Coluna do blog


Para achar perdidos
O Ministério Público do Estado do Ceará quer fomentar a política de assistência a pessoas desparecidas no Ceará, por meio da implantação do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid). Para isso, o MPCE busca ajuda de órgãos parceiros para integrar a rede de instituições que possam alimentar a base de dados do sistema, que já está em operação em pelo menos sete estados do Brasil, após cooperação técnica entre o Conselho Nacional do Ministério Público e o MP do Rio de Janeiro, idealizador do sistema. O procurador-geral de Justiça, Plácido Rios, juntamente com o procurador de Justiça e assessor-auxiliar de Desenvolvimento Institucional, Iran Sírio, e o promotor de Justiça e coordenador do CAOCidadania, Hugo Porto, visitaram a vice-governadora Isolda Cela. Os membros do MPCE apresentaram o Sinalid e pediram o apoio da gestora para implementar a ferramenta nos órgãos do Estado, como hospitais, delegacias, Perícia Forense, serviços de acolhimento, Vapt-Vupt, entre outros. Plácido Rios destacou a importância do Estado do Ceará se integrar ao Sistema Nacional para agilizar a busca pelas pessoas desparecidas. “Quanto mais o tempo passa, mais difícil é encontrar um ente desaparecido. Com as instituições interligadas em rede numa mesma base de dados, será mais fácil e rápido localizá-lo”, reforçou. O Ministério Público se compromete em capacitar os colaboradores dos órgãos que aderirem ao Sinalid para alimentar o sistema e disponibilizar as informações contidas na plataforma para localizar pessoas desaparecidas, caso algum parente procure os serviços parceiros. Isolda Cela elogiou a iniciativa e afirmou que o Governo do Estado tem total interesse em articular a rede de instituições para reforçar a implantação do sistema no Ceará. O primeiro passo, segundo a vice-governadora, é convocar os dirigentes dos órgãos que integrarão o Sinalid para apresentar a proposta.


FRASE: "O Ministério do Trabalho não vai perder o status de Ministério". Presidente eleito Messias outra vez desdizendo a sí próprio.

Inconsequencia (Nota da foto)
O presidente eleito Messias respondeu a um repórter que lhe perguntara se O Ministro das Relações Exteriores  seria ocupado por homem ou mulher: "Tanto faz, pode ser gay também." Isso depois de se desculpar com a Ministra Weber por "caneladas  no calor da campanha". Escolheu um diplomata conhecido como ultra liberal pro Trump.

Vereadores em Seminários
A UVC-União dos vereadores do Ceará, convida para o novo ciclo de Seminários Estaduais de Formação Legislativa.

Quando e onde
Os seminários serão realizados dia 22 deste mês, quinta feira, em Fortaleza e dia 29 de novembro, em Juazeiro do Norte.

Motes
O assunto a ser abordado é o “Novo cenário político e desafios da vereança” e objetiva promover  debate sobre as novas perspectivas da política no Brasil.

Será?
Diz o título da notícia que parece coisa de menino do buchão: “STF só deve votar fim do auxílio após Temer sancionar aumento”. Lembra do “arreio e cesso?”.

O nome do general
Outro general foi anunciado para compor a brigada de Messias; Fernando de Azevedo e Silva, general da reserva que também trabalhou pro governo Dilma.

Cearense gozador
Perde o amigo mas não perde a piada, o cearensezinho que bebericava no bar do Pixita, em Limoeiro do Norte: Outro? Isso é um ministério ou uma brigada militar?

Patrimonio imaterial
O vereador Guilherme Sampaio apresentou, na Câmara Municipal de Fortaleza, projeto de lei que cria a salvaguarda ao patrimônio imaterial de Fortaleza.

A fim de...
O objetivo do projeto é oferecer mecanismos formais, ao Executivo, de proteção e difusão do maracatu, festa de São Pedro dos pescadores, rodas de capoeira, teatro de bonecos do Nordeste e ofício das baianas.

Subsídios ao poder
A matéria também prevê formas de o poder público implementar ações que visem garantir a identificação, a preservação, a proteção, a promoção, a valorização,  a transmissão e a revitalização dos bens que constituem seu patrimônio imaterial.

Trem feio
Quando a coisa aperta os segredos se revelam. Tem município no Ceará devendo até seis meses a fornecedor. E gente escondendo o leite em despesas desnecessárias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário