Coluna do blog


Vamos ler,vamos ler
Saudoso Ulisses Guimarães que se deu ao luxo de morrer no mar, sem que ninguem vá a seu túmulo choramingar por democracia e conselhos libertários, na hora dos projetos chamava da presidencia da Câmara: Vamos votar, vamos votar!!! Hoje, o que mais precisamos é ler. Ler e comparar. Há textos de toda forma pelas tais redes sociais onde todo mundo virou jornalista radialista, empresário da comunicação, paparazzi e o escambau da imprensa. Nada contra, porque todo mundo tem direito a ter sua opinião,só que...Aí entra  o "só quê", face os exageros e as zangas pela exarcebação dos espíritos. Amigos pararam de suportar amigos pela intransigência e radicalismos diversos. Parentes, irmãos, filhos, pais, simples pensamentos divergentes deixaram de ser respeitosos. Então, rede sociais virou sinônimo de irracionalidade. Assinar um texto raivoso não faz ninguém ser responsavel por uma intriga. E acirra ânimos. Pesquisas, por exemplo. Opiniões, por exemplo. Alkimin diz que Ciro sempre fala mal de São Paulo, porque não gosta de São Paulo. Ciro deve ter subido em São Paulo nas pesquisas internas. Quando o leitorado vir textos assim, desconfie sempre. Não se respeitam mais nada nem ninguem. Fernando Henrique pede que o esqueçam e fica dando pitaco no que não lhe diz mais respeito. É passado. Morreu. Junto com o PSDB, acabou. Mórreu, diria o Tiririca que sozinho acabou a tucanagem em São Paulo. Pois bem. Eu queria mesmo era fazer um destaque. Quando FH fala em unidade do centro, não deve estar pensando em unidade em torno de Alckmin, que encolheu  ligeiramente  nas  duas  pesquisas  e  nunca  se    firrmou  nos dois dígitos.Nem em Marina,  em clara rota descendente.  O único que poderia cumprir o papel de alternativa aos dois que hoje polarizam nas pesquisas seria Ciro. Mas  FH,  que  Ciro  sempre  criticou  tão  acidamente,  não  chegou a pregar a união em torno dele, lembra a Tereza Cruvinel.Uma  nova  pesquisa  precisa  esclarecer  a  verdadeira 
distância  entre  Ciro  e  Haddad.    As  articulações  por  uma  terceira  via  são  uma reação  desesperada  e  tardia das forças que vão caindo fora da disputa. Mas há
também  o  eleitor  sinceramente  empenhado  em  votar  da forma mais consequente para evitar  o perigo representado  por  Bolsonaro  –  perigo  para  a  democracia  e 
para o pacto civilizatório que alcançamos.  Este eleitor espera a pesquisa  tira-teima para decidir seu voto, dar-lhe mais utilidade.

A frase: "Cínico". De Ciro Gomes sobre Fernando Henrique Cardoso e sua carta (quase pedindo voto pra Haddad)

O voto das mulheres desafia a extrema direita brasileira (Nota da foto)
"As mulheres brasileiras são a maioria (53%) entre os eleitores nas eleições presidenciais que estão à porta. E são sempre as que mais votam. Querendo, elas podem decidir quem presidirá o país em um dos momentos mais difíceis e perigosos após a ditadura militar. A democracia, que muitos vêem ameaçada pelo ressurgimento de uma extrema direita militarista e violenta, presidida pelo capitão da reserva, Bolsonaro, poderá ser salva graças às mulheres". Reportagem do El País,espanhol.

Degelo
Vi na elevisão e juro a você que pensei que tinham descongelado a Moema Santiago. É candidata a deputada federal.

Confirmando
Como venho dizendo: estas, próximas, serão as eleições mais podres que o Ceará já viu. As redes sociais fazem parte.

Por exemplo
A grande imprensa vem sendo, sistematicamente, aparelhada por inimigos que não medem o próprio palmo pra indiciar alguém por alguma coisa. O rabo da cotia...

Bardawil tá p da vida
O empresário Alberto Dardawil era candidato a senador pelo Podemos. Foi barrado pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Motivos quais
 “Irregularidade perpetrada pela agremiação partidária promovida ao excluir, de forma injustificada, os nomes dos promoventes da ata da convenção".

Reação
Bardawil reagiu e foi às instancias superiores. Acusando o Podemos por armar pra cima do filiado pediu pra continuar candidato. Mesmo de ultima hora.

Ingleses preocupados
A  revista  britânica  “ The  Economist"  não  poupou  palavras  para  desqualicar  o  presidenciável  do  PSL,  Jair  Bolsonaro. 

Desastroso
Segundo  a  publicação, que destaca também a “corrupção da elite” no Brasil, um eventual  governo  do  candidato   da  direita  seria  um  desastre  para  toda a América Latina.

E mais...
“Os brasileiros não devem se enganar.  Bolsonaro  tem  uma  admiração  preocupante por ditaduras”, diz o texto, que o compara ao ditador chileno Augusto Pinochet.

Apocalíptico
 “A América Latina conheceu homens fortes de todo tipo e  a  maioria  dessas  experiências  foi  horrorosa. Provas recentes disso são a Venezuela e a Nicarágua”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário