É ferro na boneca.

MP DO TRILHÃO EMPOBRECE O NORDESTE
Até agora, o pré-sal não trouxe o boom econômico anunciado quando de sua descoberta. Muitos acham que suas reservas estão sendo entregues de bandeja para petroleiras multinacionais. Para completar o quadro, um estudo lançado ontem indica que os subsídios concedidos pela MP do Trilhão impactarão severamente o repasse de verbas para estados e municípios, sendo que os mais afetados devem ser os do Nordeste.

A MP 795/17 (a MP do Trilhão que foi transformada na lei 13.586/2017) concedeu uma renúncia fiscal estimada em centenas de bilhões, ou até em um trilhão de Reais entre 2018 e 2040, no cálculo do ex-consultor legislativo Paulo César Ribeiro Lima. Lima volta neste estudo feito em parceria com a 350.org para mostrar que, considerando somente a isenção da base de cálculo do IRPF, a perda de recursos para os estados e municípios brasileiros pode ser de R$ 338 bilhões. O impacto sobre o Nordeste deve chegar a R$ 141,4 bilhões. Com base em seus cálculos, Lima diz que com a nova lei o pré-sal será um “agente de empobrecimento do Nordeste”.
Os cálculos de Lima foram duramente criticados quando apresentados no ano passado. A Receita Federal, por exemplo, rebateu os números alegando que Lima teria cometido erros de cálculo. Mas outros assessores técnicos ouvidos pela DW Brasil confirmaram o impacto negativo para os cofres públicos e o Ministério da Fazenda mais uma vez não comentou o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário