Seduc e Peteca realizam I Seminário sobre Protagonismo Juvenil


A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Educação, promoveu nesta terça-feira, 11 de novembro, o I Seminário: O protagonismo Juvenil Refletindo sobre Direitos e Deveres da Criança e Adolescente.
O evento foi realizado pelo Comitê Municipal de Adolescentes na Prevenção e Erradicação do Trabaho Infantil (Comapeti), que atua sob a supervisão do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), no auditório do Memorial Padre Cícero pela manhã e teve como objetivo discutir sobre direitos e deveres da criança e do adolescente e as formas de conscientização, prevenção e erradicação do trabalho infantil.

O público participante do seminário foi de jovens alunos do ensino fundamental 2, professores e membros dos núcleos gestores de escolas onde o Peteca tem seu foco de ação e conscientização através de ações direcionadas. Também estiveram presentes técnicos pedagógicos da Seduc, a Secretária Interina de Educação, Romênia Botelho, o Prefeito Arnon Bezerra e o Vice-prefeito, Giovanni Sampaio.

A Coordenadora do Peteca pela Seduc, Fátima Teixeira, explica que o objetivo do seminário é levar conscientização sobre os problemas ocasionados pelo trabalho infantil “Nós estamos exercitando plenamente a cidadania desses adolescentes, fazendo a propagação do combate ao trabalho infantil”,

O Promotor da Infância e da Juventude, Dr. Flávio Côrte, acredita que o trabalho infantil é uma violação aos direitos das crianças e adolescentes, muitos gerando riscos de vida ou comprometendo a integridade física e que isso é uma questão cultural que precisa ser combatida. “Lugar de criança e adolescente é na escola. O protagonismo juvenil é essencial, pois coloca o jovem como ator principal, tornando-o agente de transformação, consciente de seu papel na sociedade, de seus direitos e deveres”.

O Prefeito Arnon Bezerra lembrou que nossos atos de cidadania são importantes para o bem-estar dos membros da sociedade e que é preciso que estejamos conscientes de nossos direitos e deveres. “Esse trabalho que a gente vê ganhar asas, que ele se espalhe e prospere pelo mundo afora. Que a gente cuide de nossas casas, de nossas ruas, de nossos bairros e de nossa cidade, para que tenhamos perspectiva de futuro, uma vida adulta tranquila e uma velhice honrada”, ressaltou o prefeito.

Fotos: Hélio Filho

Galeria de fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário