Posse no MPCe

Procuradora de Justiça Vera Maria Fernandes Ferraz toma posse como ouvidora-geral do MPCE

A procuradora de Justiça Vera Maria Fernandes Ferraz tomou posse, na manhã desta segunda-feira, 16, como ouvidora-geral do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) para o biênio 2018/2020, durante a 4ª Sessão Solene do Colégio de Procuradores de Justiça. Fizeram parte da mesa de autoridades a procuradora-geral de Justiça em exercício, Vanja Fontenele; a procuradora de Justiça Maria Neves Feitosa, ouvidora-geral que transmitiu o cargo para a recém-empossada; o corregedor-geral do MPCE, procurador de Justiça José Wilson Sales Júnior; o presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Lucas Felipe Azevedo; o controlador e ouvidor-geral do Estado do Ceará, Flávio Jucá; a procuradora de Justiça Rita de Cassia Maia Baptista, Ouvidora do Ministério Público do Estado do Maranhão e a ouvidora-geral Vera Maria Fernandes Ferraz.


Segundo a ouvidora-geral Vera Ferraz, exercer tal cargo compreende não só ouvir a sociedade e apresentar soluções, mas enfrentar os problemas de forma articulada. “A ouvidoria-geral, que também integra o Planejamento Estratégico do Ministério Público, tem por objetivo a implementação de mecanismos que proporcione mais agilidade e transparência na atuação dos órgãos do MPCE. Assim, darei continuidade, juntamente à minha equipe, ao bom trabalho até então já construído na Ouvidoria,” declarou durante a posse. Em seguida, anunciou a procuradora de Justiça Loraine Jacob Molina como vice-ouvidora.

Para a procuradora-geral de Justiça em exercício, Vanja Fontenele, o trabalho de Maria Neves Feitosa atendeu às expectativas e, ainda, proporcionou o sentimento de superação. Segundo a PGJ, a implantação das ouvidorias no Brasil foi precedida de dificuldades e resistências. Porém, hoje, as ouvidorias exercem papel importantíssimo de controle social. “Estamos precisando desse controle mais do que nunca. Vivemos uma história nesse país que necessita muito da participação da sociedade, ditando o que precisamos fazer”, afirma.

Em seu discurso de despedida, a procuradora de Justiça agradeceu ao colegiado e à sua equipe, desejando sucesso à nova gestão e vendo essa nova fase como um ato de renovação de compromissos e olhares. “A ouvidoria caminha a passos largos e não conhece retrocessos, somente avanços. A posse de Vera Ferraz é o coroamento de uma nova fase, sem perder a sua missão primordial: receber reclamações e elogios pelos trabalhos da Instituição. Desejamos uma gestão de êxitos, realizações, engrandecimento da nossa instituição e empoderamento do cidadão”, completou Maria Neves Feitosa.

Em declaração, o presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Lucas Felipe Azevedo, ressaltou a importância da ouvidoria como um instrumento de gestão para potencializar a transparência, eficiência e efetividade do MPCE. Segundo o presidente, a gestão da dra. Neves Feitosa foi brilhante e exitosa, contribuindo para o fortalecimento da instituição. Azevedo desejou sucesso à nova ouvidora-geral e afirmou que “a ACMP e toda nossa classe ficou muito feliz com a eleição. Tenha certeza que a Associação estará irmanada com a ouvidoria.”

A ouvidora-geral recém-empossada Vera Maria Fernandes Ferraz ingressou no MPCE como promotora de Justiça em 1988. Foi titular em diversas Comarcas no interior do Estado e atuou como titular na 4ª Promotoria de Justiça de Execuções Fiscais e de Crimes Contra a Ordem Tributária da Comarca de Fortaleza, por dez anos. Foi promovida ao cargo de procuradora de Justiça, pelo critério de merecimento, em 2011, sendo, ainda, membro do Conselho Superior do Ministério Público, por quatro períodos e integrante de diversas comissões. Possui especialidade em Criminologia e Direito Penitenciário pela Universidade Federal do Ceará, bem como em Processo Civil pela Escola Superior do Ministério Público. É coautora do livro Vade Mecum – Ministério Público.

A Ouvidoria-Geral do MPCE integra a estrutura administrativa do Gabinete do Procurador-Geral de Justiça e tem o objetivo de promover agilidade e transparência às atividades da instituição, estabelecendo um canal direto com os cidadãos para receber reclamações, sugestões, críticas e elogios à atuação dos procuradores e promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Ceará. Para isso, o atendimento é realizado através do telefone 0800.2811553, do e-mail ouvidoria@.mpce.mp.br ou do website http://www.mpce.mp.br/institucional/ouvidoria-geral/manifestacoes-online/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário