A triste história do trem no Brasil

FUTURO DOS TRENS AMEAÇADO PELA PEQUENA POLÍTICA DE ESTADOS
Governadores, senadores e deputados do Pará e do Espírito Santo bradaram gritos de guerra contra o pessoal do governo federal que fechou com a Vale a construção de um trecho importante da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) em troca da extensão das concessões das ferrovias de Carajás e Vitória-Minas. A Fico é importante para os plantadores de soja do Mato Grosso que teriam mais uma esteira para escoar o produto. As duas ferrovias da Vale existentes também são esteiras, só que de minério de ferro, posto que as composições voltam quase sempre vazias para Minas e para Carajás. Os políticos estaduais citados querem que a Vale invista em seus estados e não no Mato Grosso.
Se ferrovias-esteira são ruins por não aproveitarem ao máximo os trilhos, pelo menos queimam menos diesel por tonelada transportada do que os caminhões. Assim, mais uma vez, o pequeno interesse de caciques políticos tenta se sobrepor ao do governo federal que, por sua vez, tem pouca ligação com as reais necessidades do país. As ferrovias são mais simples de eletrificar do que caminhões e poderiam ter um papel estratégico na descarbonização da economia.

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