Leitura forçada de blogs à direita e à esquerda

Sobre Bolsonaro, o cancelamento da COP-25 no Brasil e o 'Triplo A'
O futuro presidente eleito mencionou mais uma vez o ‘triplo A’ ao responder, ontem, uma pergunta sobre a desistência da organização da COP-25 no Brasil em 2019. Mas afinal, por que esta obsessão com uma obscura ideia do ex-presidente colombiano Juan Manuel Santos que nunca chegou a ser levada a sério pelos governos Dilma e Temer? Uma busca na internet dá uma pista: Bolsonaro e sua entourage se mobilizam com blogueiros, de preferência de direita, e a ideia que propõe organizar um megacorredor de biodiversidade de 200 milhões de hectares protegendo partes da Amazônia na Colômbia, no Brasil e na Venezuela foi objeto de matérias em blogs ligados à direita como o Ambiente Inteiro, o SputinikNews e o Defesa Aérea e Naval, todas baseadas em um pensamento geopolítico um tanto delirante de um tal professor Rogério Maestri. Para ele, “esse tal corredor ecológico (...) não é um corredor, é uma verdadeira ocupação. É o germe de uma ocupação de uma parte do Brasil com o objetivo de isolá-lo do norte, do Caribe, e a América do Sul da parte norte”.
Segundo uma matéria de 2017 d’O Eco, a repercussão desta ideia, quando foi assumida pelo ex-presidente colombiano, fez com que o assunto chegasse à Dilma por vias não diplomáticas, o que azedou a possibilidade da então presidenta levar a sério a proposta. Ainda segundo O Eco, representantes do governo Temer até chegaram a conversar sobre a ideia com suas contrapartes latino-americanas, mas esta “não teria a possibilidade de sucesso da forma como [foi] colocada”. Portanto, o 'triplo A' não chegou a ser agenda dos fóruns latino-americanos e nunca foi levado como proposta ao Acordo de Paris. Aliás, a lógica do Acordo de Paris se baseia em promessas soberanamente feitas pelos estados nacionais que dele fazem parte, e a promessa brasileira, nossa NDC, sequer menciona a proteção destas áreas.
Em tempo: na conversa de ontem com jornalistas, Bolsonaro disse que "se isso (o Triplo A) for o contrapeso, nós, com toda certeza, (...) teremos uma posição que pode contrariar muita gente. Mas vai estar de acordo com o pensamento nacional. Então, eu não quero anunciar uma possível ruptura dentro do Brasil, além dos custos [pela realização da COP] que seriam, no meu entender bastante exagerados, tendo em vista o déficit que nós já temos no momento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário