O novo desembargador

Novo desembargador diz estar alinhado ao “compromisso de promover Justiça e zelar pela paz social”

O juiz Sérgio Luiz Arruda Parente tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) na tarde desta sexta-feira (23/11). O magistrado começou seu discurso lembrando a trajetória inicial na magistratura, em março de 1992, na Comarca de Mulungu. Após 26 anos dedicados ao Judiciário, disse estar honrado, prestigiado, feliz e alinhado “ao compromisso de promover Justiça e zelar pela paz social”.
O magistrado contou peculiaridades vivenciadas nos corredores do Fórum Clóvis Beviláqua, citando desde o homem do carrinho que, sorrindo, distribui água para as unidades, até a senhora que, entre uma cantoria e outra, cuida do arquivo. “Nos dois episódios relatados e protagonizados por nossos trabalhadores fui subitamente tomado por um imenso bem-estar provocado pelo estado de espírito daqueles que compartilham conosco as melhores energias. E o melhor de tudo foi compreender que o sorriso e o canto são formas religiosas de lidar com a vida. Uma religião que todo mundo professa e que se propaga instintivamente”.

Também afirmou que o Judiciário conta com pessoas qualificadas “lidando com essas novas práticas que melhoram a vida, como a prática da Justiça Restaurativa, da Mediação, da Inteligência Emocional e dos debates sistêmicos promovidos pela constelação familiar. Todos somos atores engajados em influir positivamente, ajudando a solucionar conflitos, porque afinal estamos conectados e devemos interagir de forma positiva”.
O novo desembargador ressaltou que integra “um Poder Judiciário humanizado e sinto profundamente a necessidade de lembrá-los que o respeito à nossa instituição muito nos motiva. Estabelecer esta corrente positiva é essencial e pouco importa o vetor: pois quanto mais bem tratados somos mais bem tratamos. E quanto mais bem tratamos mais bem tratados somos”.

A respeito das demandas do Judiciário Brasileiro, disse ser “necessário manter o foco em nossas atividades, racionalizando esforços na consecução de nossos objetivos. O Tribunal de Justiça do Ceará tem trabalhado duramente na otimização administrativa, sendo esta uma das mais importantes medidas para o aprimoramento da prestação jurisdicional”.
O magistrado parabenizou a Administração do TJCE que se despede e a próxima, que já trabalha em regime de transição. Afirmou que a Justiça estadual vai superar com afinco as dificuldades e criar um ciclo virtuoso que impulsionará cada vez mais o Poder Judiciário.

Ao final, agradeceu aos amigos de infância, aos recentes, aos professores, colegas, desembargadores e familiares, especialmente aos seus pais, Eliane e Luis Parente, “promotor de Justiça aposentado, com quem tanto aprendi, minha esposa Vânia, com a qual namoro há 36 anos, sempre me apoiando, e os nossos frutos, Serginho e Lívia”.
Agradeceu, ainda, à equipe que compôs a 4ª Vara de Família e aos demais servidores com quem trabalhou ao longo de sua trajetória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário