UFC na CAPES internacional

UFC é selecionada para programa de internacionalização da CAPES

A Universidade Federal do Ceará é uma das 25 instituições de ensino superior selecionadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para participar do Programa Institucional de Internacionalização (PRINT). Os projetos escolhidos, com prazo de duração de quatro anos, serão iniciados em novembro. A partir de 2019, a CAPES investirá no programa, anualmente, R$ 300 milhões.

Concebido para desenvolver e implementar a internacionalização das áreas de conhecimento escolhidas pelas instituições selecionadas, o PRINT pretende ainda estimular a formação de redes de pesquisas internacionais.

Com essa iniciativa, a CAPES amplia as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação e o consequente aprimoramento da qualidade da produção acadêmica oriunda desse segmento da educação. A mobilidade de professores e alunos também está prevista no escopo do programa, incentivando a transformação das instituições participantes em um ambiente internacional.

O reitor da UFC, Prof. Henry Campos, que se encontra na Irlanda, participando de congresso da organização internacional The Network: towards Unity for Health, por ele presidida, comentou a nova conquista da UFC: "Trata-se, sem dúvida, de uma grande vitória, num processo em que concorreram mais de 100 instituições. Tendo escolhido a internacionalização como um dos seus eixos estruturantes de gestão, a UFC se colocou na vanguarda ao adotar várias iniciativas, como a criação da Pró-Reitoria de Relações Internacionais [PROINTER] e de todo um ambiente propício ao desenvolvimento da proposta".

Adiantou o reitor que "o esforço combinado da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da PROINTER permitiu que o projeto da UFC fosse formatado com base em propostas coordenadas por pesquisadores de experiência internacional, vinculados a programas de pós-graduação de excelência internacional, realçando itens como a natureza interdisciplinar, as parcerias e o caráter inovador. Esse resultado reflete o alto nível de nossa pesquisa e pós-graduação, que muito ganharão com a nova fonte de financiamento, a qual contempla auxílio para missões de trabalho no exterior, recursos para manutenção dos projetos, bolsas no exterior e no País. Portanto, o PRINT representa um grande incentivo à mobilidade e cooperação internacional", finalizou o Prof. Henry.

O Grupo Gestor do projeto, cuja qualidade também foi analisada pela CAPES na seleção da proposta, está composto por 11 pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, com liderança científica em suas áreas de pesquisa e grande inserção internacional. São 7 pesquisadores da UFC e 4 estrangeiros integrantes do quadro de renomadas universidades americanas e francesas.

A lista completa das instituições selecionadas e outras informações sobre o PRINT estão disponíveis no site da CAPES (https://is.gd/q8TljG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário