Coluna do blog


A mentira tem pernas curtas
Como ensinava Mãe Vovó Petronilha, A Racista, a verdade e a mentira são como o azeite e a água, se confundem mas não se misturam. Leia aí: "Caravana de motos foi romaria no Ceará e não um ato de apoio a Bolsonaro-O vídeo de uma caravana de motos compartilhado nas redes sociais como sendo de uma carreata formada por apoiadores do candidato à Presidência Jair Bolsonaro é falso.As imagens foram gravadas durante a 32ª Moto Romaria 2018, no dia 16 de setembro, um evento que reuniu milhares de motociclistas em uma caravana no trajeto de 120 km entre Fortaleza e Canindé, no Ceará. Segundo os organizadores, “é um evento único do motociclismo no Ceará, muitos vão pela fé e religiosidade, mas o evento é aberto a todos”.A gravação foi realizada na BR-020, na entrada de Canindé, na altura do bairro de Boa Vista, quando a caravana chegava em seu destino final. Na gravação, pode-se observar uma bandeira do candidato a deputado federal Robério Monteiro (PDT), que também aparece em um vídeo sobre o evento publicado por Edison Maia, organizador da Moto Romaria, em sua página no Facebook. Outra filmagem da Moto Romaria 2018 mostra o mesmo padrão do comboio liderado por viaturas da Polícia Rodoviária Federal: um Renault, um Chevrolet e cinco motocicletas em formação. Para chegar a essa conclusão, a equipe do projeto Comprova examinou comentários do vídeo enganoso e obteve a dica de que teria sido gravado na Moto Romaria do Ceará. Foi feita, então, uma extensa busca por vídeos da Romaria nos anos recentes. Com isso, foi possível realizar uma comparação dessas gravações com as imagens do vídeo verificado para identificar o contexto e a localização originais. Ainda que alguns motoqueiros tenham levado bandeiras de candidatos que concorrem nas eleições de outubro, o evento não tem nenhuma motivação política. Trata-se de uma peregrinação de cunho religioso em homenagem a São Francisco. O Comprova fez contato com organizadores do evento, mas ainda não obteve um posicionamento sobre o caso. Recentemente, diversas imagens fora de seu contexto original foram disseminadas nas redes sociais como se fossem manifestações a favor de Bolsonaro. O Comprova já desmentiu algumas delas (aqui e aqui). A postagem enganosa no Facebook com o vídeo das motos já foi compartilhada 161,8 mil vezes, com 4 milhões de visualizações desde o último sábado (22). O vídeo foi disseminado por 142 páginas, grande parte delas apoia abertamente o candidato do PSL." A matéria é do UOL e vale a pena replica-la.

A frase: "A mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer". Sei lá quem disse isso, mas é verdade.

TJCE muda comando (Nota da foto)
Será amanhã a eleição da nova direção do Tribunal de Justiça do Ceará.O atual vice-presidente, desembargador Washington Luis Bezerra, é o nome para o lugar do presidente, desembargador Gladyson Pontes.

Correção
Agiram bem Zezinho Albuquerque,presidente da Assembleia do Ceará e a Mesa Diretora da casa em suspender as sessões até depois das eleições.

Motivação
Preferivel deixar todo mundo livre pra caçar voto do que obrigar a fazer de conta que estavam trabalhando em sessões e reuniões de Comissões.

Forfait
Não fui, depois de quase 30 vezes indo anualmente cobrir o presidente de repúlica nas Assembléias Gerais da ONU em NY. Avaliei que o "interino" não seria benvindo lá.

Dito e feito
O Presidente americano costuma receber líderes mundiais em jantar antes da abertura da Assembleia da ONU. Recebeu. Temer não estava na lista de convidados.

Desastroso
Segundo  a revista inglesa The Economist, que destaca também a “corrupção da elite” no Brasil, um eventual  governo  do  candidato   da  direita  seria  um  desastre  para  toda a América Latina.

E mais...
“Os brasileiros não devem se enganar.  Bolsonaro  tem  uma  admiração  preocupante por ditaduras”, diz o texto, que o compara ao ditador chileno Augusto Pinochet.

Apocalíptico
 “A América Latina conheceu homens fortes de todo tipo e  a  maioria  dessas  experiências  foi  horrorosa. Provas recentes disso são a Venezuela e a Nicarágua”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário