Foco na economia

Prefeito Roberto Cláudio recebe dirigentes do Banco do Nordeste e discute ações de estímulo à economia local

Iniciativas impulsionarão o cenário de transformação produtiva pelo qual passa a Capital



BNB
Projeto prevê o desenvolvimento de eixos paralelos, como a criação da Rua do Comércio e a sistematização de compras governamentais para micro e pequenos empresários (Foto: Thiago Gaspar)
O prefeito Roberto Cláudio recebeu, nesta segunda-feira (16/07), no Paço Municipal, dirigentes do Banco do Nordeste do Brasil, quando foram iniciadas discussões que visam à implantação de iniciativas no âmbito do desenvolvimento econômico local. Participaram da reunião, do lado do Prefeito, o secretário Chefe de Gabinete, Marcelo Pinheiro; e o secretário de Governo, Samuel Dias. Acompanhando o presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, estiveram presentes o diretor Financeiro e de Crédito, Aloísio Carvalho; o diretor de Administração, Cláudio Freire; o chefe de Gabinete, Andrade Costa; além do superintendente Financeiro, Gustavo Dorea.
Na pauta do encontro, a proposta de articulação para estudar a implantação de Agência do NBD (New Development Bank), o Banco dos BRICS, no Nordeste, de preferência em Fortaleza, em parceria com o BNB, sendo este o braço operacional do banco multilateral. Além disso, por meio do projeto Bairro Empreendedor, o prefeito Roberto Cláudio sugeriu que possam ser desenvolvidas ações que fortaleçam a microeconomia local em 20 áreas de Fortaleza, fomentando a regularização e o crescimento de micro e pequenos empreendedores.
O projeto prevê, ainda, o desenvolvimento de eixos paralelos, como a criação da Rua do Comércio e a sistematização de compras governamentais para micro e pequenos empresários. O estímulo ao uso de microcrédito e à utilização de moeda local, em compras locais, também estiveram em pauta.
As iniciativas pensadas conjuntamente entre Prefeitura e BNB servirão para impulsionar o cenário de transformação produtiva pelo qual passa a Capital.
Segundo o prefeito Roberto Cláudio, “historicamente as questões desenvolvimento da economia nunca foram preocupação específica dos municípios. Mas nós queremos intervir com políticas públicas que dinamizem a geração de emprego e renda em nossos bairros, porque ao estimular a economia criamos condições objetivas de melhorar as condições de vida de nossa gente”.
De acordo com o presidente do BNB, Romildo Rolim, a expectativa acerca do impacto da união de esforços é muito positiva. “O objetivo do BNB, alinhado à Prefeitura de Fortaleza, é de levar microcrédito e linha de crédito a microempreendedores. Neste primeiro encontro, foi dado o primeiro passo para a consolidação de nossas ideias conjuntas e de nossos projetos convergentes. Agora, nossas equipes conversarão e, em breve, serão iniciados os desdobramentos. Vamos trabalhar para ampliar e potencializar esse trabalho, financiar e melhorar a vida das pessoas para que desenvolvam as suas atividades e cresçam”.
Além disso, o cenário de fomento ao empreendedorismo deverá ser reforçado a partir da implantação de disciplina voltada à temática no currículo das escolas públicas, democratizando o conhecimento e oferecendo capacitação aos fortalezenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário