Coluna do blog


Pergunte ao André
Uma das vezes em que estive em Cuba, fui a convite do presidente da Assembleia do Ceará, deputado Welingto Landim, de saudosa memória. Ele e o então Primeiro Secretário da Casa, Domingos Filho, foram assinar convênios de cooperação com o Governo de Camaguay, província no centro do país. Lá, estudantes de medicina, dezenas deles brasileiros, vindos de províncias próximas, como Cienfuengos e outros, pediram a mim, entregasse ao presidente Lula, um documento que aceitasse os médicos formados na Ilha, para o trabalho no Brasil, reconhecendo seus diplomas, mesmo que se aplicasse o processo do "revalida". Fi-lo, no meu retorno ao Brasil, encaminhando o documento aos trâmites normais. Em Cuba, ainda estudante, e já em fase de conclusão do curso de medicina, o cearense André Landim, por coincidencia sobrinho de Welingto Landim, discutiu por um tempo o assunto comigo, num hotel em Havana. Anos depois, encontro André, casado, revalidado exercendo a medicina no Crato e em outras cidades do Cariri cearense, prestando serviços às populações que assiste. Pois bem. Se querem saber algo sobre médicos formados em Cuba, sobre  a vida em Cuba, sobre a medicina em Cuba, posso lhes indicar dois caminhos. Um, procurar André Landim no Crato; dois, procurar em Fortaleza o doutor Mário Mamede, ortopdista que passou um ano em Cuba, sediado em Havana, vivendo como os cubanos, medicando com os cubanos. É apenas uma sugestão de pauta para os que especulam sobre o que não sabem, repercutem o que não entendem, repetem o que não conhecem. E desculpem a intromissão em suas vidas perigosamente felizes.

A frase: "Houve perda da noção espacial e isso alimentou a desindentificação com o local, gerando assim uma série de doenças mentais, comprovadas pela proliferação de farmácias". Pensamento do jornalista Norton Lima Junior, criticando a administração de Fortaleza pelas violentas mudanças no transito de Fortaleza. Dentre outras pesadas críticas.


Até que a meia-idade nos separe (Nota da foto)
 As taxas de divórcio para adultos acima dos 50 anos dobraram e chegaram a triplicar para os maiores de 65 anos. São dados do Pew Research Center, instituto americano de opinião pública. O fenômeno, denominado de “divórcio grisalho”, tem algumas explicações. Como as pessoas estão se casando mais tarde, o número de separações entre os 25e 39 caiu, mas, ao mesmo tempo, os baby boomers – geração nascida entre 1946 e 1964 -, aqueles que viveram a revolução sexual e que foram os precursores das “DR’s”, constataram que a longevidade aumentou e que viver eternamente uma relação infeliz não era mais condição obrigatória.

Era só o que faltava
A tucanagem se reúne hoje, quinta feira, em São Paulo. O governador eleito, João Dória, quer o PSDB fungando Bolsonaro. Tasso fez reunião aqui e levou, em segredo, o que pensam seus coloridos.

O funil
O PDT de Salmito Filho e Roberto Claudio tem reunião em cima de reunião com a turma da Câmara Municipal de Fortaleza.

Peneira
Debaixo do funil tem a peneira no próprio partido pra saber quem poderá ser o próximo presidente da Câmara que muda com a saída de Salmito pra Assembleia do Estado.

Vis a vis
Olho no olho, estariam Elpídio Nogueira e Antônio Henrique. Elpídio faz pole há longas datas e é poule de dez. Henrique joga no mesmo time disputando posições.

Seminário
Profissionais do meio jurídico e estudantes de direito poderão participar gratuitamente do Seminário de Direito, a ser realizado nos dias 23,amanhã, e 30 de novembro.

Coisa da PGE
A iniciativa é da Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE) e coordenada pelo professor e procurador-geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário