Semana de Humanidades

Defesa da universidade pública marca abertura da XXII Semana de Humanidades

Estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará lotaram o Auditório José Albano, na área I do Centro de Humanidades-CH (Campus do Benfica), para prestigiar a solenidade de abertura da XXII Semana de Humanidades. Com o tema “Universidade brasileira no século XXI: conquistas, desafios e perspectivas”, o evento, segundo destacou a diretora em exercício do CH, Profª Danyelle Nilin, “é uma defesa do compromisso e do amor pela universidade pública”.

Ressaltando o envolvimentos de professores, técnicos e estudantes, a professora reforçou a vasta programação da semana da semana (https://bit.ly/2pXuOot), que reúne minicursos, oficinas, mesas-redondas, palestras, rodas de conversa, visitas guiadas, atividades culturais e lançamentos de livros. “Esse evento é mais um sinal de que, coletivamente, podemos construir muita coisa”, afirmou.

Também presente à abertura da Semana, o Prof. Paulo Andrade, coordenador de Programas Acadêmicos do CH, compartilhou a importância da realização da atividade. “Com esse tema sugestivo, somos convidados a fazer essa reflexão, provando que a universidade é muito mais que sala de aula. São ações como essa que fortalecem as humanidades num momento quando se fala de sua irrelevância científica”, sublinhou.

ESPÍRITO CRÍTICO – O reitor da UFC, Prof. Henry Campos, destacou a discussão proposta pela Semana de Humanidades. “Não há nada mais oportuno, nos dias atuais, do que reforçar os alicerces da universidade pública, como lócus da inteligência e do espírito crítico”, disse.

Para o Prof. Henry, que lembrou os resultados dos cursos do CH no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE - https://bit.ly/2yijyYp), “as Humanidades se alinham entre os segmentos mais atuantes de nossa Universidade e os que mais contribuem para a construção de uma sociedade justa, fraterna, tolerante, includente e receptiva às transformações sociais”.

APRESENTAÇÃO – Após as falas de aberturas, o público pôde conferir a apresentação de alunos do projeto de extensão Pró-Língua, que oferta aulas de inglês para um grupo de 50 estudantes de escolas públicas de Fortaleza.

Meninos e meninas do projeto cantaram músicas em inglês de artistas como Ray Charles, Michael Jackson e ABBA. O Pró-Língua é coordenado pela Profª Márcia Grodvohl, da Casa de Cultura Britânica, e tem aulas ministradas pelo estudante Artur Gomes, do 6º semestre de Letras-Inglês.

INSCRIÇÕES – Interessados em participar das atividades da Semana de Humanidades podem realizar inscrição até as 20h de hoje (17), na área de credenciamento, montada no pátio do bloco do Curso de Letras - Noturno, na área I do CH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário