Salve caatinga

Nesta terça, entrega da Medalha Chico Mendes marca 

abertura da II Conferência da Caatinga

A Assembleia Legislativa e o Governo do Ceará, através da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realizam o lançamento da II Conferência da Caatinga. Com o tema “Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade”, o evento acontece de 19 a 21 de junho de 2018, no Auditório Murilo Aguiar, da Assembleia. Na noite de abertura, às 18h30, o titular da SEMA, Artur Bruno, será agraciado com a Medalha Chico Mendes, pelos serviços prestados ao meio ambiente. O nome de Bruno foi indicado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema).

A II Conferência da Caatinga é coordenada pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia, órgão que oferece embasamento técnico-científico ao legislativo estadual cearense. O evento tem o objetivo de trazer à luz os graves problemas que preocupam governos e sociedade civil organizada em torno do bioma Caatinga, com ênfase na crise hídrica, na sustentabilidade e no processo crescente de desertificação, tendo como eixo central o ser humano.

Artur Bruno lembrou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 504), queluta para transformar a Caatinga em Patrimônio Nacional” e ainda não aprovada pelo Congresso Nacional. “Portanto, é uma conferência muito importante, principalmente para os estados nordestinos, uma oportunidade para pensarmos o bioma sob a ótica da sustentabilidade e ainda discutirmos quais as politicas que estão sendo desenvolvidas para evitar a desertificação, para resolver o problema da falta de recursos hídricos, sobretudo nos últimos anos, no Ceará”, enfatizou.

Além de propor estratégias para o desenvolvimento humano e a sustentabilidade da Caatinga, em sintonia com os princípios estabelecidos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a agenda global estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030, serão avaliados os avanços e desafios relativos aos compromissos assumidos na I Conferencia da Caatinga, realizada em 2012.

Feira Cultural

Em paralelo a II Conferência da Caatinga, acontecerá a Feira Cultural da Caatinga, com o objetivo de difundir o conhecimento científico, tecnológico, cultural e artístico do bioma.

A II Conferência da Caatinga conta ainda com o apoio do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama - Superintendência do Ceará) e Banco do Nordeste, além de parceiros como o Instituto Nordeste XXI, a Fundação Bernardo Feitosa e o Instituto Brasileiro de Administração para o Desenvolvimento (Ibrad).

Nenhum comentário:

Postar um comentário