A direitona ataca

Cuba não recebe repasse de novo sistema de placas do Mercosul para veículos

Arte UOL sobre foto de Murilo Góes/UOL
Imagem: Arte UOL sobre foto de Murilo Góes/UOL
Lucas Borges Teixeira

Uma mensagem que circula pelas redes sociais supostamente "desmascara" o repasse de dinheiro vindo do novo sistema unificado de placas do Mercosul para Cuba.
Você sabia que 2% de toda arrecadação do veiculo do Mercosul será destinado para a Entidade Internacional do Mercosul, a Renac
O texto afirma que "Renac é Reconstrucción Nacional de Cuba". De acordo com a mensagem, isso não seria divulgado por causa de uma "conspiração da imprensa e do governo". "Você sabe o que é a Renac? Não sabe, e sabe por que não sabe? Porque tudo que os comunistas fazem, fazem nas sombras e você vota e os apoia sem cobrar ou questionar", acusa a mensagem.


FALSO: Não há repasse para Cuba, e imagem é montagem

A mensagem é um boato. Não há repasse de qualquer fundo para Cuba e a imagem que circula, com a suposta sigla Renac, é montagem.
O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), responsável pela emissão das placas, afirmou que a mensagem é "fake news". Ao UOL, o órgão informou que não repassa qualquer quantia arrecadada para outro país e que o nome "Renac" foi inserido digitalmente.

Os novos modelos de placa têm, sim, o símbolo do Mercosul, mas não há qualquer sigla abaixo do brasão da cidade.

O UOL também não encontrou qualquer prova de que o suposto plano de "Reconstrucción Nacional de Cuba" exista.

O Detran-RJ (Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro), de onde a imagem para a montagem foi tirada, lista as especificações da nova placa. Não há qualquer menção à sigla. De acordo com o órgão, o novo modelo terá o símbolo do Mercosul, a bandeira do Brasil, a bandeira do estado e o brasão da cidade em que o veículo foi registrado. Estes dois últimos itens, no entanto, estão sendo reavaliados pelo Ministério da Cidade.

Além disso, a placa tem também uma série de itens de segurança, como marcas d'água de segurança e um Código Bidimensional dinâmico (QR-Code).

O Detran também não apresentou qualquer conhecimento sobre o suposto "Renac".

Fake news populares

Esta mensagem mistura dois alvos populares de boatos na internet: serviço público de transporte e Cuba. O UOL Confere já desmentiu diferentes notícias falsas que envolvem nosso sistema de trânsito, como a "farra das multas", que apontava aumentos abusivos nas cobranças, e a indenização em caso de carro roubado em locais de zona azul.

Cuba também tem sido alvo de diversas notícias falsas, em especial desde as eleições, como a acusação que o país teria apenas duas faculdades de medicina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário