FUTURO DOS
TRENS AMEAÇADO PELA PEQUENA POLÍTICA DE ESTADOS
Governadores, senadores e deputados do Pará e do Espírito Santo
bradaram gritos de guerra contra o pessoal do governo federal que fechou com
a Vale a construção de um trecho importante da Ferrovia de Integração do
Centro-Oeste (Fico) em troca da extensão das concessões das ferrovias de
Carajás e Vitória-Minas. A Fico é importante para os plantadores de soja do
Mato Grosso que teriam mais uma esteira para escoar o produto. As duas
ferrovias da Vale existentes também são esteiras, só que de minério de ferro,
posto que as composições voltam quase sempre vazias para Minas e para
Carajás. Os políticos estaduais citados querem que a Vale invista em seus
estados e não no Mato Grosso.
Se ferrovias-esteira são ruins por não aproveitarem ao máximo os
trilhos, pelo menos queimam menos diesel por tonelada transportada do que os
caminhões. Assim, mais uma vez, o pequeno interesse de caciques políticos
tenta se sobrepor ao do governo federal que, por sua vez, tem pouca ligação
com as reais necessidades do país. As ferrovias são mais simples de
eletrificar do que caminhões e poderiam ter um papel estratégico na
descarbonização da economia.
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