ENADE: UFC alcança conceito de excelência em 34 cursos e supera média nacional
Mais
uma vez a Universidade Federal do Ceará se destaca no Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes (ENADE). Dos 51 cursos avaliados na última
edição, um total de 34 obtiveram conceito de excelência, ou seja, 66,6%
da amostra. Foram 15 cursos com nota 5 e outros 19 com nota 4. Os
resultados foram divulgados na manhã desta terça-feira (9), pelo
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
(INEP).
Em Fortaleza, obtiveram nota máxima (5)
os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia
Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Energias Renováveis,
Engenharia de Produção Mecânica e as licenciaturas em Ciências Sociais
(Integral), Educação Física (Integral e Noturno), Letras-Inglês,
Letras-Português, Letras-Português/Inglês e Pedagogia (Integral). Em
Quixadá, ficaram com a mesma nota os cursos de Ciência da Computação e
Redes de Computadores.
Esses cursos representam
29% dos 51 cursos avaliados na UFC, percentual superior à média das
universidades federais (15%) e do total nacional (5%). Foi também um
avanço em relação ao desempenho da própria instituição em 2014, quando
17% dos cursos obtiveram nota 5 no mesmo ciclo avaliativo do ENADE.
"A
universidade teve um desempenho excelente e que a gente tem mais é que
comemorar. Isso reflete o trabalho que vem sendo feito pela Pró-Reitoria
de Graduação [PROGRAD], pelas coordenações de curso, pelos professores,
e a adesão também crescente, a compreensão cada vez melhor do estudante
sobre a importância desse processo avaliativo", destaca o reitor Henry
Campos.
Contando com o envolvimento direto de
coordenadores de curso e diretores de unidades acadêmicas como
parceiros, as ações da PROGRAD abrangeram tanto a melhoria da qualidade
do ensino quanto a sensibilização da comunidade acadêmica sobre a
importância do exame.
O pró-reitor de
Graduação, Prof. Cláudio de Albuquerque Marques, revela que diversos
programas, como os de Iniciação à Docência (PID) e de Educação Tutorial
(PET), foram reforçados. Além disso, mudanças na gestão de vagas em
componentes curriculares ampliaram o número de matrículas, contribuindo
para reduzir a evasão e aumentar o número de formandos.
Alunos,
professores e coordenadores também foram fundamentais para uma maior
conscientização sobre o ENADE. "A nossa Coordenadoria de Planejamento e
Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV) faz reuniões com todas
as unidades, faz apresentações customizadas para cada curso, em
parceria com a Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos (CGPA) no
suporte estatístico", destaca o pró-reitor.
Socorro
Sousa, coordenadora de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações
Acadêmicas, comentou que as apresentações nos cursos buscam explicar não
apenas o ENADE, mas todos os processos avaliativos realizados na UFC,
focando no sentimento de pertencimento e na importância do exame.
O
reitor reforçou a relevância de o corpo discente se submeter à
aplicação do exame e se esforçar por um bom desempenho. "É preciso que
os alunos valorizem a nota do seu curso, porque isso certamente dá um
peso maior ao diploma. Você saber que saiu de um curso da UFC nota 5,
avaliado com nota máxima, isso tem uma grande importância", destaca.
NOTA 4
– Na Capital, obtiveram nota 4 os seguintes cursos: Ciências Biológicas
(bacharelado e licenciatura), Ciências Sociais (licenciatura noturno),
Engenharia de Alimentos, Engenharia de Petróleo, Engenharia Elétrica,
Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física (bacharelado e
licenciatura), Geografia (bacharelado), História (licenciatura e
bacharelado), Letras-Português/Espanhol, Química (bacharelado e
licenciatura) e Pedagogia (Noturno). No Interior, obtiveram a mesma nota
os cursos de Música, em Sobral, e Sistemas de Informação, em Quixadá.
CICLO AZUL
– A cada três anos, uma área do conhecimento é contemplada. Em 2017,
foram avaliados pelo ENADE os concluintes dos cursos do chamado "ciclo
azul", que abrange exatas, licenciaturas e seus respectivos bacharelados
(com exceção de Educação Física, cujo bacharelado é avaliado na área de
saúde).
O ENADE – O ENADE é realizado
pelo INEP, sob orientação da Comissão Nacional de Avaliação da Educação
Superior (CONAES) e com o apoio técnico de comissões assessoras. O exame
avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação
aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em
sua formação. Ele é obrigatório e a situação de regularidade do
estudante no exame deve constar em seu histórico escolar.
Em
novembro, o INEP divulgará outros dois indicadores: o Conceito
Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da
Instituição (IGC). Esses dois, também derivados dos resultados do ENADE e
de outros insumos, ditam a regulação dos cursos nas instituições de
ensino superior exercida pelo MEC.
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