Coluna do blog


Será que estou no lugar certo?
Na Universidade Federal do Ceará, a ciência aeroespacial vem dando seus primeiros passos. O Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial (GDAE), vinculado à Engenharia Mecânica, tem trabalhado na criação e no estudo de foguetes, já tendo realizado lançamentos de projetos em escala reduzida que chegaram a atingir 250 metros de altura.O objetivo do grupo agora é construir um foguete mais potente, com capacidade de atingir de 3 a 5 quilômetros de apogeu (altura máxima). Batizado de Hermes, o novo projeto será o primeiro foguete híbrido do Ceará, ou seja, que usa dois componentes em estados diferentes para gerar combustão. A ideia é lançá-lo já em 2019. A produção do Hermes será facilitada a partir da assinatura de convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), realizada na manhã de terça-feira (18), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O convênio será para a fabricação de peças e equipamentos necessários à construção do foguete, a ser realizada juntamente com os estudantes dos cursos técnicos do SENAI. Como se trata de construções complexas, a ideia é que cada componente da estrutura do foguete tenha sua melhor forma de produção avaliada pelos estudantes do SENAI, em diálogo com os das engenharias da UFC que compõem o grupo. Estiveram presentes para a assinatura o reitor da UFC, Henry Campos; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Almir Bittencourt; o presidente da FIEC, Beto Studart; e o diretor regional e a gerente de educação do SENAI, Paulo André Holanda e Sônia Parente. Também participaram membros do GDAE, dentre eles o coordenador do grupo, Claus Wehmann, além do Prof. Marcos Paulo Nogueira, do SENAI, com quem o convênio foi idealizado. O reitor da UFC e o presidente da FIEC enfatizaram que o convênio é um marco na relação entre academia e setor produtivo, ajudando a fortalecer a retenção de estudantes no Ceará. Ambos reconheceram que ainda há resistência nessa aproximação, mas que isso vem diminuindo pelos esforços recentes das gestões. É sério. A notícia aí é press release da UFC. Eu juro!!!

A frase: "Não necessitamos nem de messias, nem de super homens. Apenas de gente decente, de separar os políticos decentes dos indecentes!". Eu, pensando alto.

Curiosidades de campanha (Nota da foto)
Um descuidista do pensamento alheio é capaz de dizer que estou fazendo campanha. O Ely Aguiar  vem se reelegendo em cima do seu programa de tv, Os Malas e a Lei e de seu leriado. Quero só  mostrar como o Ely é destravado do universo político. No santinho só tem ELE, e o chefe dele o Eymael, que não incomoda ninguém.

Palestra
Ciro Gomes tem frequentado rodas, as mais diversas. Voltou à Globo onde outra vez foi questionado sobre seu temperamento. Hoje no Instituto e Arquitetos do Brasil,em São Paulo vai ser sabatinado por aquela elite.Falar com gente inteligente.

Camilo e o General
Camilo Santana botou moral no General. O candidato da tucanagem ao governo do Ceará disse o que quis, ouviu o que não quis. A Justiça deu direito de resposta a Camilo porque o General andou esculhambando com o governo dele e não era verdade.

Devagar e sempre
A geração de energia eólica cresceu 18% nos sete primeiros meses de 2018 gerando quase 40 GWh. As hidrelétricas responderam por 75% da energia gerada no período, as térmicas fósseis 13%.

E mais...
 As demais fontes limpas - eólica, solar e térmica a biomassa - 12%. Para economizar água, o ONS (Operador Nacional do Sistema) deixou as térmicas mais caras ligadas.

Racha no governo
A intenção da cúpula do ministério das minas e energia e da agência que cuida do planejamento energético do país, de promover um leilão só para térmicas a gás no Nordeste está enfrentando resistências dentro no MME e de todo setor.

Cada um por si
O novo diretor da EPE, Reive Barros, é o maior defensor da autossuficiência de cada região. Isso vai contra  o Sistema Elétrico, que busca interligar as regiões e aproveitar as complementaridades sazonais.

Tempo de murici
A situação está bastante incômoda no setor porque não há estudos técnicos que embasem a regionalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário