Coluna do blog


Três problemas autoimpostos por uma eventual saída do Brasil do Acordo de Paris
Um dos principais negociadores norte-americanos da era Obama, Jonathan Pershing, listou ao Valor três problemas que o Brasil terá que enfrentar caso a dupla Bolsonaro-Araújo decida tirar o país do Acordo de Paris. O primeiro diz respeito à mudança climática em si, em função da vulnerabilidade climática da produção agropecuária e de sua importância para a economia nacional. O segundo é a perda de relevância do país no contexto internacional, já que o Brasil sempre foi protagonista nas negociações climáticas e influenciou várias decisões; sair do Acordo é deixar que outros decidam o que, de uma forma ou de outra, terá que ser feito. O último diz respeito aos negócios; empresas e países cada vez mais engajados na luta pela estabilização do clima darão preferência a quem estiver batalhando lado a lado.Aliás, faltando menos de dez dias para o encerramento desta legislatura, uma comissão mista do congresso aprovou, a toque de caixa, ‘jabutis’ que reduzem o tamanho dos parques nacionais de São Joaquim e de Brasília e da Floresta Nacional de Brasília. Os textos foram inseridos numa Medida Provisória feita para cuidar de propriedades da extinta Rede Ferroviária Federal apresentada pelo governo em setembro. Segundo o WWF, “existe, ao menos, um problema jurídico nessas emendas: a alteração do grau de proteção, a extinção ou a redução dos limites de parques nacionais e outras unidades de conservação (UCs) não podem ser realizadas por meio de medida provisória.” Caso o plenário do congresso aprove essa medida, com certeza o caso irá parar na justiça.

A frase: "Ser patrão no Brasil é um tormento". Jair Messias, presidente eleito da república.

Medalha pra Adinha (Nota da foto)
Ada Pimentel Gomes foi Secretária de Educação de Sobral e é conselheira do Conselho Estadual de Educação. O Governo federal tem uma medalha para os que fazem mais pela educação nacional. Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo foi dada para Adinha na sexta feira, em Brasília.

Paira o silêncio
Não se leu um ponto,uma virgula, um ponto e virgula na reforma de Camilo Santana sobre a Secretaria das Cidades. Pra lá vai o dindim do Metrofor, o que faz da Cidades, uma secretaria milionária, sonhada por muitos. Não é pauta bomba,mas pode gerar conflitos e até rompimentos, analisam os observadores da cena.

Análise
Ferreira Aragão comentou sua não reeleição: “Teve voto dos radicais da direita e da esquerda. Teve o voto do porra-louca e o voto comprado.O voto do serviço prestado sumiu”.

Análise II
Doutora Silvana, diz como colheu os votos pra se reeleger e eleger o marido,deputado federal Pastor Jasiel: “Nós vimos que não era pra remar contra a maré. Chamamos os irmãos e decidimos por aliança com Cid e Ciro”.

Continua cheirando sal
“São Paulo terá Réveillon com fogos sem barulhos na Avenida Paulista, um dos maiores Reveillóns do Brasil. Florianópolis também terá queima de fogos silenciosos. O Ceará também precisa seguir esse exemplo”. Pede Célio Studart.

E mais...
Segundo ele, “os fogos barulhentos fazem mal para crianças, animais e também para pessoas com deficiência. Devemos evoluir! Os fogos barulhentos não se justificam mais”, cobra Célio Studart.

Doutorado para inovação
A Universidade Federal do Ceará é uma das 38 instituições brasileiras selecionadas para participar do Programa Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI), promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Adjutório pra pesquisa
O objetivo do programa é fortalecer a pesquisa e o empreendedorismo nas instituições, por meio de parcerias com empresas interessadas em investir na produção do conhecimento voltada para a inovação.

O sertão ferve
Tem briga política e veredas de corrupção em vários muniípios do Ceará.Bote dois na lista; Tauá e Limoeiro do Norte. Só os mais evidentes. Há muitos outros.

Desinteresse
Com a queda do prestígio do  Conselho Estadual de Educação, que não tem mais status de secretaria, interesses sumiram, outros apareceram.Sem carro preto e placa de bronze.

Desburocratizando
Roberto Cláudio assinou o decreto de desburocratização dos procedimentos  referentes à documentação, atendimento, licenciamentos, autorizações, declarações, certidões, permissões e concessões de natureza urbana e ambiental.

Acesso
A medida visa facilitar o acesso a serviços essenciais da Prefeitura de Fortaleza. Na mesma solenidade, Roberto Cláudio instituiu o Comitê Fortaleza Digital, instância de caráter deliberativo que fomentará a plataforma, reunindo os serviços em um só lugar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário