Diz que Deus não dá filhos a quem não merece

Gravidez na adolescência é tema da V Semana do Bebê em Fortaleza

Cerimônia de abertura acontece nesta terça-feira, com a presença do prefeito Roberto Cláudio e da primeira-dama Carol Bezerra


Bebê
De 20 a 23 de novembro, diferentes atividades com adolescentes, famílias, gestores e técnicos buscam promover o diálogo sobre gravidez na adolescência (Foto: Thiago Gaspar)
A Prefeitura de Fortaleza em parceria com o Unicef, realiza, entre os dias 20 e 23 de novembro, a V Semana do Bebê 2018. A cerimônia de abertura acontece na próxima terça-feira (20/11), às 8h30, no Cuca Mondubim. O prefeito Roberto Cláudio e a primeira-dama Carol Bezerra participam do evento, que abordará a temática Gravidez na Adolescência – “Precisamos conversar sobre isso”. Na ocasião, as médicas Zenilda Vieira Bruno e Tatiana Monteiro Fiúza vão dividir suas experiências sobre a importância da prevenção da gravidez na adolescência.
A data de abertura do evento, 20 de novembro, coincide com a celebração do Dia Mundial da Criança, promovida pelo Unicef no mundo todo. A Semana do Bebê 2018 abordará de forma integral e integrada a importância do planejamento familiar, dos cuidados durante o pré-natal e o acompanhamento dos bebês, principalmente, de mães adolescentes.
Durante a Semana do Bebê 2018, serão realizadas diversas atividades, como diálogos temáticos, rodas de conversas e oficinas. Somente na Capital, em 2017, 5.160 bebês nasceram de mães adolescentes. Diante dessa realidade, a V Semana do Bebé buscará ampliar o acesso à informação e o diálogo para evitar a gravidez não planejada e também promover os direitos da mãe e do bebê, quando a gravidez acontece. A programação acontece nos equipamentos das Secretarias Municipais da Saúde, Educação, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude e Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), em articulação com a Coordenadoria de Relações Internacionais e Federativas (Cerif) e o Gabinete da Primeira-Dama.
A temática deste ano é de extrema relevância para a sociedade, pois adolescentes necessitam de acolhimento e cuidado diferenciado, tanto para a prevenção da gravidez no período da adolescência, como na reincidência da mesma.
Promover os direitos sexuais e os direitos reprodutivos de adolescentes, enfrentando o desafio da gravidez na adolescência, é um dos temas centrais da Plataforma dos Centros Urbanos. A iniciativa do Unicef, realizada em 10 capitais brasileiras, entre elas, Fortaleza, busca promover os direitos de cada criança e adolescente, especialmente, os mais afetados pelas desigualdades existentes dentro da Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário