Tunel novo na vida cearense

Tráfego de veículos no túnel longitudinal da Via Expressa é liberado

O tráfego de veículos no túnel longitudinal da Via Expressa, construído na Avenida Almirante Henrique Sabóia, no trecho entre as Avenidas Padre Antônio Tomás e Santos Dumont, no bairro Papicu (Regional II), está liberado, permitindo a passagem de veículos e facilitando o trânsito. O governador Camilo Santana, acompanhado do prefeito da capital cearense, Roberto Cláudio, participou da entrega da obra, na manhã deste sábado (22), como parte do programa Juntos Por Fortaleza.
Marcos Studart
Na ocasião, o chefe do Executivo garantiu que o trecho vai permitir uma maior fluidez ao trânsito e também conferir agilidade a outras obras. “Esse é um dos maiores importantes corredores para o setor hoteleiro da cidade. Como o nome já diz, se chama Via Expressa pois exige rapidez. Essa obra vai garantir com que as pessoas tenham uma mobilidade maior e melhor. Fortaleza está se tornando cada vez mais referência em termos de mobilidade urbana. O túnel vai ajudar muito as obras do VLT e a tendência é que nos próximos anos tenhamos o maior trecho metroviário de uma capital no país”.
O túnel longitudinal possui 370m de comprimento, com 74m cobertos, além de quatro faixas de tráfego (sendo duas por sentindo), pista em concreto, ciclovia, iluminação em LED, revestimentos com placa cimentícia e colunas com chapas em alumínio, sendo o primeiro equipamento de infraestrutura a receber esse novo tipo de acabamento.
O novo equipamento teve todas as faixas de tráfego liberadas, em ambos os sentidos da via possibilitando mais agilidade, sem interferências entre a passagem da linha férrea e os veículos.
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, explicou os benefícios das obras para a mobilidade urbana na capital. “Esse é o terceiro túnel que a Via Expressa recebe, um quarto deverá estar sendo entregue entre maio e junho. A importância é múltipla. A primeira é o trânsito. A segunda é que haverá prioridade para o transporte público, numa convergência com a obra do VLT, do Governo do Ceará. Esse também é um eixo de acesso para o setor hoteleiro. Estamos também licitando a duplicação do viaduto do Makro, onde teremos da avenida Abolição até o Aeroporto de Fortaleza um caminho sem semáforos”.
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Raul Araújo, prestou homenagem ao professor Wagner Barreira, que dá nome à obra. “Ao participar orgulhosamente desta inauguração, falando em nome do homenageado, quero agradecer a honraria dos gestores que aprovaram a entrega desse túnel. Wagner Barreira era apreciador da melhor doutrina, passava o dia aprofundando os densos conhecimentos. Professor que a todos conquistava pela naturalidade como acolhia. Hoje é merecedor desta belíssima obra que interage com tantas outras, facilitando a vida dos fortalezenses e dos visitantes da nossa capital”.
Mudanças no trânsito
Além da liberação do tráfego no túnel longitudinal, será permitido ainda o acesso de veículos à alça de retorno construída sobre o túnel da Av. Padre Antônio Tomás. Com isso, os veículos que seguem da Cidade 2000 poderão acessar à Av. Engenheiro Santana Júnior pelo novo retorno ou seguir na Av. dos Jangadeiros, dobrando à direita.

Com a mudança, os condutores que precisavam pegar o desvio da R. Tertuliano Potiguara e Av. Engenheiro Santana Júnior, poderão seguir em frente, utilizando o túnel, para ter acesso à Av. Abolição. Além disso, o acesso à Av. dos Jangadeiros estará liberado, ou seja, quem vem do Aeroporto em direção à Av. Abolição e deseja ter acesso à Av. Dom Luís ou Av. Santos Dumont, poderá seguir pela Av. dos Jangadeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário