Coluna do blog


DNOCS, o contraponto
Servidores do centenário órgão público nordestino, exemplo e celeiro de grandes técnicos para grandes obras, andam sonhando, e como sonhar não é  proibido, penso eu: Queira Deus estejam eles sonhando acordados, olhando o futuro, hoje incerto, com olhos de amor e técnica. O que é o  DNOCS? Um dos mais importantes empreendimentos brasileiros, do serviço público, vem ao longo aos anos, 109 pra ser exato, tocando açudes, estradas, cidades, saneamento, por fim, cuidando da vida nordestina com homens e mulheres capazes de transformar a vida das pessoas, das cidades, das comunidades. O DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, começou lá quase no império e se instalou na região, para cuidar das secas, dos dramas maiores que se vive nesta banda do Brasil. O DNOCS, é um exemplo vivo da avançada tecnologia de cada tempo, cada era, enquanto celeiro de técnicos que ora lutam pelo moderno, ora lutam contra bandidinhos  que de vez em quando tentam lhe atrapalhar a vida. Só que eu não quero aqui falar do que foi, do que é, de quando em quando, o nosso DNOCS. Quero falar de seu futuro. Já se fez de tudo com o DNOCS. Esvaziaram-lhe os quadros, omitiram-lhe verbas e ações, como a Transposição do São Francisco, pra citar um exemplo recente. Tentaram, por diversas vezes fazê-lo apêndice do DNOS e/ou da Codevasf, mas o DNOCS é forte como o Nordestino. Hoje, num sonho de sobrevida o DNOCS, bem que poderia ser o contraponto do eleito Messias, derrotado no Nordeste. Fazer o quê? Se antes o Posto Ipiranga não destruir o DNOCS, use-o o Jair, pra confrontar com obras e serviços à região, o DNOCS e o Banco do Nordeste. E quem viver, ou sobreviver, verá. Verá?

A frase: “Para praticamente sete em cada dez brasileiros (67%), o país está em declínio, isto é, tende a se tornar um lugar pior no futuro. Os brasileiros são os mais pessimistas dentre os 24 países consultados pela pesquisa de opinião Beyond Populism? Revisited (Além do populismo? Revisto, em tradução livre)”. Informa a agência britânica BBC.



A riqueza de Irauçuba (Nota da foto)
O Serviço Geológico do Brasil, CPRM, representado pela Residência de Fortaleza, REFO, apresenta nesta quinta-feira, 29, as Notas Explicativas de 3 projetos de mapeamento geológico básico realizados em Itapipoca e Irauçuba, situados no norte do Ceará; e Mombaça, no sertão-central. As regiões compõe, juntas, uma cobertura de 9075 Km².Foram detectados, a partir de levantamentos de prospecção geoquímica, ouro e ferro (teores de 40 a 85%). Além disso, também foram cadastradas novas ocorrências de mármores, utilizados para extração de cal, pegmatitos favoráveis à extração de mica e feldspato, e diatomitos.

Discutir a gente discute
Assembleia Legislativa realizou audiência pública para discutir projeto que prevê a liberação da venda e consumo de bebidas alcoólicas nos estádios do Ceará. Velhos conceitos e preconceitos vieram À tona. Nornalíssimo.

Quem foi
Foram convidados para a audiência pública representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Governo do Estado, Prefeitura e Câmara Municipal de Fortaleza, além do Movimento Brasil sem Drogas, Comunidades Terapêuticas e a sociedade cearense.

Medalha Zumbi dos Palmares
Hoje, às 15h, será realizada no Plenário da Câmara Municipal uma Sessão Solene em Homenagem ao Dia Municipal da Consciência Negra. Requerida pelos vereadores Guilherme Sampaio e Iraguassu Filho, a Sessão Solene será marcada pela entrega da primeira Medalha do Mérito Humanitário Zumbi dos Palmares a Francisco José Barbosa da Silva, representante do Maracatu Az de Ouro.

Seleção
O Ministério Público Federal (MPF) publicou o resultado da primeira fase do processo de seleção para estágio de pós-graduação em Direito na unidade do órgão em Fortaleza (CE). O edital  está disponível no site do MPF no Ceará.

FS
Amanhã te nova edição do Ceará Sem Drogas. Vai ser em Missão Velha, no Cariri cearense, sempre com a presença de Casagrande e apresentação do presidente da Assembleia, autor da idéia, Zezinho Albuquerque.

"Dicumê" de cearense
A Universidade Federal do Ceará fez o pré-lançamento do natchup, produto nascido de pesquisa realizada no Departamento de Engenharia de Alimentos. Trata-se de um ketchup diferenciado, feito a partir de acerola.

PArceria
O pré-lançamento foi a consolidação de parceria entre a Universidade e a empresa Frutã, vencedora do processo de concorrência para a comercialização do natchup, que, diseram os provadores, é bom danado..

Da pesquisa ao mercado
Para a chefe do Departamento de Engenharia de Alimentos, Lucicléia Torres, o natchup é uma oportunidade para que se aprofunde o processo de transferência de tecnologia da Universidade para o mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário