Coluna do blog


E lá se vão os médicos cubanos
É problemática a situação de um povo que até  vinha se dando bem com atendimento e procedimentos por médicos cubanos no interior do Brasil. O senhor Messias, presidente eleito tem horror de Cuba e cubanos. Duvida se as pessoas que vieram de lá por um convênio patrocinado pela OPAS são realmente formadas em medicina. Acha um absurdo que "vivam em regime de escravidão por ganharem 11 e só receberam 4 ficando o troco com o governo cubano". Por certo o senhor Messias não faz idéia de como funciona a coisa em Cuba. Nada justifica a ditadura que ele diz que não é governo, mas precisaria saber que depois de formada, em qualquer escola superior de Cuba, o profissional passa um ano trabalhando para o governo como um pagamento pela escola gratúita. Outra coisa que não tem nada a ver,mas vale como informação: em Cuba, quando o aluno entra pra escola superior, o primeiro ano, em qualquer faculdade escolhida, é para estudar a lingua. Um ano estudando espanhol a fundo. Pois bem; mandar os médicos cubanos de volta pra casa, pelo viés político, até que não assusta, era até esperado por quem acompanha a vida política nacional, só que fica dificil entender como cobrir os buracos deixados pelo atendimento médico cubano.Dizer que o Brasil forma 20 mil médicos por ano e que vai publicar edital para oferecer empregos a eles é mamão com açucar. Dificil é neguim aceitar ir pros cafundós da Amazônia com 11 mil contos de salário. Sabe quanto tá a prestação de um curso de medicina? Por baixo, 8 mil contos, "mensalidade mensal". Ninguém vai sair do conforto da cidade por 11 mil mensais depois de gastar uma fábula pra se formar. Tem doutor que abre consultório popular na cidade grande e fatura 3 mil contos por dia. Sem nota. Seu Messias, seu Messias!!!

A frase:  “Estou examinando este assunto com muito cuidado e só decidirei lá na frente. Vamos ver como fazemos. Temos até o dia 28 de novembro para a sanção”. Temer sobre o aumento do povo do judiciario brasileiro.



Olha a canetinha (Nota da foto)
Uma das fotos mais emblemáticas do interino Temer, em todos os tempos. A canetinha aponta pra sanção, ou não, do aumento dos jurisconsultos.

 Posicionamento do Ministério da Saúde sobre o programa Mais Médicos
1 - O Ministério da Saúde recebeu nesta manhã (14) o comunicado da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), no qual o governo cubano informa que encerrou sua parceira no programa Mais Médicos.

2 - Diante do fato, o governo federal está adotando todas as medidas para garantir a assistência dos brasileiros atendidos pelas equipes da Saúde da Família que contam com profissionais de Cuba.

3 - A iniciativa imediata será a convocação nos próximos dias de um edital para médicos que queiram ocupar as vagas que serão deixadas pelos profissionais cubanos. Será respeitada a convocação prioritária dos candidatos brasileiros formados no Brasil seguida de brasileiros formados no exterior.

4 - Desde 2016, o Ministério da Saúde vem trabalhando na diminuição de médicos cubanos no programa. Até aquela data, cerca de 11.400 profissionais de Cuba trabalhavam no Mais Médicos. Neste momento, 8.332 das 18.240 vagas do programa estão ocupadas por eles.

5 - Outras medidas para ampliar a participação de brasileiros vinham sendo estudadas pelo Ministério da Saúde, como a negociação com os alunos formados através do FIES (Programa de Financiamento Estudantil). Essas ações poderão ser adotadas, conforme necessidade e entendimentos com a equipe de transição do novo governo.

6 - O Ministério da Saúde reafirma e tranquiliza a população que adotará todas as medidas para que profissionais brasileiros estejam atendendo no programa de forma imediata.

Trem feio
Quando a coisa aperta os segredos se revelam. Tem município no Ceará devendo até seis meses a fornecedor. E gente escondendo o leite em despesas desnecessárias.

7 - Penso eu : Isso é grave. Muito grave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário