Coluna do blog


Na antivéspera do caos
Os ex-ministros do meio ambiente dos últimos 30 anos, que atuaram em governos de um amplo espectro programático, Carlos Minc, Gustavo Krause, Izabella Teixeira, José Carlos Carvalho, José Goldemberg, José Sarney Filho, Marina Silva e Rubens Ricupero publicaram uma carta ressaltando o papel proeminente exercido pelo Brasil nos fóruns internacionais de clima e biodiversidade. Eles também apontam a importância dos impactos climáticos e da perda de biodiversidade para a sociedade e a economia nacionais. A carta termina dizendo que “nós, que participamos ativamente da construção das instituições ambientais do Brasil nos últimos 30 anos, entendemos que o próximo presidente da República terá a oportunidade de compreender a importância da manutenção do Ministério do Meio Ambiente e da permanência do Brasil no Acordo de Paris para a liderança brasileira na agenda nacional e global do desenvolvimento sustentável. Não podemos correr o risco de isolamento político internacional ou do fechamento de mercados consumidores para as nossas exportações. Não podemos desembarcar do mundo em pleno século 21”.Uma outra carta, esta assinada por empresários, artistas, intelectuais e muita gente mais, inclusive a uber-model Gisele Bündchen, foi dirigida aos candidatos e defende o “desenvolvimento sustentável do Brasil”. Os signatários dizem que “as maiores economias do planeta caminham a passos largos para um novo modelo de economia circular e de baixo carbono, gerando renda, inclusão social e prosperidade. O Brasil pode perfeitamente aproveitar esta oportunidade, seguir este caminho e se tornar referência mundial. Planejar o desenvolvimento do país tendo a sustentabilidade e a conservação como bússola certamente atrairá parceiros, investimentos e recursos que podem alavancar novos negócios com inclusão social em diversos setores da economia (…) Nosso Brasil, com suas florestas, rios e biodiversidade, é apenas um pequeno ponto situado no meio do nosso planeta, nem à esquerda, nem à direita. Simplesmente ali. O compromisso com esse patrimônio é um compromisso com a vida, no presente e no futuro”. Uma terceira carta, divulgada por um grupo de ONGs, mandou um recado forte: “Diante da gravidade deste cenário à área socioambiental, as organizações signatárias vêm alertar à sociedade brasileira e à comunidade global sobre os riscos concretos e irreversíveis a que estão expostas. Meio ambiente é coisa séria. Diz respeito à nossa qualidade de vida e ao mundo que deixaremos para nossos filhos, seja qual for a nossa forma de pensar, agir e lutar. A sua proteção constitui direito fundamental de toda a sociedade brasileira, configurando-se como pauta apartidária. O próximo Presidente da República tem o dever de reconhecer e se comprometer com a proteção das conquistas ambientais da sociedade. É preciso caminhar em direção à Constituição Cidadã; não se afastar dela.”No último link desta nota, André Trigueiro faz uma ótima síntese, na Globo News, da motivação destas cartas.

A frase: "O preço da liberdade é a eterna vigilância!". Cuidado com quem você está entregando sua vida,(pode afetar a minha) dizia Thomaz Jefferson.

O silencio (Nota da foto)
Um fazendeiro descobriu que tinah perdido no celeiro, um relógio muito valiosoo e de grande valor sentimental. Após extensa procura em vão,recorreu à ajuda de um grupo de  crianças e prometeu uma valiosa recokensa para quem encontrasse o seu relogio.Quando o fazendeiro estava prestes a desistir, um menino lhe pediu uma chance pra tentar, já que todos os outros não conseguiram. Por que não? Seria uma tentativa a mais. Então o fazendeiro autorizou o menino a entrar no coleiro.Depois de um tempo o menino saiu com o relpogio na mão. Espantnado, o fazendeiro perguntou como ele conseguiu encontrar. O menino respondeu::  Eu não fiz nada a não ser ficar sentado no chão.No silencio escutei o tique-taque do relogio e apenas olhei na direção certa. Já ouviu seu silencio hoje?

Homem ao mar
"Eu esperava e espero que o Ciro dê um alô de onde ele estiver, porque é muito importante para o Brasil que ele se manifeste publicamente. Aguardo ansiosamente o seu aceno, porque precisamos ganhar a eleição e governar juntos o Brasil". Fernando Haddad jogando boia ao sobralense.

Obrigado
Rogério Ceni mandou um representante receber por ele uma comenda que a Câmara de Fortaleza resolveu presta-lo. Mandou dizer que estava concentrado nas estratégias de campo. Fino o moço.

Estrangeirismos
Uma fábrica de turbinas eólicas será instalada no Ceará daqui pro fimdo ano que vem, anunciou o governador assinando compromisso com empresário de multinacional.

Bahianidade
Uma empresa da Bahia resolveu tambem investir no turismo de Fortaleza. Sabe aqueles ônibus de dois andares, abertos em cima pra carregar turistas? Vão rodar aqui.

Escuta nova
A nova diretoria da Associação Brasileira de Ouvidores, regional do Ceará, tomará posse na próxima sexta-feira,amanhã, 26.

Na UFC
O ato ocorrerá a partir das 16 horas, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará. O advogado Irapuan Diniz Aguiar assumirá a presidência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário