Transparencia na UFC

UFC passa de terceiro a segundo lugar em ranking da transparência nacional

A Universidade Federal do Ceará passou de terceiro a segundo lugar no ranking anual da transparência das universidades federais, que engloba 63 instituições em todo o País. O levantamento, elaborado pelo jornalista Cristiano Alvarenga, avalia o desempenho das universidades no cumprimento à Lei de Acesso à Informação (12.527/2011).

Na pesquisa deste ano foram considerados os pedidos de acesso à informação respondidos, o tempo médio de resposta a esses pedidos e as prorrogações de prazo realizadas para atender às questões, tudo isso relativo ao ano de 2017.

A UFC, que ficou atrás apenas da Universidade Federal do Cariri (UFCA) no ranking, respondeu a 100% dos pedidos no ano passado. O tempo médio de resposta foi de 7,44 dias, e apenas 7,77% dos pedidos de acesso à informação tiveram prazos estendidos na Instituição.

De acordo com a Lei 12.527/2011, o prazo de resposta para as solicitações é 20 dias, prorrogáveis por mais 10 dias. Vale ressaltar que em 2017 a UFC recebeu mais do que o dobro de solicitações (412 pedidos) em comparação à UFCA (163).

A UFC sobressaiu em relação a outras instituições que receberam mais de 400 pedidos de informação, como a Universidade de Brasília (36º lugar), a Universidade Federal da Paraíba (46º) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (47º).

Nenhum comentário:

Postar um comentário