Um festival de sabedorias

Sabores, saberes e tradições das comunidades litorâneas do Ceará estarão reunidos em um só evento

Muito mais do que belas paisagens, praias paradisíacas e uma inesquecível hospitalidade, o litoral tem histórias, labores, sabores, arte, tradição, sendo também um território ritualístico. Os povos que protagonizam estas práticas são diretamente influenciados pelo território em que ocupam.
Compreendendo a complexidade do elo entre homem e o mar, há alguns anos, o Sesc Ceará aplica o conceito de “rede”, intercambiável para uma forma espacial de atuar com maior fluxo e abrangência no litoral. A culminância das ações voltadas para os povos que habitam a área litorânea acontece durante o Encontro Sesc Povos do Mar, iniciativa pioneira no Brasil e que em sua 8ª edição acontece de 22 a 26 de agosto. O Encontro acontece junto a comemoração dos 70 anos do Sistema Fecomércio, instituição que mantém o Sesc (Serviço Social do Comércio), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e IPDC (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará), e que representa mais de 150 mil empresas do segmento do comércio de bens, produtos e serviços.
Crédito da foto: J. Panela (Divulgação)
Rendeiras, pescadores, marisqueiras, mestres de cultura popular, com suas práticas e saberes característicos, se reúnem a partir de um mapeamento do Sesc para firmar um intercâmbio de comunidades, protagonizando uma programação construída e materializada durante cinco dias de imersão no Sesc Iparana Hotel Ecológico.
Para imergir neste universo, o público é convidado a acompanhar toda a programação gratuita. Ao passar pelo Encontro, o visitante mergulha em memórias, saberes, fazeres e apresentações socioculturais como a dança dos cocos, as atividades náuticas com jangadeiros e barqueiros, a degustação do gigante peixe camurupim assado na brasa, além de poder ter uma boa conversa com as rendeiras debaixo dos cajueiros.
Teremos oficinas, apresentações artísticas, palestras, práticas alimentares e vivências (trilhas, corrida de zinga, atividades náuticas, etc.),que tem como maior objetivo o firmamento dessa rede intercambiável de identidades.
Sobre a programação de abertura
A programação do 8º Encontro Povos do Mar no dia 22 (quarta-feira) começa a partir das 8 horas da manhã, com a alvorada marcada pela regata de Jangadeiros da Vila do Mar (Fortaleza), partindo à foz do Rio Ceará. Um dos momentos mais esperados do primeiro dia será a solenidade oficial de abertura, a noite, a partir das 19h30, no Sesc Iparana Hotel Ecológico. Lá, o público vai acompanhar o show do cantor cearense Ednardo, a apresentação do grupo Maracatu Az de Ouro, além de poder participar da socialização com o peixe camurupim assado na brasa e basquetada.
Sobre o Encontro Sesc Povos do Mar
Tudo começa muito antes dos cinco dias de programação, quando o Sesc Ceará realiza visitas e reuniões de mobilização e articulação in loco nas comunidades participantes do Encontro. O objetivo é de tecer e fortalecer a Rede Sesc Povos do Mar, composta de artesãos, pescadores, marisqueiros, mestre de cultura que, em um grande momento, se encontram e partilham seus saberes, fazeres e experiências entre si e com o público visitante.
Ao longo da programação são realizadas atividades baseadas em cinco eixos: Sabores, Saberes e Saúde; Feito a Mão; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Cantos, Danças e Brincadeiras; e Dragões do Mar.
Ao todo, participam cerca de 300 representantes das comunidades litorâneas, além de outros 100 representantes das comunidades vizinhas. A expectativa é de que cerca de 1.500 pessoas participem da programação. O legado do projeto pioneiro é o fortalecimento de uma Rede Social Sesc para defesa das identidades, preservação de suas memórias e o fortalecimento comunitário das comunidades costeiras.
Crédito da foto: J. Panela (Divulgação)
O Encontro em Eixos
No eixo Sabores, Saberes e Saúde, o foco é a socialização das práticas alimentares e de saúde comunitária dos povos do mar. Como exemplo, a socialização com o público do peixe Camurupim na brasa, assado de forma tradicional.
O eixo Feito à Mão reúne artesãos, ofícios, técnicas e labores desenvolvidos pelas comunidades litorâneas, compartilhando conquistas, com destaque para a feira “onde há rede, há renda”, quando o público pode conhecer e adquirir diversos produtos.
O Meio Ambiente e Sustentabilidade é o eixo que traz experiências de ONGs, associações e de protagonistas das próprias comunidades sobre as questões do clima e da preservação ambiental, como o Turismo Cultural de Bases Comunitárias. Através dele, surgiu o Projeto Sesc Conversas Flutuantes, que permanentemente realiza ações socioeducativas na área do Rio Ceará.
O eixo Cantos, Danças e Brincadeiras reúne expressões artísticas e comunitárias dos povos do mar, congregando e fomentando as brincadeiras e as culturas de tradição oral, como a dança do coco, reisados, bois e bonecos.
Já o eixo Dragões do Mar desenvolve, de forma especifica e sistêmica, programações que refletem acerca da utilização do tempo livre e o aprendizado de esportes náuticos. É neste eixo que acontecem as corridas de canoa e a visita ao navio Mara Hope, naufragado na costa da capital cearense.
Programação geral
Período: 22 a 26/8
Horário: 7h30 às 20h30
Local: Sesc Iparana Hotel Ecológico (Av. José de Alencar, 150 – Caucaia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário