ou presencialmente na Casa do Empreendedor de São Gonçalo do Amarante, de 18 de fevereiro a 12 de março.

O programa é gratuito e tem o objetivo de incentivar o empreendedorismo na região onde a siderúrgica está instalada. Além de capacitações em noções básicas de gestão, os participantes terão acesso à formação sobre gestão de produtos, oficinas de aperfeiçoamento técnico e gerencial, além de consultorias e orientações para acesso a crédito para ampliar suas vendas e mercado. 

A gerente de Relações com Comunidade da CSP, Cristiane Peres, ressalta que o programa faz parte de um dos valores da empresa: o desenvolvimento regional sustentável. “É visível a vocação da região para o empreendedorismo. Nós queremos dar nossa contribuição efetiva para impulsionar negócios que já existem e também formar novos empreendedores. As novas vagas são uma importante oportunidade a ser aproveitada pelas pessoas da região”.

O superintendente do SEBRAE-CE, Joaquim Cartaxo, reforça a importância da parceria entre a CSP e o SEBRAE para a execução do programa. “As capacitações oferecidas pelo Território Empreendedor são importantes ferramentas para ajudar as pessoas da região a transformarem seus sonhos de abrir uma empresa em realidade. Os resultados desta parceria entre Sebrae e CSP já podem ser percebidos a partir do surgimento de novos negócios na região e na melhoria das condições de vida dos participantes de etapas anteriores do programa”. 

Gastronomia em foco
Interessada em se especializar ainda mais na sua produção de bolos e doces, Lucília Batista, 60 anos, também fez parte do Território Empreendedor em 2018. “Eu sempre gostei de fazer bolos, mas nunca rentabilizava. Com o curso, conheci novos ingredientes, temperos, aprendi a melhor forma de economizar e quanto cobrar aos meus fregueses”, relata.

Para Lucília, houve uma mudança de mentalidade e oportunidade na região em função das oportunidades que surgiram. “Antes, quem quisesse se especializar precisava ir para outra cidade e utilizar o próprio dinheiro. Agora, a gente tem a chance que desejava para estudar e aprender mais”, ressaltou a moradora de Colônia.

Formais, informais, rurais e alunos
O Território Empreendedor, em parceria com o SEBRAE-CE e Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, foi lançado em 2016. Este ano, o programa entra na quarta etapa de cursos. Em 2018, foram beneficiados empreendedores formais e informais, potenciais empreendedores, empreendedores rurais e alunos das escolas públicas da região. 

> Serviço:
50 vagas para o Programa Território Empreendedor

Inscrições e informações: cspecem.com ou presencialmente na Casa do Empreendedor de São Gonçalo do Amarante.
São 25 vagas para a área de Beleza e 25 vagas para a área de Gastronomia.

Público-alvo: Empreendedores formais, informais ou potenciais empreendedores dos municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia. O foco são empreendedores que já atuam na área.

Período de inscrição: De 18 de fevereiro a 12 de março.

Matrícula e aula inaugural: Março/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário